-
Em 1959 a Haloid Company (que mais tarde assumiria o nome de Xerox Corporation) anuncia a Xerox 914, a primeira copiadora automática para escritório e compra à Battelle todas as patentes da xerografia.
-
A copiadora 914 se torna o produto industrializado mais vendido de todos os tempos, e as margens de lucro bruto para ela chegam aos 70%. Diante de tamanho sucesso, os executivos ficam na zona de conforto e não focam na inovação e diversificação de produtos como deveriam, eles achavam que tinham a galinha dos ovos de ouro.
-
O PARC é famoso por ter sido o berço de invenções tecnológicas inovadoras e revolucionárias, mas os dirigentes da Xerox falharam em aproveitar comercialmente as tecnologias desenvolvida. "A PARC acabou funcionando mais como um centro de pesquisa acadêmico, ou um laboratório nacional de computação cujas inovações se tornaram domínio público, do que o braço de desenvolvimento e pesquisa de uma organização." (Leslie Goff)
-
Kearns foi um dos responsáveis por tentar rejuvenescer a companhia na década de 90, porém na ânsia de diversificar os produtos, já que não podiam mais depender apenas da copiadora, levou a empresa a para os serviços financeiros, o que acabou gerando altas dividas de responsabilidade com seguros. Importante salientar que David já era Vice Presidente da empresa em 1971, vindo a se aposentar mandatoriamente por idade em 1990.
-
Em 1975, a Xerox Corporation foi acusada de monopolizar o comércio de copiadoras nos Estados Unidos, resultando num acordo onde ela compartilhou suas patentes, fazendo com que várias concorrentes, principalmente japonesas, começassem a vender copiadoras a preço de custo.
-
Devido a perda do monopólio de copiadoras, a Xerox foi de 95% de participação de mercado, para apenas 13%. Com a empresa em queda, fez com que o confiança dela se tornasse questionada pelos funcionários e também pelos clientes.
-
Após falhar em acompanhar as tendências do mercado lançando produtos já obsoletos, Allaire conduz a empresa para criação de novos produtos e serviços em gerenciamento de documentos, mas não obtiveram sucesso na estratégia digital. Houve:
- Dificuldade burocrática da Xerox em inovar e atender as novas tendências (crise interna e falta de diálogo);
- Má gestão da empresa frente a crise;
- Resistencia da elite dos antigos gestores e administradores da Xerox em se manter de forma tradicional; -
Quando Paul Allaire assumiu a empresa, o balanço patrimonial da Xerox carregava um ônus de bilhões de dólares de responsabilidades com seguros. A gestão de Allaire foi acusada de ser "paralisada pela política".
-
Anne Mulcahy levou a Xerox a importantes de cisões estratégicas que levariam a sua ascensão.
- Reconstituição interna da motivação dos servidores e funcionários, dando inclusive voz ao mesmos;
- Renegociação das dívidas fiscais;
- Atenção especial na manutenção do que estava dando certo, após a ascensão (plano de sucessão);
- Retomada do comportamento ético e social responsável; -
A Xerox Corporation voltou o seu foco para a inovação e serviços novamente, introduzindo novos produtos e seguindo em direção as áreas com alto potencial de crescimento, como consultoria e tecnologia da informação, o que fez com que a empresa entrasse em novos mercados e conseguisse ampliar sua base de clientes.
-
Em agosto de 2001, Allaire passou as rédeas de CEO para a veterana popular de 24 anos, Anne Mulcahy, que havia começado na Xerox como vendedora de copiadoras e tinha subido de posição na hierarquia. Apesar de seu status de insider, Mulcahy diz que está mais do que disposta a desafiar o status quo. Ela surpreendeu os analistas céticos, acionistas e funcionários projetando uma das mudanças de negócio mais extraordinárias nos últimos anos.
-
Na gestão de Ursula Burns, agora o foco é voltado em direção a se tornar um provedor de tecnologia de ponta, desde o hardware até serviços como armazenamento em nuvem, procurando se tornar indispensável aos homens de negócio. A aquisição de outras empresas e colaboração com novas organizações também tem sido um diferencial. Houve também a retomada do comportamento ético e social responsável, sendo r3econhecida e premiada nesse aspecto.
-
Ursula Burns, se tomou a primeira mulher afrodescendente americana que liderou a empresa Fortune 500. Burns, assim como Mulcahy, passou décadas subindo de posto na Xerox, na verdade, começando a carreira dela como estagiária antes de conseguir o mestrado em engenharia pela Columbia University. Em 2014, sua classificação pela Forbes é a 22ª mulher mais poderosa do mundo. Em 2017, foi anunciada sua posição no corpo de diretores da Uber.