• A fundação de Roma
    1000 BCE

    A fundação de Roma

    Pelos cálculos do historiador romano Marcos Terêncio Varro (116 a.C. - 27 a.C.), levando em conta a lenda de Rômulo e Remo e a mitologia grega, 753 a.C. foi o ano da fundação de Roma.
  • de monarquia a republica
    1000 BCE

    de monarquia a republica

    foi um período da antiga civilização romana onde o governo operou como uma república. Começou com a queda da monarquia, tradicionalmente datada cerca de 509 a.C., e sua substituição pelo governo chefiado por dois cônsules, eleitos anualmente pelos cidadãos e aconselhados pelo senado.
  • As conquistas da peble
    493 BCE

    As conquistas da peble

    As conquistas dos plebeus. Além das leis das 12 tábuas, os plebeus conquistam mais uma série de leis a seu favor.Uma delas seria a lei da canuléia, que permitia o casamento entre plebeus e patrícios, o que possibilitava uma série de alianças.
  • O império
    53 BCE

    O império

    O Império Romano foi o período pós-republicano da antiga civilização romana, caracterizado por uma forma de governo autocrática liderada por um imperador e por extensas possessões territoriais em volta do mar Mediterrâneo na Europa, África e Ásia.
  • grupos sociais
    49 BCE

    grupos sociais

    Em Roma antiga existia quatro grupos sociais: patrícios, plebeus, clientes e escravos. Os patrícios eram os mais ricos, os plebeus eram homens e mulheres livres que trabalhavam no comercio e com artesanato, os clientes eram livres e amigos dos patrícios, e os escravos eram aqueles que não conseguiam pagar suas dívidas
  • Roma origem de um império
    2 BCE

    Roma origem de um império

    República Romana, expansionismo da Roma Antiga, crise na República, Império Romano Guerras Púnicas, gladiadores, decadência do Império Romano, mitologia romana. ... Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália.
  • O fim da republica
    2 BCE

    O fim da republica

    As crises da República Romana referem a um extenso período de instabilidade política e agitação social que culminou com o fim da República Romana e o advento do Império Romano, entre 134 a.C. e 27 a.C. As exatas datas das crises não são claras porque, "Roma oscilava entre a normalidade e a crise" por muitas décadas.