-
Por volta deste ano, condições favoráveis para o surgimento da democracia, desenvolvendo pequenos sistemas de governo; atenienses e governo popular com duração de, aprox., 2 séculos.
-
próximo ao período grego; surgimento, em Roma, da "res publicus".
-
Enfraquece em função da inquietude civil, militarização, guerra, corrupção e decréscimo do espírito cívico.
-
Com o assassinato de Julio Cesar, passa-se de República a Império Romano.
-
Chamadas Ting, existência de assembleias judiciais vinkings de 600 d.C a 1000 d.C.
-
Agora na Escandinavia
-
Criação de Assembleias regionais que, posteriormente, se tornaram nacionais.
-
Aparecimento de parlamentos nacionais, e expansão viking para Islândia; criação de um supra Thing, a Althing, permaneceu como fonte da legislação islandesa por trezentos anos
-
Depois de longo período, ressurge o governo popular em muitas cidades no norte da Itália; novamente em cidades-estados pequenas que se desenvolvem os governos populares. Durante mais de 2 séculos essas repúblicas floresceram, como em Florença e Veneza, e prosperaram.
-
Das assembleias esporádicas ao surgimento do Parlamento inglês, durante o reinado de Eduardo I (1272-1397).
-
Meados do século XIV, em função do declínio econômico, corrupção, oligarquias, guerras, conquistas e tomada de poder por governantes autoritários, descerram-se os regimes democráticos e parte-se aos regimes absolutistas, com monarcas, princípes e sodldados; além disso, início ao Estado-Nação.
-
SUÉCIA. Reuniões entre diferentes setores da sociedade sueca, perpassando da origem das assembleias do período viking, século XV, ao surgimento dos riksdag (parlamentos).
-
Século XVII