Aedes aegypti1

Zika Vírus

  • O que é zika vírus?

    O que é zika vírus?
    O Zika virus (ZIKAV) é um Arbovirus, ou seja, um tipo de vírus que pode ser transmitido aos humanos por insetos (mosquitos e carrapatos, por exemplo), nos quais ocorre parte de seu processo de replicação. Ele pertence à família Flaviviridae, a mesma dos vírus da dengue e da febre amarela.
  • Identificação do vírus

    Identificação do vírus
    O Zika virus foi isolado, pela primeira vez, em 1947, num macaco Rhesus utilizado para pesquisas na Floresta de Zika, em Uganda, no continente africano.
  • Encontrado em seres humanos

    Encontrado em seres humanos
    O vírus foi isolado em seres humanos na Nigéria. Dali, ele se espalhou por diversas regiões da África e da Ásia e alcançou a Oceania.
  • Primeiro surto

    Primeiro surto
    Surtos da doença do vírus Zika foram notificados, pela primeira vez, no Pacífico, em 2007 e 2013 (respectivamente em Yap e Polinésia Francesa) e, em 2015, nas Américas (Brasil e Colômbia) e em África (Cabo Verde). Por outro lado, mais de 13 países nas Américas notificaram infecções esporádicas pelo vírus Zika, o que indica uma rápida expansão geográfica do vírus.
  • Hipótese da chegada do vírus

    Hipótese da chegada do vírus
    No Brasil, especialistas trabalham com a hipótese de que o vírus tenha chegado ao país em 2014, trazido por turistas que vieram assistir à Copa do Mundo e desde então passou a ser transmitido pelo Aedes Aegypt.
  • Vírus identificado no Brasil

    Vírus identificado no Brasil
    O Zika virus só foi identificado no nosso país em abril de 2015, por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia. Em pouco tempo, porém, ele se dispersou por 18 estados do País, levado pelo mosquito Aedes aegipty, o mesmo que serve de vetor para os vírus da dengue, da febre chikungunya (que pertence a outra família viral) e da febre amarela.
  • Zika e microcefalia

    Zika e microcefalia
    Baseado em uma experiência anterior na Polinésia Francesa, em relatos de aumento de incidência do vírus no Nordeste desde o início do ano, de gestantes com filhos acometidos que referiam febre e exantema na gestação e na identificação do vírus no líquido amniótico de duas gestantes com fetos com microcefalia e que apresentavam história de sintomas sugestivos na gravidez, é forte a suspeita de que o aumento de casos estaria relacionado ao vírus Zika.
  • Mortes

    Mortes
    O Ministério da Saúde confirmou quatro mortes por vírus Zika no país. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira, os casos registrados no Rio Grande do Norte foram investigados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), que enviou os resultados ao Ministério da Saúde. De acordo com o boletim, outras 46 mortes por suspeita do Zika são investigados - todos ocorreram no Nordeste.
  • Casos suspeitos e confirmados

    Casos suspeitos e confirmados
    No último boletim da Semsa, divulgado no dia 23 de fevereiro, Manaus registrou 607 casos suspeitos de Zika vírus. Do total, 55 foram confirmados, sendo 17 gestantes, 162 foram descartados, sendo 18 grávidas e 390 casos permanecem em investigação, com 85 gestantes.