Tenentismo e o governo de Vargas

  • Revolta do Forte de Copacaba

    Revolta do Forte de Copacaba
    A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana ocorreu em 5 de Julho de 1922, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Foi a primeira revolta do movimento tenentista, no contexto da República Velha brasileira. Foi feita por 17 militares e 1 civil que reivindicavam o fim das oligarquias do poder.
  • Revolta de 1924

    Revolta de 1924
    A Revolta Paulista de 1924, também chamada de 'Revolução Esquecida', "Revolução do Isidoro", "Revolução de 1924" e de "Segundo 5 de julho", foi a segunda revolta tenentista; foi o maior conflito bélico já ocorrido na cidade de São Paulo.
  • Period: to

    Coluna Prestes

    A Coluna Prestes foi um movimento político, liderado por militares, contrário ao governo da República Velha e às elites agrárias. Este movimento ocorreu entre os anos de 1925 e 1927. Teve este nome, pois um dos líderes do movimento foi o capitão Luís Carlos Prestes.
  • Crise de 1929

    Crise de 1929
    Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.
    Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações européias diminuíram drastic
  • Revolção de 1930

    Revolção de 1930
    A Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da república Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha.1
  • Period: to

    Governo Provisório

    Assim que Getúlio chegou á presidência,a Constituição
    da República Velha (1891) foi rasgada. Agora,o que valia
    eram os ordens dele. O Congresso Nacional estava fechado.
    Os governadoresforam destituídos. No lugar deles ,Vargas
    nomeava interventores. Alguns tenentes que apoiaram
    Getúlio ganharam cargos de interventores estaduais.
  • Period: to

    Governo Constitucional

    O Governo Provisório reorganizou a vida política do país, com o claro objetivo de acomodar a situação diante das oligarquias que haviam apoiado a aliança e com os cafeicultores, evitando, portanto, maiores atritos. Por outro lado, vários dos tenentes foram nomeados interventores para os Estados, sendo que alguns como Juarez Távora, indicava os titulares para o Nordeste.