Saccharomyces cerevisiae sem

A levedura Saccharomyces cerevisiae na modernidade

  • Definição no dicionário de fermento biológico

    Definição no dicionário de fermento biológico
    Samuel Johnson adicionou a palavra fermento ao Dicionário da Língua Inglesa com a seguinte definição: "o fermento colocado na bebida para fazê-lo funcionar; e no pão para iluminá-lo e inchar". Naquela época não se sabia da existência das leveduras, nem que estas são seres vivos.
    Para saber mais clique aqui
  • Desenho da equação da fermentação alcóolica

    Desenho da equação da fermentação alcóolica
    Antoine Lavoisier, químico francês, concluiu que durante a fermentação alcoólica dois terços dos açúcares eram decompostos para formar álcool e um terço era oxidado para formar dióxido de carbono.
    Para saber mais clique aqui
  • Levedura é indispensável na fermentação alcóolica

     Levedura é indispensável na fermentação alcóolica
    Experimentos realizados pelo químico francês Joseph-Louis Gay-Lussac em suco de uva mostraram que quando o suco era fervido e mantido fechado não era observada fermentação, no entanto, quando o fermento era introduzido a fermentação acontecia.
    Para saber mais clique aqui
  • Reprodução por brotamento

    Reprodução por brotamento
    Charles Cagniard de la Tour, um inventor francês, confirmou ao visualizar as leveduras no microscópio ótico que elas são organismos vivos unicelulares e observou que se reproduzem por brotamento (forma de reprodução assexuada).
    Para saber mais clique aqui
  • O papel da levedura na fermentação

     O papel da levedura na fermentação
    O químico francês Louis Pasteur demonstrou experimentalmente que a fermentação é resultado da ação de leveduras vivas que transformam glicose em etanol.
    Para saber mais clique aqui
  • A fermentação é um processo anaeróbio

    A fermentação é um processo anaeróbio
    Continuando seus estudo sobre leveduras e fermentação, Pasteur descobriu que a fermentação alcoólica é um processo que ocorre na ausência de oxigênio (anaeróbio) e a definiu como "respiração sem ar".
    Para saber mais clique aqui
  • Mais descobertas sobre a fermentação alcoólica

    Mais descobertas sobre a fermentação alcoólica
    Eduard Buchner descobriu que a fermentação alcóolica acontece dentro da célula da levedura e depende da ação de enzimas, ganhando o Prêmio Nobel de Química em 1907 devido a suas descobertas.
    Para saber mais clique aqui
  • Como a levedura cresce

    Como a levedura cresce
    Oscar W. Richards publicou a primeira curva de crescimento de S. cerevisiae em que se media o número de células e volume total de leveduras ao longo de 100 horas.
    Para saber mais clique aqui
  • Cruzamento artificial em levedura

    Cruzamento artificial em levedura
    Øjvind Winge realizou experimentos de cruzamento e hibridização artificial entre diferentes linhagens de S. cerevisiae.
    Para saber mais clique aqui
  • Dois tipos de acasalamento: a e α

     Dois tipos de acasalamento: a e α
    Carl C. Lindegren and Gertrude Lindegren descobriram que a levedura S. cerevisiae apresenta dois tipos de acasalamento, tipo a e tipo alfa, e que apenas leveduras de tipos distintos conseguem se fundir e se reproduzir sexuadamente.
    Para saber mais clique aqui
  • Visualização da levedura no microscópio eletrônico

    Visualização da levedura no microscópio eletrônico
    Graças a invenção do microscópio eletrônico foi observado pela primeira vez com detalhes o citoplasma da célula de S. cerevisiae, a parede celular, a membrana plasmática e a mitocôndria.
    Para saber mais clique aqui
  • Descoberta de plasmídeos em levedura

    Descoberta de plasmídeos em levedura
    Moléculas de DNA circular, os plasmídeos, presentes no citoplasma da célula da levedura S. cerevisiae foram descobertas neste ano.
    Para saber mais clique aqui
  • Transformação em levedura

    Transformação em levedura
    A transformação para a biologia é a incorporação de material genético exógeno por um microrganismo. No ano de 1978 cientistas conseguiram pela primeira vez inserir um plasmídeo híbrido de bactéria contendo DNA de levedura em um mutante de S. cerevisiae, dessa forma, a levedura passou a expressar genes bacterianos.
    Para saber mais clique aqui
  • Recombinação em levedura

    Recombinação em levedura
    A recombinação é um processo muito importante para a variedade genética e desde o começo das anos 1980 os cientistas tem sido capazes de alterar as características da levedura S. cerevisiae utilizando técnicas de biologia molecular como essa para modificar o seu DNA.
    Para saber mais clique aqui
  • Saccharomyces Genoma Database

    Saccharomyces Genoma Database
    Foi criado um banco de dados com informações acerca da genética e biologia molecular das diversas linhagens de S. cerevisiae, permitindo aos cientistas acesso rápido e simples aos dados que eles utilizam em seu trabalho.
    Para saber mais clique aqui
  • Sequenciamento do genoma da levedura

    Sequenciamento do genoma da levedura
    No ano de 1996 o genoma da levedura Saccharomyces cerevisiae foi totalmente sequenciado a partir de uma colaboração mundial. Sendo assim, foi descoberto que a levedura possui aproximadamente 6.000 genes, além de informações sobre a sua organização cromossômica e história evolutiva. Essa descoberta abriu caminho para o sequenciamento completo do genoma humano que viria a acontecer poucos anos depois.
    Para saber mais clique aqui
  • Reconstrução da rede metabólica de levedura

    Reconstrução da rede metabólica de levedura
    Cientistas reconstruíram a rede metabólica da levedura S. cerevisiae totalizando mais de 1.000 reações, o que contribui para o melhor entendimento do funcionamento desse organismo bem como de outros eucariotos.
    Para saber mais clique aqui
  • Leveduras produzem etanol de segunda geração

    Leveduras produzem etanol de segunda geração
    O etanol de segunda geração é produzido a partir de resíduos como palha, bagaço, casca de coco, etc, que seriam descartados após seu consumo ou utilização para produção de etanol de primeira geração. O desenvolvimento de leveduras capazes de metabolizar resíduos que seriam descartados para a produção de biocumbustível demonstra sua importância industrial.
    Para saber mais clique aqui
  • Edição de genoma de levedura

    Edição de genoma de levedura
    O sistema CRISPR-Cas é uma técnica de engenharia genética que permite modificar o genoma de organismos vivos. A técnica foi usada pela primeira vez em leveduras no ano de 2013 permitindo aos cientistas editar o genoma de S. cerevisiae e outros organismos como nunca visto antes.
    Para saber mais clique aqui
  • Cromossomo sintético

    Cromossomo sintético
    Cientistas sintetizaram um cromossomo funcional que foi baseado no cromossomo III de S. cerevisiae, a partir dessa técnica os cientistas podem desenhar e modificar outros genomas de eucariotos.
    Para saber mais clique aqui
  • Plataforma para engenharia automatizada em escala de genoma em levedura

    Plataforma para engenharia automatizada em escala de genoma em levedura
    Estamos entrando na era da biologia sintética em que os cientistas são capazes de alterar genomas inteiros de certos organismos, fazendo-se necessária a criação de plataformas automatizadas para facilitar o acesso as diversas modificações e cepas de S. cerevisiae, desse modo, foi criada uma plataforma multiplex automatizada do genoma dessa levedura que também poderá vir a ser utilizada em outros microrganismos.
    Para saber mais clique aqui
  • Construção de um novo cromossomo sintético em levedura

    Construção de um novo cromossomo sintético em levedura
    Cientistas estão trabalhando na criação de um genoma sintético funcional de S. cerevisiae que possibilitará a construção da próxima geração de microrganismos industrias projetados para serem muito mais eficientes. Com esse intuito foi projetado um novo cromossomo que contém genes que aumentam a resistência e a eficiência fermentativa de S. cerevisiae para ser inserido ao genoma da levedura.
    Para saber mais clique aqui