-
Em 1947 foi identificado pela primeira vez, em Ugando, em um macaco rhesus que estava sendo utilizado em uma pesquisa sobre febre amarela. Até aquele momento, o vírus era desconhecido e não havia casos relatados de infecção nos seres humanos.
-
A primeira descrição da febre em humanos ocorreu na Nigéria, desde então, casos esporádicos de febre Zika têm sido descritos em países da África tropical e sudeste da Ásia.
-
As primeiras amostras isoladas sobre o vírus foram coletadas em nigerianos.
-
Foram registrados casos de infecção do vírus na ilha de Yap, que integra a Micronésia, no oceano Pacífico.
-
Suspeita-se que a entrada do vírus no Brasil tenha se dado durante a Copa do Mundo de 2014, quando o país recebeu turistas de várias partes do mundo, inclusive de áreas tropicais atingidas de forma mais intensa pelo vírus, como a África — onde surgiu — e a Polinésia Francesa na Oceania.
-
Foi identificado pela primeira vez no Brasil, onde começaram desvendar um dos maiores problemas da saúde púplica... Zika Vírus!
-
Asociaçao Osvaldo Cruz do Paraná desenvolveu um estudo mostrando que a partir da infecção da mãe o vírus consegue passar a barreira placentária e se estabelecer em células da placenta, mostrando uma forte evidencia da associação do vírus Zika com a microcefalia
-
Foi confirmada pela Ministério da Saúde a relação entre o vírus zika e a microcefalia, uma má-formação do cérebro de bebês.
-
É cada vez maior o indice de lugares sendo contaminados com com Vírus
-
A Organizaçao Mundial da Saúde classificou o crescimento da epidemia como "explosivo". E pode declarar emergência mundial, Em Nova York no dia 30 de Janeiro de 2016 o The New Hork Times colocou na capa o proplema do Zika Vírus, o Zika virou prioridade de Saúde nos Estados Unidos, comparando com o Brasil são poucos casos, 32 pessoas até agora foram contaminadas no Exterior, mas o suficiente para o presidente Barack Obama mandar acelerar as pesquisas para desenvolver uma vacina.