AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFRGS 2016 #nenhumcotistaamenos

  • Reunião CONSUN Sessão 1240

    Estava incluído na pauta em outros assuntos, o parecer nº 239/2016, cujo relator era o Celso Loureiro Chaves, com o seguinte tema: PROGRAD encaminha proposta de alteração da Decisão nº 268/2012 que implementa o Programa de Ações Afirmativas da UFRGS. O Lourenço e eu pedimos vista ao processo.
  • Sobre o parecer nº 239/2016

    É fundamental ressaltar que se nós não tivéssemos solicitado visas ao processo, a proposta teria sido aprovada e em uma simulação isso representaria excluir aproximadamente 419 alunos cotistas. Na prática, a UFRGS estaria criando cotas para candidatos oriundos de escolas particulares.
  • Reunião de Mobilização

    Reunião de Mobilização
    Contando com a presença de aproximadamente 200 pessoas iniciou-se a mobilização contra a proposta elaborada pela PROGRAD.
  • Entrega dos Pareceres de Vista

    Combinamos, o Lourenço e o Charles, o Marcus Vinicius e eu, que apresentaríamos dois pareceres de vista, um mais técnico, elaborado por eles e outro mais político, elaborado pelo Marcus e por mim. Ambos foram elaborados ouvido o movimento.
  • Sobre os Pareceres de Vista

    A despeito da forma, ambos os pareceres atacam 3 pontos centrais: 1) a possibilidade dos alunos cotistas continuarem concorrendo concomitantemente no vestibular as vagas de acesso universal e reserva de vagas; 2) a garantia da autonomia da UFRGS com relação ao Programa de Ações Afirmativas e 3) a necessidade de garantir que qualquer proposta de alteração do Programa de Ações Afirmativas não se origine da PROGRAD e sim de Comissão designada para este fim.
  • Reunião na PROGRAD

    Fomos convidados para uma reunião em que estavam o Pró-reitor, a Vice Pró-reitora, o Arão, o Celso Loureiro Chaves, relator do parecer 239/2016 e atrasada, chegou a Suzi, diretora da Matemática. Nesta reunião eles reconheceram que quando construiram a proposta não tinham ideia do efeito, Que a forma como estava sendo encaminhada não era a melhor e que a UFRGS não poderia abrir mão da autonomia com relação ao Programa de Ações Afirmativas.
  • Ocupação da Reitoria

    Ocupação da Reitoria
    Os estudantes cotistas ocupam a Reitoria para garantir que não haverá retrocesso no Programa de Ações Afirmativas.
  • Reunião CONSUN

    Reunião CONSUN
    Os estudantes ocuparam a Reitoria e impediram a realização da Reunião do CONSUN e forçaram uma reunião de negociação.
  • Primeira Reunião de negociação

    Às nove horas, a administração central representada pelo Pró-Reitor de Graduação, pelas diretoras da Matemática e da FACED, pelo Edilson da CAF, pela Angélica da PRAE e pela Édina da SECOM solicitou uma reunião com representantes do movimento e com os conselheiros que pediram vistas do processo, estávamos presentes Marcus Vinicius, Charles e eu.
  • Segunda reunião de negociação

    Segunda reunião de negociação
    Às 15 horas a administração central chamou novamente os representantes do movimento e entregou uma proposta de parecer alternativo que, a princípio, incorporou todas as sugestões dos pareceres de vista. Restando ainda avançar na criação de uma Comissão Permanente de Aprimoramento do Programa de Ações Afirmativas.
  • Terceira Reunião de negociação

    Ficou combinada uma nova reunião para tentar fechar o documento a ser apresentado na reunião do CONSUN.
  • Reunião do CONSUN

    Foram lidos o parecer nº239/2016 e os pareceres de vista. A seguir a reunião foi suspensa para ser retomada na sexta-feira, dia 30/09/2016.
  • Reunião do CONSUN

    Foi lida a proposta da Comissão de Legislação e Regimentos - CLR, de Emenda ao Par 239/2016, onde foram incorporadas praticamente todas as sugestões dos Pareceres de Vista. Ficou acertado que nós retiraríamos os Pareceres de Vista e votaríamos na Emenda. Após, durante a votação dos destaques a Emenda conseguimos mais uma vitória q foi a necessidade de que qq proposta de alteração das Ações Afirmativas tenha q ser encaminhada por Com. Esp. e ouvida a comunidade e o Conselho Consultivo da CAF.