Stopmotion

  • O primeiro stopmotion

    O primeiro stopmotion
    "The Humpty Dumpty Circus" (1898) foi o primeiro stopmotion de todos. Mas não temos o video do stopmotion, apenas uma imagem
  • Como surgiu

    O stop motion começou com o ilusionista e mágico George Mélies que gravou um stop motion sem querer enquanto gravava um filme e passou a utilizar a técnica.
  • segundo stopmotion

    segundo stopmotion
    "A Trip to the Moon" (1902)
    Os primeiros curtas como "The Enchanted Drawing" (1900) ou "Fun in a Bakery Shop" (1902) continuaram o desenvolvimento de técnicas de stop-motion, com atores na tela manipulando desenhos ou pilhas de massa como se por mágica. Mais notoriamente, o mágico que virou cineasta Georges Méliès usou o "Stop Trick" para um efeito deslumbrante em seu curta de ficção científica "A Trip to the Moon".
  • terceito stopmotion

    terceito stopmotion
    "The Lost World" (1925)
    Baseado na história de fantasia de Arthur Conan Doyle com o mesmo nome, "The Lost World" é o primeiro longa-metragem americano com animação em stop-motion, e possivelmente o primeiro longa-metragem já feito. O animador Willis O'Brien desenvolveu várias inovações duradouras durante a produção, Entre eles estavam várias dúzias de modelos de dinossauros e uma técnica para obter imagens em stop-motion e live-action na tela ao mesmo tempo.
  • Quarto stopmotion

    Quarto stopmotion
    "The Tale of the Fox" (1930)
    O fotógrafo polonês Wladislaw Starewicz levou o estilo stop motion a novos patamares com esta fábula totalmente animada "O Conto da Raposa". Os expressivos bonecos de raposas, ratos, gatos e insetos do filme feitos com cera e arame serviram de inspiração direta para cineastas como Terry Gilliam e Wes Anderson para seu "Fantastic Mr. Fox".
  • George Pal's Puppetoons

    George Pal's Puppetoons
    O animador George Pal é creditado com o desenvolvimento da técnica "animação de substituição". Em vez de exigir que os bonecos tenham uma cabeça maleável
  • Gumby

    Gumby
    Art Clokey, um pioneiro em animação de argila ("claymation"), criou Gumby para "The Howdy Doody Show" em 1955.
  • Jason and the Argonauts

    Jason and the Argonauts
  • Rudolph the Red-Nosed Reindeer

    Rudolph the Red-Nosed Reindeer
    Em 1964, Rankin/Bass Productions, Inc. lançou este clássico instantâneo de animação em stop-motion . O especial de Natal tornou-se uma tradição de férias, sendo transmitido regularmente até hoje.
  • Sledgehammer

    Sledgehammer
    o roqueiro Peter Gabriel trabalharia com Nick Park e Aardman Animation, o estúdio que eventualmente criaria "Wallace and Gromit" e "Chicken Run", para fazer um videoclipe para sua música "Sledgehammer". Peter Gabriel ficou sentado sob uma folha de vidro por 16 horas enquanto cada quadro era fotografado individualmente e meticulosamente. O videoclipe de "Sledgehammer" seria o videoclipe mais premiado de todos os VMAs, e continua sendo extremamente influente até hoje.
  • The Nightmare Before Christmas

    The Nightmare Before Christmas
    De longe o filme de animação em stop motion mais ambicioso até então, "The Nightmare Before Christmas", de Henry Selick e Tim Burton, tem 109.440 quadros criados por uma equipe de 120 trabalhadores em 20 estúdios de som. Foi feito por US$ 18 milhões e arrecadou US$ 76,2 milhões, gerando uma pequena onda de outros filmes em stop motion como "James and the Giant Peach" e "Gumby: The Movie", assim como a animação digital da Pixar estava prestes a decolar.
  • A Fuga Das Galinhas

    A Fuga Das Galinhas
    O primeiro longa-metragem da Aardman Animation foi o primeiro de uma enorme parceria de US$ 250 milhões em quatro filmes entre a Aardman e a DreamWorks. "Chicken Run" faturou US$ 224 milhões em todo o mundo com um orçamento de US$ 45 milhões.
  • primeiro stopmotion no Brasil "Minhocas

    primeiro stopmotion no Brasil "Minhocas
  • Coraline

    Coraline
    Você provavelmente pode contar nos dedos de uma mão o número de filmes que fizeram o RealD 3-D parecer a próxima grande novidade, e "Coraline" foi um deles. O filme de Henry Selick, o primeiro para a empresa de animação LAIKA, ainda parece ótimo hoje porque os computadores foram usados apenas para aprimorar o processo de animação tradicional.