Alguns avanços tecnológicos na educação

Timeline created by amanda monte
  • Quadro negro

    Quadro negro
    Surge em 1801, quando um professor de geografia na Escócia, chamado James Pillans tomou as ardósias dos alunos e pendurou-as em uma parede. James Pillans usou isso como quadro negro, onde pudesse escrever sua geografia como lições que as crianças pudessem ler simultaneamente.
  • Televisão e vídeo

    Televisão e vídeo
    O uso didático da televisão e do vídeo teve a sua raiz no cinema. Pouco após a sua invenção, filmes cinematográficos educativos começaram a ser usados nas salas de aula. No Brasil, na data de 1910, surge o primeiro filme de caráter expressamente educativo.
  • Quadro verde

    Quadro verde
    Em 1960, quadros de aço foram inventados e a cor verde se tornou comum desde que foi a mais agradável aos olhos.
  • Retroprojetor

    Retroprojetor
    Na década de 1960, o retroprojetor foi inventado por Roger Appledorn. O projetor foi uma ótima maneira para o professor mostrar as notas da classe inteira ou diagramas. É uma invenção ainda comumente usada hoje, embora venha sendo substituída por uma tecnologia mais avançada e programas, como o PowerPoint.
  • Computador

    Computador
    Na década de 1970, a utilização dos computadores com finalidades educacionais se firma. Com este novo recurso torna-se possível o ensino individualizado.
  • Quadro branco

    Quadro branco
    Durante a década de 1990 no entanto, a crescente população com os potenciais riscos à saúde, alergias e crises de asma causada pelo pó de giz, trouxe o desenvolvimento e a utilização de quadros brancos. Um quadro feito de placa de plástico, onde se utiliza canetas para escrever.
  • Internet

    Internet
    Foi somente no ano de 1990 que a internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Berns Lee desenvolveu o WWW (World Wide Web). A partir desse momento, a internet cresceu em ritmo acelerado. A internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscar informações para pesquisas escolares e diversas outras formas de uso.
  • EAD - Cursos online

    EAD - Cursos online
    A partir da década de 1990 surge a terceira geração de cursos à distância, agora baseados no uso do computador e da internet, os chamados cursos online. Os trabalhos desenvolvidos nessa geração, de certa forma, permitem a universalização do aprendizado devido ao advento dos recursos tecnológicos. Esses avanços tecnológicos viabilizam um tipo de inteiração social entre alunos e professores que supera a "distância social" bem como a "distância geográfica" e o "tempo".
  • Lousa digital

    Lousa digital
    Inventado em 1991, a lousa digital é um quadro interativo que pode salvar e armazenar qualquer informação que está escrito nela, é sensível ao toque e foge dos recursos do computador local. A lousa digital é um recurso que vêm revolucionando as salas de aula. Tem-se na lousa digital a proposta de interatividade que a internet oferece, mas tendo o professor como orientador e gestor do acesso às informações.
  • Tablet

    Tablet
    Surgiu no início do ano de 2010, com o lançamento do famoso Ipod da Apple. cada vez mais eles estão ganhando força e certamente é uma grande tendência tecnológica para os próximos anos. Algumas escolas brasileiras já começaram a testar o dispositivo, obedecendo a duas pregações: preparar os professores para o uso da tecnologia e transformar a máquina em ferramenta pedagógica.