-
O vírus da Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947,quando foi encontrada em macacos na floresta Zika, em Uganda.
-
O Vírus Zika é da família Flaviviridae e é o mesmo causador e transmissor da dengue, febre amarela e febre chikungunya. O vírus é responsável pela doença denominada de febre Zika, doença viral aguda.
-
Os sintomas da febre Zika são parecidos aos da dengue, entretanto, mais brandos. A doença viral causa febre baixa, dor de cabeça, conjuntivite, dor muscular, inchaço e dor nas articulações, além do aparecimento de gânglios. Outras semelhanças com a dengue também são percebidas, pois a febre Zica é uma infecção característica de países de clima tropical e é transmitida através de picadas de mosquitos, como o Aedes aegypti.
-
Somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria.
-
Em 2007 o vírus da zika atingiu a Oceania
-
Em 2013 zika vírus atinge a França
-
Apesar da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus serem causadas pelo mesmo mosquito, o famoso Aedes Aegypit, existem relevante diferenças nos sintomas de cada uma das doenças. As diferenças encontram-se, principalmente, na intensidade dos sintomas, considerada mais grave está a dengue.
-
As primeiras aparições do vírus no Brasil o correu no ano de 2015, no Rio Grande do Norte e Bahia
-
Como se sabe, desde que o vírus Zika foi encontrado no Brasil, foram detectados diversos casos de microcefalia entre bebês recém-nascidos. Desde então houve a preocupação entre a ligação do vírus Zika e a incidência de microcefalia. A maior preocupação para o Ministério da saúde e para a Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto ao Zica vírus, é com o grupo de gestantes, pois foi o grupo com maior aumento de infectados.
-
Uma pesquisa realizada pela pesquisadora Constância Ayres, do projeto de vetores da instituição Fundação Oswaldo Cruz, confirmo que o Vírus Zika foi encontrado nos mosquitos culex, popularmente conhecidos como como muriçoca ou pernilongo.