-
Sua pré-história remonta á Revolução Industrial e à instauração definitiva do trabalho assalariado. Busca por parte das organizações por minimização de conflitos.
-
A Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações.
-
Publicação do Psychology and Industrial Efficiency, obra que focalizava técnicas de seleção de pessoal e de ajuste funcional.
-
Visitou o País/Estado de SP./ Atividades dos psicólogos direcionada ao treinamento dos profissionais e às investigações de fatores ambientais que afetavam a produtividade.
-
Início de um estudo que avaliava a princípio, a reação dos funcionários a alterações de luminosidade nas fábricas./ Os testes começaram a ser aplicados no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.
-
Chegou a conclusão de que fatores psicológicos e subjetivos dos trabalhadores eram mais importantes que fisiológicos.
-
Apresentação da análise de suas teorias X e Y existentes no campo da gestão de pessoas./ Na Europa e nos EUA administradores atribuíram aos psicólogos a função de criar acordos de cooperação e reciprocidade entre os trabalhadores.
-
Atenção voltada para a satisfação dos indivíduos dentro das organizações.
-
Organização trouxe a tona a questão da saúde do trabalhador que abriu espaço para um movimento de reflexão e atuação do psicólogo.
-
O aparecimento de empresas multinacionais, os avanços tecnológicos e o capital vinculado ao mundo financeiro transformaram substancialmente as relações de trabalho.