Tabela Periódica

By simgonc
  • Lei das tríades-Döbereiner

    Lei das tríades-Döbereiner
    Em 1817, o alemão Döbereiner, observou que, muitos elementos podiam ser agrupados em tríades, isto é um grupo de três elementos, baseando-se em suas propriedades químicas.
  • Lei das oitavas-Newlands

    Lei das oitavas-Newlands
    Em 1864, o músico britânico John Newlands, organizou os elementos químicos em uma tabela obedecendo a uma sequencia de ordem crescente de suas massas atômicas, pois o oitavo elemento, a partir de um primeiro qualquer, seria uma espécie de repetição por suas semelhanças, o que lembraria a escala musical, onde a oitava nota lembra a primeira, (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó, ré, mi, fá ...).
  • Curvas de Meyer

    Curvas de Meyer
    Em 1864, Lothar Meyer, químico alemão, estudou a relação existente entre o volume atômico dos elementos e as respectivas massas. Ele representou graficamente o volume atômico em função da massa atômica relativa, sendo possível chegar a uma classificação periódica dos elementos que tinham propriedades semelhantes.
    Demonstrando, então, que existe uma relação entre o volume atômico e a massa atômica relativa.
  • Ordenação em colunas e linhas-Mendeleev

    Ordenação em colunas e linhas-Mendeleev
    Em 1870, o russo Mendeleev colocou os elementos químicos da tabela periódica por ordem crescente das suas massas atómicas, organizados em 8 colunas e 12 linhas, o que seria a primeira proposta onde se exibiam semelhanças de propriedades em colunas e em linhas. Tendo Mendeleev previsto a descoberta de novos elementos e suas propriedades.
  • Ordenação em Função de Z-Moseley

    Ordenação em Função de Z-Moseley
    Finalmente, em 1913, o físico britânico, Henry Moseley, decidiu organizar os elementos da tabela periódica por ordem crescente em função de Z, correspondente ao número atómico