Cem anos de efeito sanfona

  • A época das gordinhas

    A época das gordinhas
    Em 1910, o padrão de beleza feminino era inspirado nas ilustrações de Charles Dana Gibson: muitas curvas, peitos e quadris grandes. Além disso, o bonito eram as mulheres altas e esguias. A Gibson Girl, invenção deste artista, é considerada até hoje como o primeiro ideal de beleza feminina nos Estados Unidos. Na época esse modelo apareceu em várias revistas e reproduções, tornando-se um dos ícones do século XX.
  • Para ser linda, tem que emagrecer

    Para ser linda, tem que emagrecer
    Já em 1920, esse modelo de mulher com curvas saiu de moda e as magras eram as lindas da vez. Esse estilo se deu por conta que as mulheres, em sua maioria, eram donas de casa e faziam todos os afazeres sem a ajuda dos maridos. Em um mundo machista e sem tecnologia, as mulheres foram emagrecendo naturalmente e assim um novo padrão de beleza se instaurou.
  • A volta das curvas

    A volta das curvas
    Após o crash da Bolsa de Valores de Nova York, mais conhecido como a Terça-Feira Negra que aconteceu em 29 de outubro de 1929. O ideal de beleza feminina voltou a ter as curvas como padrão. A moda era usar roupas que deixavam os ombros à mostra
  • Keep calm and be gordinha

    Keep calm and be gordinha
    Nos anos 1940, a moda continuou e o que chamamos hoje de “gordinhas” eram consideradas as mais lindas, pois este era o padrão imposto pela sociedade.
  • Plus size estão na moda

    Plus size estão na moda
    Pela terceira década consecutiva, o padrão de beleza focava em mulheres cheias de curvas. Algumas revistas de moda até incentivaram as mulheres a usarem comprimidos para ganhar peso e se manterem dentro da moda.
  • A vez das magras

    A vez das magras
    Os anos 1960 chegaram para chocar a sociedade. Todas as mulheres que ganharam peso no anos 1950 para se adequarem ao padrão de beleza tiveram que emagrecer (e muito!) para serem consideradas lindas novamente. Nessa época as referências em beleza eram as modelos Twiggy e Jean Shrimpton, que por sinal eram muito magras.
  • Magrinhas

    Magrinhas
    A magreza foi considerada bonita até o fim da década de 1970. O corpo reto, braços e rostos finos eram lindos perante à moda.
  • Mulher pêra

    Mulher pêra
    Nos anos 1980 o padrão mudou novamente, mas agora era um modelo de beleza nunca visto antes: os corpos em formato de pêra. Isso mesmo, as mulheres que possuíam cintura fina e quadril largo eram consideradas as mais lindas da época.
  • Magras novamente!

    Magras novamente!
    Em 1990 o padrão de mulher magra, mas dessa vez sem curvas prevaleceu como o ideal da mulher perfeita. Kate Moss era o ícone de beleza feminina.
  • À la Gisele

    À la Gisele
    O padrão de mulheres magras e cabelos ondulados e loiros permaneceu por muitos anos, invadindo até mesmo os anos 2000 com a supermodelo Gisele Bündchen.
  • Kardashians feelings

    Kardashians feelings
    Em 2010 se popularizou o corpão estilo Kardashians. Cabelos lisos e pretos, peitos e quadris grandes e a tal maquiagem de contorno que faz milagre em qualquer rosto.