300px lightning3

A história da eletricidade

  • O Início da história da eletricidade

    O Início da história da eletricidade
    Em 1600, William Gilbert dedica-se ao estudo dos raios e verifica que outros corpos possuem a mesma propriedade do âmbar.
    Mais tarde publica a obra que o irá imortalizar:"De Magnete".
  • Descoberta de dois tipos de eletricidade

    Descoberta de dois tipos de eletricidade
    Em 1733, Charles François de Cisternay du Fay e o padre Nollet distinguem duas espécies de electricidade (a vítrea e a resinosa) e eles os dois enunciam o princípio da atracção e repulsão das cargas eléctricas.
  • A garrafa de Leiden

    A garrafa de Leiden
    Em Outubro de 1745, o holandês Ewald Georg von Kleist descobre que a electricidade pode ser controlada e inventa a garrafa de Leiden, a percursora do condensador. O condensador é descoberto independentemente por von Kleist e por Pieter von Musschenbroek. O condensador consistia numa máquina com a capacidade para armazenar cargas eléctricas e era constituído por dois corpos condutores separados por um isolante fino.
  • A experiência de Benjamin Franklin

    A experiência de Benjamin Franklin
    Em 1750, Benjamin Franklin descobre que os relâmpagos são o mesmo que descargas eléctricas e propõe a ideia de pára-raios que afastariam os raios das habitações, tornando estas mais seguras e menos sujeitas a fogos.
  • A demonstração da experiência de Franklin

    A demonstração da experiência de Franklin
    Em 1752, Franklin apresenta os resultados da sua experiência com "papagaios de seda" à Royal Society.
  • A experiência de Alessandro Volta

    A experiência de Alessandro Volta
    Em 1799, Alessandro Volta prova que a electricidade pode ser produzida utilizando metais com diferentes polaridades separados por uma solução salina. Volta utilizou discos de cobre e zinco separados por feltro embebido em ácido sulfúrico para produzir este efeito.
    Ao agregar estes discos uns por cima dos outros, Volta cria a primeira Pilha Eléctrica, a primeira forma controlada de electricidade contínua e estável.
  • O feito de Ampère

    O feito de Ampère
    André Marie Ampère desenvolve em 1820 o estudo e estabelece as leis do electromagnetismo. Em sua honra, foi atribuído o seu nome à unidade de medida de intensidade de corrente eléctrica-o ampere (A).
  • O Ohm

    O Ohm
    Em 1827, Joseph Henry começa uma série de experiências electromagnéticas e descobre o conceito de indução eléctrica, construindo o primeiro motor eléctrico.
    No mesmo ano, Georg Simon Ohm, ao trabalhar no campo da corrente eléctrica, desenvolveu a primeira teoria matemática da condução eléctrica nos circuitos. O trabalho não recebeu o merecido reconhecimento na sua época, tendo a famosa Lei de Ohm permanecido desconhecida até 1841, ano em que recebeu a medalha Conpely da Royal Britannica.
  • A descoberta de Faraday

    A descoberta de Faraday
    Em 1831, Michael Faraday descobre o fenómeno da indução electromagnética, e explica ser necessária uma alteração no campo magnético para criar corrente pois a sua mera existência não é suficiente. Faraday descobre que a variação na intensidade de uma corrente eléctrica que percorre um circuito fechado, induz uma corrente numa bobine próxima. É também observada uma corrente induzida ao introduzir-se um imã nessa bobine.
  • A vez de Lord Kelvin

    A vez de Lord Kelvin
    William Thompson (Lord Kelvin), cujos estudos científicos foram influenciados por Joule, inventa em 1858 um instrumento destinado a medir pequenas correntes eléctricas, o galvanómetro. Havia também já apresentado anteriormente um trabalho sobre termodinâmica onde estabelecia o principio da dissipação da energia.