-
Definições básicas dos animais e plantas, sem o conhecimento do "mundo microscópico", classificados por Aristóteles e Lineu.
-
O microscópio foi inventado no final do século XVI por Hans Janssen e seu filho Zacharias, entretanto quem aperfeiçoou e utilizou para fins científicos foi o neerlandês Van Leeuwenhoek, conhecido como pai do reino protoctista
-
A teoria de Darwin defendia a ancestralidade em comum, e observando o "mundo microscópico" pode se notar que os protozoários não poderiam ser um ancestral comum nem das plantas ou dos animais.
-
O cientista alemão Ernst Haeckel, seguidor das ideias de Darwin, criou o reino protista para adequar seus estudos dos organismos unicelulares no microscópio, juntando todos seres que ão apresentavam tecidos diferenciados, incluindo seres unicelulares e coloniais.
-
Edwin Bingham Copeland dividiu o reino protista de Haeckel em duas subdivisões, sendo elas, Mychota e Protoctista.