-
Meteorização é o processo natural de decomposição ou desintegração das rochas por ação dos efeitos químicos, físicos e biológicos resultantes da sua exposição aos agentes externos.
-
A erosão corresponde à remoção dos sedimentos que resultaram da meteorização.
-
A água e o vento são os principais agentes de transporte. Quando estes perdem a capacidade de transporte ocorre a sedimentação.
-
Acontece quando os produtos resultantes da erosão, por ação da gravidade, se depositam em camadas horizontais.
-
Diagénese: conjunto de fenómenos físicos e químicos que transformam os sedimentos móveis em rochas sedimentares compactas.
Compreende a compactação e a cimentação.
Compactação: os sedimentos vão sendo comprimidos por acção dos sedimentos que sobre eles se vão depositando. Assim, os materiais que se encontram por baixo são sujeitos a um aumento de pressão, o que vai provocar a expulsão de água que existe entre eles. -
Fase da diagénese caracterizada pelo preenchimento entre os detritos por substâncias minerais. A formação do cimento pode ocorrer por precipitação de substâncias, como sílica, carbonato, óxidos de ferro, etc., transportados pela água, bem como por ação bacteriana com a formação de óxido de ferro e de carbonato de cálcio.