The Who

Timeline created by facebooker_1831411626
In Music
  • Nasce Roger Daltrey

    Nasce Roger Daltrey
    Daltrey nasceu na área de Shepherd's Bush em Londres, a mesma vizinhança de classe média de onde surgiram seus colegas de banda Pete Townshend e John Entwistle. Ele demonstrou um futuro acadêmico promissor na escola estadual inglesa, ficando entre os primeiros de sua classe nos exames que o levaram à Acton County Grammar School.
  • Nasce John Entwistle

    Nasce John Entwistle
    Sua sonoridade agressiva no instrumento influenciou várias gerações de baixistas, levando-o a ser definido como "o maior baixista da história do rock" por publicações como Greenwich Time e The Ledger.
  • Nasce Pete Townshend

    Nasce Pete Townshend
    Townshend é o principal compositor do Who, tendo escrito mais de cem canções espalhadas pelos onze álbuns de estúdio do grupo, incluindo trabalhos conceituais e óperas rock como Tommy e Quadrophenia. Embora reconhecido primeiramente como guitarrista, é também cantor e multiinstrumentista, tendo gravado com instrumentos como banjo, acordeão, sintetizador, piano, teclado, baixo e bateria, tanto em seus projetos solo e trabalhos do Who quanto em participações em álbuns de outros artistas.
  • Nasce Keith Moon

    Nasce Keith Moon
    Moon era conhecido por seu estilo de bateria dramático e cheio de suspense, que frequentemente envolvia a omissão de batidas básicas em prol de uma técnica fluída e acentuada, focada em viradas progressivas pelos toms, trabalho ambidestro no bumbo e passadas e ataques selvagens nos chimbaus. Ele é citado pelo Hall da Fama do Rock and Roll como um dos maiores bateristas de rock and roll de todos os tempos.
  • "My Generation"

    "My Generation"
    My Generation é o álbum de estreia do The Who. O álbum foi gravado assim que o Who conseguiu emplacar seus compactos nas paradas de sucesso, sendo posteriormente rejeitado pelo grupo como uma espécie de trabalho corrido que não representa a banda como ela era na época. Por outro lado, a crítica especializada frequentemente liste este como um dos melhores álbuns de rock dos anos 6
  • "A Quick One"

    "A Quick One"
    A Quick One é o segundo álbum de estúdio lançado pela banda. Os executivos da gravadora norte-americana lançaram o álbum renomeado para Happy Jack devido ao duplo sentido do original ("uma rapidinha"), e também pelo sucesso alcançado ali pelo compacto "Happy Jack".
  • "The Who Sell Out"

    "The Who Sell Out"
    The Who Sell Out é o terceiro álbum de estúdio da banda. É um álbum conceitual organizado como uma coleção de canções não relacionadas intercaladas por anúncios e comerciais falsos. O álbum foi feito para se parecer com uma transmissão da rádio pirata Radio London. No título do disco há uma espécie de ironia – “Vende-Se The Who” – no qual a banda estava mesmo gravando comerciais durante este período de sua carreira, alguns dos quais foram incluídos como faixas bônus no CD remasterizado.
  • "Tommy"

    "Tommy"
    Tommy é o quarto álbum de estúdio e uma das duas óperas rock em larga escala do The Who, o primeiro trabalho musical explicitamente chamado desta maneira. A ópera foi composta pelo guitarrista do Who, Pete Townshend, com duas faixas do baixista John Entwistle e uma creditada ao baterista Keith Moon, na verdade composta por Townshend. Uma canção antiga de blues do músico Sonny Boy Williamson II também foi incorporada à obra.
  • "Who's Next"

    "Who's Next"
    Who's Next é o quinto álbum de estúdio da banda. É considerado um dos melhores álbuns de estúdio da banda, entrando inclusive para a lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
  • Quadrophenia

    Quadrophenia
    Quadrophenia é o sexto álbum de estúdio do The Who. O nome é uma modificação a partir de uma noção não-científica da esquizofrenia, aqui como uma doença de personalidade múltipla; o protagonista da ópera sofre de personalidade quádrupla, cada uma delas associadas a um integrante do grupo. Um cara durão, um dançarino incapaz. ("Helpless Dancer" - Roger Daltrey)
    Um romântico, sou eu por um momento? ("Is It Me?" - John Entwistle)
    Um maldito lunático, eu até mesmo carrego tuas malas. ("Bell Boy"
  • "Who Are You"

    "Who Are You"
    Who Are You é o oitavo álbum de estúdio da banda. Ficou em 2° lugar nas paradas norte-americanas e na 6ª no Reino Unido. Destaca-se por ser o último álbum do Who com Keith Moon na bateria.
  • Morte de Keith Moon

    Morte de Keith Moon
    A última noite de Keith Moon foi como convidado de Paul McCartney na estréia do filme The Buddy Holly Story. Depois de jantar com Paul e Linda McCartney, Moon e sua namorada, Annette Walter-Lax, deixaram a festa mais cedo e retornaram a seu apartamento em Curzon Place, Londres. Ele morreu dormindo, consequência de uma overdose do medicamento que ele estava usando em seu tratamento contra o alcoolismo. A morte de Keith Moon
  • Tragédia em Show

    Tragédia em Show
    Um tumulto no lado de fora do Riverfront Coliseum em Cincinnati, Ohio, provocou a morte de onze fãs que aguardavam o início do show do Who. A banda soube do incidente somente após a apresentação, ficando devastada com o ocorrido.
  • "Face Dances"

    "Face Dances"
    Face Dances é o nono álbum de estúdio da banda. Alcançou o quarto lugar nas paradas norte-americanas e o segundo no Reino Unido. Foi o primeiro álbum do The Who lançado após a morte do baterista Keith Moon. O ex-integrante do Small Faces Kenney Jones foi chamado para substituí-lo.
  • "It's Hard"

    "It's Hard"
    It's Hard é o décimo álbum de estúdio da banda e o segundo lançado após a morte do baterista Keith Moon. Alcançpu o décimo primeiro lugar nas paradas britânicas e o oitavo nas paradas de disco pop da Billboard nos Estados Unidos.
  • Reunião

    Reunião
    Integrantes do Who, incluindo Kenney Jones, se reuniram para uma única apresentação no concerto . O grupo apresentou "My Generation", "Pinball Wizard", "Love Reing O'er Me" e uma obviamente mal-ensaiada "Won't Get Fooled Again". Live Aid no Wembley Stadium
  • Hall da Fama do Rock and Roll

    Hall da Fama do Rock and Roll
    Em 1990, o Who foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll. A seção destinada a eles no Salão da Fama os descreve como um dos principais candidatos ao título de "A Maior Banda de Rock do Mundo". Apenas os Beatles e os Rolling Stones receberam um tratamento similar no Salão da Fama. Premiação
  • Retorno - Quadrophenia

    Em 1996 Pete Townshend foi convidado a se apresentar num concerto de rock no Hyde Park em Londres. Ele pensou em tocar Quadrophenia em versão acústica, exibindo trechos do filme em um telão. Depois de contactar John Entwistle e Roger Daltrey, ficou acertado que a apresentação de Quadrophenia iria acontecer. A banda foi auxiliada por Zak Starkey na bateria, John "Rabbit" Bundrick nos teclados e Simon Townshend e Geoff Whitehorn nas guitarras.
  • Morte de John Entwistle

    Morte de John Entwistle
    John Entwistle morreu em Las Vegas, um dia antes do início de mais uma turnê norte-americana do The Who.
  • "Endless Wire"

    "Endless Wire"
    Endless Wire é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda, seu primeiro de inéditas desde It's Hard, de 1982. O álbum deveria ter saído no final de 2005 sob o título WHO2. Seu lançamento foi adiado para o segundo semestre de 2006 devido aos compromissos do baterista Zak Starkey com o Oasis na gravação de Don't Believe the Truth e sua subsequente turnê de divulgação.