Linha do Tempo História da Psicologia (1901-1931) - Acadêmicos: Emily Yukari, Isabele, Marcos Antonio, Rafael Murakami, Silvio e Wercy.

  • EUA - Edward Titchener publica entre 1901 e 1905 os quatro volumes do seu Manual de Psicologia Experimental

    EUA - Edward Titchener publica entre 1901 e 1905 os quatro volumes do seu Manual de Psicologia Experimental
    Edward Bradford Titchener foi um psicólogo estruturalista britânico. Estudou em Leipzig, Alemanha com o mestre Wundt. Voltou para o Reino Unido e tentou divulgar a nova psicologia, mas esta não foi aceita pelos demais filósofos da época. Publicou entre os anos de 1901 a 1905 'Manuais de Psicologia Experimental", em 4 volumes. Estes Manuais influenciaram toda uma geração de psicólogos experimentalistas norte-americanos.
  • Áustria - Freud publica "A psicopatologia da vida cotidiana"

    Áustria - Freud publica "A psicopatologia da vida cotidiana"
    Publicado em Monograph for Psychiatry and Neurology em 1901,antes de aparecer em forma de livro em 1904. Uma das obras do autor mais acessíveis ao público leigo e um dos textos fundadores do método psicanalítico. Trata-se de uma coletânea de pequenas histórias que compõem uma amostra da presença do inconsciente em atos falhos do cotidiano de pessoas saudáveis: esquecimentos aparentemente sem razão, lapsos de fala, enganos e erros.
  • França - Nascimento do psicanalista francês Jacques Lacan

    França - Nascimento do psicanalista francês Jacques Lacan
    Jacques Marie Émile Lacan foi um importante psicanalista francês, nascido na cidade de Paris. Formado em Medicina, passou da neurologia à Psiquiatria e teve contato com a psicanálise através do surrealismo. Lacan é um autor polêmico – discutido e admirado, para alguns teóricos é considerado o maior psicanalista depois de Freud, ou até mesmo do seu porte; para os seus críticos, a teoria lacaniana é um retrocesso da psicanálise, um desvirtuador da teoria freudiana.
  • Inglaterra - Fundação da British Psychological Society

    Inglaterra - Fundação da British Psychological Society
    A British Psychological Society (Sociedade Britânica de Psicologia) é uma instituição de caridade registrada que atua como órgão representativo de psicologia e psicólogos no Reino Unido e é responsável pela promoção da excelência e da prática ética na ciência, educação e aplicação da disciplina.
  • Áustria - Sociedade Psicológica das Quartas Feiras

    Áustria - Sociedade Psicológica das Quartas Feiras
    A Sociedade Psicológica das Quartas Feiras foi criada por Sigmund Freud para debater e fazer crescer a ciência por ele também criada, a Psicanálise. Foi o primeiro círculo da história do movimento psicanalítico, iniciada em 1902. Freud reunia-se com colegas, eram quase todos judeus e se juntavam nas noites de quartas-feiras com charutos e café numa casa da Rua Bergasse, no número 19, em Viena.
  • Brasil - Manoel Bomfim inicia seus estudos em Psicologia

    Brasil - Manoel Bomfim inicia seus estudos em Psicologia
    Manoel Bomfim foi um médico, psicólogo, pedagogista, sociólogo, historiador e intelectual brasileiro. Em 1902 iniciou seus estudos em Psicologia em Paris. Estudou com Georges Dumas e Alfred Binet, com quem planejou a instalação do primeiro Laboratório de Psicologia brasileiro, instalado em 1906 no Pedagogium (museu pedagógico brasileiro). Poucas informações há sobre a produção desse laboratório, embora suas atividades sejam citadas nas obras publicadas pelo autor.
  • EUA - Nascimento de Carl Rogers

    EUA - Nascimento de Carl Rogers
    Carl Rogers foi um psicólogo norte-americano precursor da psicologia humanista. Ao contrário de outros psicólogos que partiam do pressuposto da existência de uma neurose básica, ele defendia uma ideia positivista, de que o núcleo da personalidade humana tendia à saúde e bem-estar .A teoria rogeriana surgiu como uma terceira via entre os dois campos predominantes da psicologia em meados do século XX. De um lado havia a psicanálise, criada por Sigmund Freud e, de outro, o behaviorismo de Skinner.
  • Alemanha - Nascimento de Erik Erikson

    Alemanha - Nascimento de Erik Erikson
    Erik Erikson foi um psicanalista que fez grandes contribuições para a Psicologia com seu trabalho sobre desenvolvimento infantil e crises de identidade. Começou a dar aulas de artes numa escola experimental e acabou conhecendo Anna Freud, que se tornou sua psicanalista e o incentivou a estudar Psicanálise. No seu trabalho mais conhecido, Erikson propõe 8 estágios do desenvolvimento psicossocial, nos quais um ser humano em desenvolvimento saudável deveria passar da infância para a idade adulta.
  • Rússia - Nascimento de Alexander Luria

    Rússia - Nascimento de Alexander Luria
    Alexander Luria (1902-1977), foi um dos fundadores da psicologia cultural-histórica e é considerado o pai da Neuropsicologia.
  • EUA - Edward Thorndike publica o livro: "Educational Psychology (A Psicologia Educacional)"

    EUA - Edward Thorndike publica o livro: "Educational Psychology (A Psicologia Educacional)"
    Edward Thorndike foi um psicólogo americano. Iniciou seus estudos de Psicologia na Universidade de Harvard, onde foi discípulo de William James. A partir dos seus estudos com animais, Thorndike postulou a Lei do Efeito, que tem como princípio a aprendizagem através da satisfação. Ele também deu grandes contribuições à psicologia educacional, sendo um dos precursores desse conhecimento, já que em 1903, ainda na "infância" da psicologia científica, publicou o livro "Educational Psychology".
  • Áustria - Nascimento de Bruno Bettelheim

    Áustria - Nascimento de Bruno Bettelheim
    Bruno Bettelheim foi um psicanalista austro-americano. Procurou integrar uma abordagem psicanalítica da arte com uma interpretação filosófica do belo. Em seu livro Psicanálise dos contos de fadas, apresentou as histórias como eram contadas em seus primeiros registros, com a presença da violência e dos tabus, como o do incesto. Seguindo as ideias freudianas, afirmava que essa violência é inerente ao ser humano e, por isso, atrai tanto a atenção das crianças.
  • Suécia - Pavlov ganha o Prêmio Nobel de Medicina

    Suécia - Pavlov ganha o Prêmio Nobel de Medicina
    Ivan Petrovich Pavlov foi um fisiologista russo conhecido principalmente pelo seu trabalho no condicionamento clássico. Foi premiado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904, por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais. Ivan Pavlov veio no entanto a entrar para a história por sua pesquisa em um campo que se apresentou a ele quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado).
  • Áustria - Publicação do texto: "O método psicanalítico de Freud"

    Áustria - Publicação do texto: "O método psicanalítico de Freud"
    O método psicanalítico de Freud, consistia em estabelecer relações entre tudo aquilo que o paciente lhe mostrava, desde conversas, comentários, até os mais diversos sinais dados do inconsciente. O psicanalista deveria romper os vínculos que fazemos ao nos comunicarmos uns com os outros. Ele não poderia ficar sentado ouvindo e compreendendo apenas o que o seu paciente queria dizer conscientemente, mas perceber as entrelinhas daquilo que ele o diz. É o que se chama de quebra de acordo consensual.
  • EUA - Nascimento de B. F. Skinner

    EUA - Nascimento de B. F. Skinner
    Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) foi um psicólogo norte-americano criador do Behaviorismo Radical. Influenciado pela teoria dos reflexos condicionados de Pavlov e pelo estudo do comportamento de Watson, Skinner acreditou que era possível explicar a conduta dos indivíduos como um conjunto de respostas fisiológicas condicionadas e se dedicou ao estudo das possibilidades que oferecia o controle científico da conduta mediante técnicas de reforço (estímulo do comportamento desejado).
  • Áustria - Sigmund Freud publica: "O Chiste e sua relação com o inconsciente

    Áustria - Sigmund Freud publica: "O Chiste e sua relação com o inconsciente
    Em 1905, Freud publicou o livro O chiste e sua relação com o inconsciente, no qual tentava desvendar o que torna uma piada risível e o que é o riso para a economia psíquica. Quando escrevia A interpretação dos sonhos, Freud já notava nos sonhos algo curioso: a presença neles de alguma coisa semelhante aos chistes. Mas, enquanto o sonho é solipsista, só envolve o sonhador, o chiste é a formação do inconsciente que mais se insere no social, necessita do outro para referendá-lo.
  • Áustria - Freud publica: "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade"

    Áustria - Freud publica: "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade"
    Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade é uma obra de 1905 de Sigmund Freud, que avança sua teoria da sexualidade, do desenvolvimento psicossexual, em particular, sua relação com a infância. Em resumo, Freud argumenta que "a perversão" estava presente mesmo entre as pessoas saudáveis, e que o caminho para uma atitude sexual madura e normal começava não na puberdade, e sim na tenra infância.
  • França - Início da Psicometria

    França - Início da Psicometria
    Psicometria é uma área da Psicologia que faz vínculo entre as ciências exatas, a Estatística e a Psicologia. É um conjunto de técnicas utilizadas para mensurar um conjunto de comportamentos que se deseja conhecer melhor. Em 1905, Alfred Binet e Théodore Simon desenvolveram, a pedido da comissão francesa para a investigação dos interesses da educação, o primeiro teste de inteligência para diferenciar crianças retardadas e crianças normais em seus mais variados graus.
  • Brasil - Nascimento de Nise da Silveira

    Brasil - Nascimento de Nise da Silveira
    Estudiosa influenciada por Jung, a médica e psiquiatra Nise da Silveira estudou sobre o comportamento humano e o tratamento de patologias psicológicas, como a esquizofrenia. Revolucionou a maneira de tratar os doentes mentais, utilizando técnicas artísticas como terapia. Defendia o fim de tratamentos agressivos,como o eletrochoque. Em 1946 fundou a seção da terapêutica ocupacional no Centro Psiquiátrico do RJ. Fundou também o Museu do Inconsciente e o grupo de estudos Carl Gustav JUNG.
  • Brasil - Primeiro laboratório de Psicologia Experimental do Brasil

    Brasil - Primeiro laboratório de Psicologia Experimental do Brasil
    O primeiro laboratório de Psicologia Experimental do Brasil foi instalado dentro do Pedagogium (museu pedagógico fundado em 1890, que se localizou na cidade do Rio de Janeiro). Manoel Bomfim, que foi diretor do centro de 1897 até sua extinção, criou no ano de 1906, com o apoio de dois franceses – o médico e psicólogo Georges Dumas e o pedagogo e psicólogo Alfred Binet – o Laboratório de Psicologia Experimental, o primeiro no Brasil e um marco na (pré) profissionalização da Psicologia no país.
  • EUA - Primeira publicação do "Journal of Abnormal Psychology"

    EUA - Primeira publicação do "Journal of Abnormal Psychology"
    O Journal of Abnormal Psychology é um periódico acadêmico publicado pela Associação Americana de Psicologia (APA). A revista é considerada uma "saída proeminente para pesquisas em psicopatologia". Começou a ser publicada em abril de 1906 sob a propriedade de Richard G. Badger, de Boston, e da editoria de Morton Prince.
  • Áustria - Freud publica "Delírios e Sonhos na Gradiva de Jensen"

    Áustria - Freud publica "Delírios e Sonhos na Gradiva de Jensen"
    O romance é sobre um jovem arqueólogo, Norbert Hanold, que vem a perceber seu amor por seu amigo de infância através de um processo longo e complexo, principalmente associando-a com uma mulher idealizada na forma do baixo-relevo de Gradiva. Freud considerou o romance como um excelente exemplo de "algo que poderia ser chamado de cura pela sedução" ou "cura pelo amor", bem como evidência de que o complexo de Édipo ainda está ativo em adultos normais também.
  • EUA - Lightner Witmer lança o primeira revista especializada em Psicologia Clínica: "The Psychological Clinic"

    EUA - Lightner Witmer lança o primeira revista especializada em Psicologia Clínica: "The Psychological Clinic"
    Lightner Witmer foi um psicólogo estadunidense. É creditado como introdutor do termo psicologia clínica. Em 1907 criou a primeira revista especializada em Psicologia Clínica: "The Psychological Clinic". Na primeira edição, Witmer publicou a importância de desenvolver o que ele chamou de "nova profissão", uma especialidade psicológica para ajudar a resolver problemas reais de pessoas. Witmer nomeou sua especialidade em psicologia clínica, tornando-se assim o primeiro psicólogo clínico do mundo.
  • Alemanha - Fundação da Sociedade Psicanalítica de Berlim

    Alemanha - Fundação da Sociedade Psicanalítica de Berlim
    Karl Abraham, psicanalista alemão e um dos primeiros discípulos de Sigmund Freud, fundou em 1908, a Sociedade Psicanalítica de Berlim. A primeira reunião aconteceu no dia 27 de agosto de 1908. A iniciativa de Abraham o transformou no primeiro psicanalista alemão a ter um consultório psicanalítico particular.
  • Áustria - Primeiro Congresso Internacional de Psicanálise

    Áustria - Primeiro Congresso Internacional de Psicanálise
    Em abril de 1908, ocorreu o Primeiro Congresso Internacional de Psicanálise em Salzburgo, com 42 participantes de seis países. Freud apresenta "Observações sobre um caso de neurose obsessiva (o homem dos ratos)".
  • Áustria- Freud publica: ''Observações sobre um caso de neurose obsessiva (o caso do "Homem dos ratos")''

    Áustria- Freud publica: ''Observações sobre um caso de neurose obsessiva (o caso do "Homem dos ratos")''
    Seu protagonista é um jovem advogado que sofre de sintomas clássicos de neurose obsessiva, como ideias terríveis que sempre retornam e que requerem o cumprimento de certos rituais para que não se tornem realidade. Uma dessas obsessões - que veio a caracterizar o paciente - é a de que um suplício oriental envolvendo ratos será infligido a seu pai e à mulher que ama. Freud busca elucidar as origens infantis dessa neurose e os sentimentos ambivalentes que a governam.
  • Áustria- Primeira revista de Psicanálise

    Áustria- Primeira revista de Psicanálise
    Em 1909 é fundada a primeira revista de
    psicanálise, a "Jahrbuch für psychoanalytische und psychopathologische Forschungen (Anais de pesquisas psicanalíticas e psicopatológicas), com Bleuler e
    Freud como diretores e Jung como redator
    chefe. Freud inaugura essa revista com a publicação
    do caso “Hans”.
  • Freud - Publicação de Cinco Lições de Psicnálise

    Freud - Publicação de Cinco Lições de Psicnálise
    As Cinco Lições de Psicanálise compreendem uma síntese de cinco palestras ministradas por Sigmund Freud (1856 – 1939), em setembro de 1909, durante as comemorações do vigésimo aniversário da Fundação da Clark University - EUA. Nesse evento, Freud tem o desafio de trazer para uma classe não médica os principais conceitos de sua teoria, esta ainda vinha sofrendo fortes críticas pela sociedade tradicionalista de Viena daquele período.
  • EUA - Importantes nomes da Psicologia se reúnem na comemoração do 20º aniversário da fundação da Universidade Clark.

    EUA - Importantes nomes da Psicologia se reúnem na comemoração do 20º aniversário da fundação da Universidade Clark.
    Sigmund Freud visitou os Estados Unidos pela primeira e única vez. Ele fez isso com o convite de G. Stanley Hall, presidente da Universidade Clark, em conexão com a celebração do 20º aniversário da fundação da única instituição de pesquisa de pós-graduação original dos Estados Unidos. Em tal conferência grandes nomes da Psicologia se reuniram, além de Freud estavam: Edward Titchener, Adolf Meyer, Joseph Jastrow, James McKeen Cattell, Ernest Jones, William James, Carl Jung e G. Stanley Hall.
  • Alemanha - Segundo Congresso Internacional de Psicanálise

    Alemanha - Segundo Congresso Internacional de Psicanálise
    O segundo Congresso Internacional de Psicanálise ocorreu nos dias 30 e 31 de março de 1910, em Nuremberg na Alemanha. Organizado por C. G. Jung que estava ausente (Em nova viagem aos EUA). Freud, que aí fez uma comunicação “Sobre as
    perspectivas do futuro da terapêutica analítica”, esteve inquieto por causa da ausência de Jung.
  • EUA- Morte do filósofo e psicólogo Willian James

    EUA- Morte do filósofo e psicólogo Willian James
    William James (1842-1910) nasceu em Nova York. Em 1861 ingressou na Escola científica Lawrence da Universidade de Harvard. Em 1864 iniciou o curso de Medicina na Harvard Medical School. Em 1865, acompanhou o naturalista Louis Agassiz na Expedição Thayer, em estudo científico no Brasil. Durante oito meses, esteve no Amazonas e no Rio de Janeiro e registrou tudo em seu diário, onde também desenhou cenas da expedição.
  • Áustria -ESCRITOS SOBRE A PSICOLOGIA DO INCONSCIENTE VOL. 1 - 1911-1915

    Áustria -ESCRITOS SOBRE A PSICOLOGIA DO INCONSCIENTE VOL. 1 - 1911-1915
    Os ESCRITOS SOBRE A PSICOLOGIA DO INCONSCIENTE, publicados em três volumes, reúnem textos de Freud a respeito da formação do inconsciente e seu papel na psicopatologia. Contém os textos que ficaram conhecidos como “trabalhos metapsicológicos” — “Pulsões e Destinos da Pulsão”, “O Recalque” e “O Inconsciente” —, os quais figuram entre os mais consultados e citados em psicanálise, além de artigos de interesse geral, tais como “À Guisa de Introdução ao Narcisismo” e “O Fetichismo”, entre outros.
  • Brasil - Laboratório de Psicologia Experimental no Hospício de Alienados Pedro II

    Brasil - Laboratório de Psicologia Experimental no Hospício de Alienados Pedro II
    O Hospício de Alienados Pedro II foi o primeiro asilo brasileiro para essa categoria de doentes, inaugurado em dezembro de 1852 no RJ. Em 1903, a instituição começou a ser dirigida pelo médico Juliano Moreira, um dos primeiros a divulgar, no Brasil, as ideias de Freud. Em 1911, o Pavilhão de Observação foi ampliado, criando-se, em seu âmbito, o Instituto de Psicologia Experimental e o Instituto de Neuropatologia, que comportava então os pavilhões de Admissão, Neuropatologia e Doenças Nervosas.
  • França - Morte de Alfred Binet

    França - Morte de Alfred Binet
    Alfred Binet (1857-1911), foi psicólogo e pedagogo francês, muito conhecido por suas contribuições no campo da psicometria. Foi o criador do primeiro teste de inteligência, a Escala de Inteligência Binet-Simon.
  • Adler publica "Do caráter nervoso. Bases para uma psicologia individual comparada e psicoterapia"

    Adler publica "Do caráter nervoso. Bases para uma psicologia individual comparada e psicoterapia"
    Alfred Adler (1870-1937), é fundador da psicologia do desenvolvimento individual. Segundo ele, a preocupação contínua do indivíduo em alcançar objetivos preestabelecidos e o meio social são os determinantes básicos do comportamento humano. Em 1912 publicou o livro "Do caráter nervoso. Bases para uma psicologia individual comparada e psicoterapia".
  • Áustria - Freud publica: "A Dinâmica da Transferência"

    Áustria - Freud publica: "A Dinâmica da Transferência"
    Em 1912, Freud publicou o artigo "A Dinâmica da Transferência". Segundo ele "este conceito psicanalítico inclui a noção de que o paciente vê no analista o retorno, a reencarnação, de alguma importante figura saída da sua infância ou do passado, e, consequentemente, transfere para ele sentimentos e reações que, indubitavelmente, se aplicam a esse protótipo”.
  • EUA - Primeira exposição sistemática da Psicologia Behaviorista

    EUA - Primeira exposição sistemática da Psicologia Behaviorista
    Em 1912, Watson a convite do psicólogo estado-unidense James McKeen Cattell, apresenta na Colúmbia a primeira exposição sistemática da sua psicologia behaviorista, descrevendo seus numerosos experimentos.
  • Hungria - Sándor Ferenczi publica a obra "O conceito de introjeção"

    Hungria - Sándor Ferenczi publica a obra "O conceito de introjeção"
    Ferenczi usa o termo para fazer contraponto ao conceito de projeção, referindo-se, com ele, ao modo pelo qual o indivíduo alarga o círculo de seus interesses para fazer aí caberem os afetos livremente flutuantes.
  • EUA - Watson publica: “A Psicologia como o Behaviorista a vê”.

    EUA - Watson publica: “A Psicologia como o Behaviorista a vê”.
    Em 1913, Watson publica a primeira exposição escrita do behaviorismo “A psicologia como o behaviorista a vê”, na qual ele discorreu sobre a psicologia como um "ramo experimental puramente objetivo das ciências naturais. Seu objetivo teórico é a previsão e o controle do comportamento".
  • Rompimento Freud e Jung

    Rompimento Freud e Jung
    O período durante o qual Freud e Jung se relacionaram foi curto, pouco mais de 7 anos, de1906 a 1913, mas trouxe efeitos decisivos para o desenrolar das contruções das teorias psicológicas de ambos. A crítica de Freud em relação a Jung era principalmente pelo interesse dele pela paranormalidade. Ele achava que isso não era uma fonte válida de estudo e poderia prejudicar a imagem da psicanálise. A principal crítica do Jung em relação a Freud era a importância exagerada que ele dava à sexualidade.
  • Adler funda a Revista de Psicologia Individual

    Adler funda a Revista de Psicologia Individual
    Alfred Adler foi um psicólogo austríaco fundador da psicologia do desenvolvimento individual. Em 1914, fundou sua própria publicação científica,a Revista de Psicologia Individual.
  • EUA - Watson publica: "Behavior: An Introduction To Comparative Psychology"

    EUA - Watson publica: "Behavior: An Introduction To Comparative Psychology"
    Em 1914 Watson publica sua primeira grande obra: "Behavior: An Introduction To Comparative Psychology". Nela, ele argumentou com vigor sobre o uso de animais em estudos psicológicos e descreveu o instinto como uma série de reflexos ativados pela hereditariedade.
  • Suíça - Jung desliga-se do seu cargo de presidente da IPA (International Psychoanalytical Association)

    Suíça - Jung desliga-se do seu cargo de presidente da IPA (International Psychoanalytical Association)
    Em 1914, Jung demite-se do seu cargo de presidente da IPA (International Psychoanalytical Association) e passou a organizar junto com Alphonse Maeder as bases para a Escola de Zurique, que mais tarde se tornou o CG Jung Institute.
  • Brasil - Criação do Laboratório de Psicologia Experimental na Escola Normal de SP

    Brasil - Criação do Laboratório de Psicologia Experimental na Escola Normal de SP
    A Escola Normal de São Paulo recebeu a colaboração de Ugo Pizzoli que veio ao Brasil a convite de Oscar Thompson, em 1913. Ugo Pizzoli, catedrático da Universidade de Módena, Itália, criou, ao chegar a São Paulo, o Laboratório de Pedagogia Experimental. Ao lado da preparação de inúmeros pesquisadores, ministrou cursos de Psicometria, retornando à pátria, onze anos depois.
  • Áustria - Freud publica: "O Inconsciente"

    Áustria - Freud publica: "O Inconsciente"
    Em 1915, Freud publicou um dos seus mais importantes textos: "O Inconsciente", no qual ele defende a tese da existência de processos psíquicos inconscientes e levanta a questão de como se dá a transposição, isto é, a passagem das idéias do sistema inconsciente para o sistema consciente, questão introduzida precisamente em função da concepção tópica de que o aparelho psíquico é constituído por três sistemas.
  • Brasil - Manoel Bomfim publica: "Noções de Psychologia"

    Brasil - Manoel Bomfim publica: "Noções de Psychologia"
    Em viagem a Paris no ano de 1902, Manoel Bomfim desenvolveu seus estudos em Psicologia no o Laboratório de Psicologia anexo à Clínica Jouffroy. Em 1916 ele publicou "Noções de Psychologia". no qual suas concepções de Psicologia, fenômeno psicológico e método para estudo seguem caminhos diversos do corrente na época. Bonfim criticava a pesquisa realizada em laboratório, considerando que a complexidade do psiquismo não seria passível de ser apreendida em condições tão restritas e artificiais.
  • EUA - Lewis M. Terman publica "A mensuração da Inteligência"

    EUA - Lewis M. Terman publica "A mensuração da Inteligência"
    Em 1916, Lewis M.Terman desenvolveu a versão que desde então passou a ser o padrão de testes de inteligência ao redor do mundo, o Teste de QI, o qual foi divulgado no livro "A mensuração da Inteligência". Terman batizou o teste de "Stanford-Binet", em homenagem à universidade à qual era afiliado e adotou o conceito do quociente de inteligência (QI). A escala Stanford-Binet passou por diversas revisões e continua a ser amplamente utilizada.
  • EUA - Fundado o "Journal of Experimental Psychology"

    EUA - Fundado o "Journal of Experimental Psychology"
    O "Journal of Experimental Psychology" é um periódico de publicações científicas publicado pela Associação Americana de Psicologia e foi fundado em 1916 com o objetivo de publicar artigos relacionados à Psicologia Experimental.
  • Alemanha -"Psicologia e Fenomenologia" (1917) de Edmund Husserl

    Alemanha -"Psicologia e Fenomenologia" (1917) de Edmund Husserl
    Em seus escritos a psicologia foi privilegiada possibilitando a fundação de uma nova corrente, a Psicologia Fenomenológica. Este livro objetiva contribuir com os estudos sobre a Fenomenologia e seu contraponto prático na ciência psicológica. Apresentadas as características da Fenomenologia, explicita-se sua estreita relação com a psicologia, em especial com aquela que Husserl nomeia “psicologia pura".
  • Hungria - Ferenczi é eleito presidente da Associação Internacional de Psicanálise.

    Hungria - Ferenczi é eleito presidente da Associação Internacional de Psicanálise.
    Ferenczi repetidas vezes também teve um desempenho nos assuntos externos da psicanálise. Será lembrado seu aparecimento no Segundo Congresso Analítico, de Nuremberg, em 1910, onde propôs e ajudou a realizar a fundação de uma Associação Psicanalítica Internacional, como meio de defesa contra o desprezo com que a análise era tratada pela medicina legal. No Quinto Congresso Analítico, em Budapest, em setembro de 1918, foi eleito presidente da Associação.
  • Brasil - Fernandes Figueira começa a aplicar testes psicológicos no Hospício Nacional

    Brasil - Fernandes Figueira começa a aplicar testes psicológicos no Hospício Nacional
    Fernandes Figueira foi um renomado pediatra brasileiro, conhecido por sua inovação nas técnicas para tratamentos psicológicos e seu pioneirismo. Prova disso é que, em 1918, foi um dos primeiros a aplicar testes psicológicos no Brasil, utilizando os testes de Binet-Simon para auxiliar o tratamento de seus pacientes no Hospício Nacional.
  • Brasil - Franco da Rocha publica "A Doutrina de Freud"

    Brasil - Franco da Rocha publica "A Doutrina de Freud"
    Francisco Franco da Rocha foi um médico psiquiatra brasileiro. Foi um dos pioneiros do uso de técnicas modernas no tratamento de doenças mentais no Brasil, sendo também um dos primeiros a divulgar as concepções de Freud no país. Franco da Rocha proferiu sua aula inicial na Faculdade de Medicina de São Paulo, sobre a doutrina de Freud, em 1919, vindo a publicar obra sobre o tema no mesmo ano.
  • Kohler publica “Static and stationary physical Gestalts”

    Kohler publica “Static and stationary physical Gestalts”
    Wolfgang Kohler (1887-1967), foi um dos principais contribuidores para a teoria da Psicologia de Gestalt. Publica em 1920, a obra “Static and stationary physical Gestalts”. Segundo esta obra, a teoria da Gestalt consiste em uma lei geral da natureza que pode ser amplamente aplicada a todas as ciências.
  • Alemanha - Morte de Wilhelm Wundt

    Alemanha - Morte de Wilhelm Wundt
    Wilhelm Maximilian Wundt foi um médico, filósofo e psicólogo alemão. É considerado um dos fundadores da moderna psicologia experimental. Entre as contribuições que o fazem merecedor desse reconhecimento histórico estão a criação do primeiro laboratório de psicologia no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig na Alemanha em 1879 e a publicação de Principles of Physiological Psychology (Princípios de Psicologia Fisiológica), em 1873.
  • Austrália - Estabelecido na Universidade de Sydney o primeiro Departamento de Psicologia da Austrália

    Austrália - Estabelecido na Universidade de Sydney o primeiro Departamento de Psicologia da Austrália
    A Universidade de Sydney foi a primeira universidade fundada na Austrália, em 1850. Hoje é uma das maiores Universidades da Austrália, com tradição de inovação e excelência. Na sua história, a Universidade tem dado mais de 175.000 pré-graus e post-graus. A Universidade está confirmada por mais de 100 departamentos de ensino organizados arredor de 17 faculdades.
  • Jung publica: "Tipos psicológicos"

    Jung publica: "Tipos psicológicos"
    Carl Gustav Jung - psicólogo e psiquiatra suíço, dissidente da
    Psicanálise e fundador da Psicologia Analítica - publicou o livro Tipos psicológicos , em que traçou um quadro teórico sobre os tipos de personalidade, trazendo importantes elementos para a compreensão da psicologia de si mesmo e do outro, um conhecimento de fundamental importância para o autoconhecimento e a melhoria das relações humanas.
  • Brasil - Fundação do Manicômio Judiciário do Rio de Janeiro

    Brasil - Fundação do Manicômio Judiciário do Rio de Janeiro
    A construção de um estabelecimento especial para atender aos chamados "criminosos loucos" no Brasil ocorreu em 1921 com a criação do Manicômio Judiciário do Rio de Janeiro e, foi primeira instituição do gênero no país. Sua direção foi entregue ao médico psiquiatra Heitor Pereira Carrilho, que anteriormente chefiava a Seção Lombroso do Hospício Nacional. Atualmente o antigo manicômio é conhecido como Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Heitor Carrilho.
  • EUA - Edward C. Tolman publica "Uma nova fórmula para o Behaviorismo"

    EUA - Edward C. Tolman publica "Uma nova fórmula para o Behaviorismo"
    Edward C. Tolman propõe um novo modelo de behaviorismo baseado no esquema S-O-R (estímulo-organismo-resposta). Entre o estímulo e a resposta, o organismo passa por eventos mediacionais, que Tolman chama de variáveis intervenientes. Tolman, ao contrário de Watson, estuda os processos mentais e chega a apresentar uma teoria de aprendizagem sustentada pelo conceito de mapas cognitivos.
  • EUA - John Dewey publica sua obra mais importante: A Natureza Humana e a Conduta"

    EUA - John Dewey publica sua obra mais importante: A Natureza Humana e a Conduta"
    Filósofo e pedagogista norte-americano, foi um dos principais representantes da corrente pragmatista. Defendia que o saber e habilidade adquiridos pelo estudante pudessem ser integrados à sua vida como cidadão. No laboratório-escola que dirigiu na Universidade de Chicago, as crianças aprendiam conceitos de física e biologia presenciando o preparo do lanche e das refeições. Essa ligação entre ensino e prática cotidiana foi sua grande contribuição para a escola filosófica do Pragmatismo.
  • Suíça - Jean Piaget publica seu primeiro livro: ''A Linguagem e o Pensamento da Criança."

    Suíça - Jean Piaget publica seu primeiro livro: ''A Linguagem e o Pensamento da Criança."
    Jean Piaget foi um mestre da observação do mundo natural antes de voltar sua mente para assuntos humanos. Colocou-se bem para examinar o assunto do pensamento da criança, que tinha atraído muitas teorias, mas não uma grande observação científica sólida das crianças reais. Se houvesse respostas, ele sabia que elas poderiam beneficiar muito os professores, e foi para eles, principalmente, que ele escreveu A Linguagem e o Pensamento da Criança.
  • Brasil - Liga Brasileira de Higiene Mental (LBHM)

    Brasil - Liga Brasileira de Higiene Mental (LBHM)
    Em 1923, o movimento de higiene mental é consolidado no Brasil através da criação da LBHM. Fundada no Rio de Janeiro, tendo à frente o médico Gustavo Riedel, dirigida por psiquiatras e composta de membros da elite da classe médica brasileira e de juristas, educadores, jornalistas etc., a LBHM tornou-se o grande centro de propaganda em favor da higidez mental.
  • Brasil - Criação do laboratório de Engenho de Dentro

    Brasil - Criação do laboratório de Engenho de Dentro
    É criado em 1923 o laboratório anexo ao hospital psiquiátrico de Engenho de Dentro no Rio de Janeiro, chefiado por Waclaw Radecki, sendo o primeiro laboratório experimental do Brasil. Em 1932, o laboratório transformou-se em Instituto de Psicologia do Ministério da Educação e, em 1937, foi incorporado à Universidade do Brasil.
  • Brasil - Medeiros e Albuquerque publica o primeiro livro brasileiro sobre testes psicológicos, "Os Tests"

    Brasil - Medeiros e Albuquerque publica o primeiro livro brasileiro sobre testes psicológicos, "Os Tests"
    Em 1924, Medeiros e Albuquerque publica "Tests". Com o subtítulo de "Introdução ao estudo dos meios científicos de julgar a inteligência e a aplicação dos alunos", a obra pretendia trazer para o cenário brasileiro o movimento que crescia nos Estados Unidos com relação ao uso de testes psicológicos. O livro de Medeiros e Albuquerque introduz o leitor nos testes de inteligência e discute a utilização do emprego de testes como forma de avaliação de aprendizagem.
  • Rússia - Vygotsky participa do II Congresso Nacional de Psiconeurologia

    Rússia - Vygotsky participa do II Congresso Nacional de Psiconeurologia
    Em 1924, Vygotsky, recém- chegado da Bielo-Rússia, participou do II Congresso Nacional de Psiconeurologia, no qual apresentou a comunicação intitulada “Os métodos de investigação reflexológicos e psicológicos”.
  • Kohler publica "A Mente dos Macacos"

    Kohler publica "A Mente dos Macacos"
    Wolfgang Kohler foi um dos principais teóricos da Psicologia de Gestalt, considerado o porta voz do movimento devido aos seus livros escritos com cuidado e precisão. Em 1910, estabeleceu uma colônia de chimpanzés nas Ilhas Canárias, registrando seu trabalho nomeado de "The mentality of the apes" (A Mente dos Macacos), publicado em 1925.
  • Suíça - Seminários sobre Psicologia Analítica

    Suíça - Seminários sobre Psicologia Analítica
    No período de 23 de março até 06 de julho de 1925, ocorreu o primeiro seminário no clube psicológico, em Zurique. Foi a primeira vez que um seminário foi estenografado. Jung revisou o transcrito e foi emitido em um documento tipado em multígrafo, de 227 páginas. Ele falou pela primeira vez em público sobre suas primeiras experiências espiritualistas, sobre seu encontro com Freud, sobre a gênese de sua psicologia e sobre a auto-experimentação que ele chamou de seu "confronto com o inconsciente",
  • EUA - Florence L. Goodenough publica "Measurement of Intelligence by Drawings"

    EUA - Florence L. Goodenough publica "Measurement of Intelligence by Drawings"
    É nesta obra, publicada em 1926, que a renomada cientista Florence L. Goodenough descreve seu famoso teste "Goodenough Draw-a-man Test", o qual avalia a maturidade intelectual, nas suas funções perceptivas, de abstração e generalização na criança e no adolescente de 03 à 15 anos de idade.
  • Áustria - Freud publica "O futuro de uma ilusão"

    Áustria - Freud publica "O futuro de uma ilusão"
    Qual o futuro da humanidade? Este é o ponto de partida de “O futuro de uma ilusão”. Se a cultura humana repousa precariamente sobre a repressão de impulsos antissociais naturais a todos, a religião é a principal força a controlar estes impulsos, o que nos leva à outra pergunta: qual a origem psicológica da necessidade do sentimento religioso no indivíduo? O que, em cada pessoa, a torna propensa a crer num sistema irracional, indemonstrá­vel e de recusa à realidade?
  • Brasil - Fundação da Sociedade Brasileira de Psicanálise

    Brasil - Fundação da Sociedade Brasileira de Psicanálise
    Durval Bellegarde Marcondes, pioneiro da Psicanálise no Brasil, nasceu em São Paulo, se tornou psiquiatra erudito e introduziu as ideias da Psicanálise na atividade clínica brasileira. Em 1927, fundou, junto com Franco da Rocha, a Sociedade Brasileira de Psicanálise - a primeira da América Latina, que renasceu como Grupo Psicanalítico de São Paulo em junho de 1944. Em 1951, no Congresso da IPA, em Amsterdã, tornou-se a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo..
  • Brasil - criação da seção carioca da Sociedade Brasileira de Psicanálise.

    Brasil - criação da seção carioca da Sociedade Brasileira de Psicanálise.
    Em 1928, Durval Marcondes, pioneiro e incansável defensor da psicanálise, parte de São Paulo para o Rio de Janeiro, para fundar a seção regional da Sociedade Brasileira de Psicanálise, no Hospital Nacional de Alienados, com Juliano Moreira como presidente e Porto-Carrero como secretário.
  • Kohler publica "Psicologia da Gestalt"

    Kohler publica "Psicologia da Gestalt"
    Wolfgang Kohler, publica em 1929, a obra "Gestalt Psychology" (Psicologia da Gestalt). Na qual, Köhler afirmou que a palavra era empregada de 2 formas na Alemanha. Uma que denota forma ou formato como propriedade dos objetos. Nesse sentido, Gestalt refere-se às propriedades gerais expressas em termos como angular e descreve as características como a forma triangular de uma figura geométrica. A segunda forma denota a unidade concreta que tem como atributo uma forma ou um formato específico.
  • Brasil - Fundação do Serviço de Seleção e Orientação Profissional da Estrada de Ferro Sorocabana em Sorocaba, São Paulo.

    Brasil - Fundação do Serviço de Seleção e Orientação Profissional da Estrada de Ferro Sorocabana em Sorocaba, São Paulo.
    A formação profissional desenvolvida pela escola mantida e gerida pela Estrada de Ferro Sorocabana nos anos 30, em Sorocaba, interior de São Paulo, era voltada para as necessidades da ferrovia, para a produção e mercado, uma vez que não havia mão de obra especializada disponível.
  • Áustria - Freud publica "O mal-estar na civilização"

    Áustria - Freud publica "O mal-estar na civilização"
    Na teoria de Freud, a civilização é fundada na base de uma renúncia à satisfação pulsional, uma constante repressão das pulsões. A questão fatídica parece residir na possibilidade ou não de conciliar as reivindicações individuais de felicidade e as exigências contidas no processo de desenvolvimento em curso.
  • Alemanha - Freud recebe o Prêmio Goethe

    Alemanha - Freud recebe o Prêmio Goethe
    O Prêmio Goethe destina-se a "reconhecidas personalidades", cujas realizações criadoras são dignas de honrar a memória de Goethe. Um grupo de intelectuais que compõem o Kuratorium, conselho de curadores, é que decide quem faz jus a essa honraria, que é entregue no dia 28 de agosto, data de nascimento de Goethe. Em 1930, Freud com 74 anos e já bastante doente, foi informado por meio de uma carta do Sr. Alfons Paquet, escritor e influente secretário do Kuratorium, de que receberia o Prêmio Goethe.
  • Brasil - Criação do Instituto de Organização Racional do Trabalho

    Brasil - Criação do Instituto de Organização Racional do Trabalho
    O IDORT tinha entre seus objetivos trabalhar na organização racional das relações no trabalho, no ensino, na saúde. Foi fundado com o respaldo financeiro do jornal O Estado de São Paulo, que também subsidiou a Revista IDORT, visando divulgar e expandir práticas e ideais idortianos. Hoje o IDORT funciona na av. Paulista, 1294, 1° andar, São Paulo, e é reconhecido como instituição de utilidade publica pelos governos federal e estadual.
  • Áustria - Freud publica "Manuscrito Inédito de 1931"

    Áustria - Freud publica "Manuscrito Inédito de 1931"
    Em 1931, Freud publicou "Manuscrito Inédito de 1931". Nesse Manuscrito, Freud apresenta de forma resumida alguns conceitos fundamentais da Psicanálise, tais como a libido, a bissexualidade, a teoria dos instintos de vida e de morte, e descreve como estes elementos configuram por meio de identificações e relações de objeto as diferentes composições do complexo de Édipo.
  • Brasil - Criação da Clínica de Eufrenia

    Brasil - Criação da Clínica de Eufrenia
    Em 1931, a LBHM criou a primeira clínica de eufrenia no Brasil. O termo euphrenia (do grego: eu +phren; phrenós: bom + mente, espírito) foi proposto pelo médico Mirandolino Caldas e traduzido por ele como “sciencia da boa cerebração”. A Clínica de Eufrenia era dirigida por Mirandolino e tinha como objetivo acompanhar e orientar a evolução mental da criança para a boa formação do psiquismo e personalidade infantil, ao mesmo tempo em que deveria diagnosticar deficiências ou superioridades mentais.