Carl

Carl Ranson Rogers

  • Nascimento

    Nasce em Oak Park Illions EUA
  • Period: to

    Carl Ranson Rogers

  • Wisconsin Universty

    Wisconsin Universty
    Ingressa na Universidade de Wisconsin no curso de Agronomia
  • Congresso Internacional de estudantes cristãos

    Congresso Internacional de estudantes cristãos
    Viaja para China para participar do Congresso Internacional de estudantes cristãos, onde decide trocar o curso de Agronomia pelo curso de História.
  • Graduação de História

    Graduação de História pela Universidade de Winconsin. Passa a frequentar o seminário Teológico Unido, em Nova York.
  • Casamento

    Casamento
    Rogers se casa com Hellen Elliott uma jovem que conheceu na escola fundamental em Oak Park e tiveram 2 filhos: David e Natalie
  • Início Mestrado - Descoberta da Psicologia

    Inicia o Mestrado em Teachers College, Universidade de Columbia, onde descobre a Psicologia e desiste da carreira religiosa, iniciando sua formação em Psicopedagogia Clínica, direcionada para clínica e educação.
  • Child Guidance - EUA

    Atua como membro no Child Guidance, em Nova York, e continua trabalhando enquanto conclui seu doutorado.
  • Título de Mestre

    Recebe o título de mestre em Psicologia e inicia seguidamente seu Doutorado na Universidade de Columbia.
  • Título de Doutor

    Recebe o título de Doutor em Psicologia da Universidade de Columbia, depois de já ter se mudado para Nova York para trabalhar com a Rochester Society for the Prevention of Cruelty to Children.
  • Começa a Lecionar

    Inicia como professor na Universidade de Rochester.
  • Livro

    Livro
    Escreve seu primeiro livro : Tratamento Clínico da Criança Problema.
    TRABALHO CLÍNICO COM CRIANÇAS.
  • Cátedra de Psicologia

    Cátedra de Psicologia
    Passa a ocupar a cátedra de Psicologia da universidade de Ohio -EUA e publica o livro : Psicoterapia e Consulta Psicológica que enfatizou a importância do crescimento interno do paciente (chamado por Rogers de "cliente")
    PSICOTERAPIA E CONSULTA PSICOLÓGICA (ATITUDES DO TERAPEUTA)
  • Professor Universidade de Chicago -EUA

    Professor Universidade de Chicago -EUA
    Torna-se professor de Psicologia da Universidade de Chicago e secretário executivo do Centro de Aconselhamento Terapêutico, quando elabora e define mais ainda seu método de terapia centrada no cliente.
  • Expressa sua Teoria

    Provisoriamente em um discurso presidencial na APA, Rogers expressa sua própria Teoria.
  • Teoria Centrada no Cliente

    Teoria Centrada no Cliente
    Sua Teoria foi defendida de modo mais integral em TERAPIA CENTRADA NO CLIENTE. Abordagem baseada no cerne de que os seres humanos buscariam a saúde mental e o crescimento, ao contrário de outras linhas da Psicologia, à época que em sua maioria eram baseadas na ideia de que há por trás uma neurose básica, ou seja algum tipo de doença ou distúrbio mental.
    Contudo Rogers sempre insistiu em que a teoria devia permanecer provisória.
    Publica Livro Terapia Centrada no Cliente
  • Prêmio APA

    Recebe prêmio por suas contribuições científicas para a Psicologia da APA (Associação Americana de Psicologia)
  • Grupo de Pesquisa - Esquizofrenia

    Lidera o grupo de Pesquisadores de um estudo intensivo e controlado com pacientes esquizofrênicos utilizando sua teoria de visão mais humana em uma ambiente hospitalar. Já apontava direcionamento a um determinado grupo de pessoas.
  • Presidente APA

    Eleito Presidente da APA (Associação Americana de Psicologia).
    Foi considerado pioneiro no estudo sistemático da clínica Psicológica.
  • Tornar-se Pessoa

    Tornar-se Pessoa
    Publica o livro Tornar-se Pessoa
    A descoberta dentro de si mesmo a capacidade de utilizar a relação terapêutica para crescer. Mudança e desenvolvimento pessoal ocorrerão. Por crescimento, Rogers entendia movimento na direção da autoestima, flexibilidade, respeito por si e pelos outros. Para Rogers, o homem é “incorrigivelmente socializado em seus desejos, ou, como Rogers coloca o problema repetidamente, quando o homem é mais plenamente homem, ele é merecedor de confiança.
  • Prêmio APA

    Prêmio por suas destacadas contribuições científicas para a Psicologia.
  • Centro de Estudos La Jolla

    Associa-se ao Centro de Estudos da Pessoa em La Jolla, na Califórnia e passa a entrar em contato com outros teóricos humanistas e filósofos.
  • Movimento Contra Cultura - Maio 68

    Movimento Contra Cultura - Maio 68
    Movimento Libertário de jovens. Questionamentos sobre diversas áreas e assuntos, inclusive sobre o papel da saúde. Seria tratar ou prevenir? Tratar a saúde ou a doença?
    Grande importância e influência dos grupos terapêuticos para uma reformulação paradigmática da Psicologia visando a promoção e transformação da saúde.
    ROGERS então sendo precursor das chamadas clínicas em saúde mental ( práticas clínicas em grupos de saúde mental). Pensamento "FORA DO DIAGNÓSTICO" Grupo Rompe com esse olhar!!
  • Liberdade para Aprender

    Liberdade para Aprender
    Publica a obra Liberdade para Aprender direcionada para profissionais da educação com uma visão diferente, com mais liberdade para aprender proporcionando a atuação de "facilitadores de aprendizagem" o que na época causou uma revolução no sistema de ensino.
    Mais um apontamento de interesse direcionado a um determinado tipo de grupo, nesse caso de professores.
  • Grupo de Encontro

    Grupo de Encontro
    Publica Livro Grupo de Encontros.
    Sobre o primeiro capítulo é curioso que Roger remete a origem do movimento de grupos em Psicologia ao ano de 1947 com os estudos teóricos de Kurt Lewin e com a consequente aplicação desses por seus colaboradores. Desta forma Rogers negligencia os trabalhos que Moreno vinha fazendo a mais de vinte anos com grupos.
    A visão do Grupo de encontro parte da ideia de vivências e dinâmicas de grupos de direcionamento mais terapêutico e preventivo.
  • ACP

    Embora Abordagem Centrada na Pessoa esteja mais associada ao atendimento individual, na fase final de seus trabalhos Rogers trabalhava principalmente com grupos, por acreditar que eles eram uma forma de facilitar os estados de fluidez, favorecendo a auto atualização.
  • O que é Grupo de Encontro?

    Para Rogers, é a oportunidade para um grupo de pessoas que se conhecem ou não para se conectarem a um nível mais profundo. É oportunidade para uma comunicação mais aberta e mais real. É uma maneira mais segura de se expor, experimentando uma nova maneira de ser.
    É a forma de pessoas se aproximarem como pessoas e não como papéis e funções que exercem.
    É um grupo de condução a um determinado objetivo.
  • Entrevista Veja - Brasil

    Rogers em entrevista, explicou tanto que na terapia quanto no grupo de encontro, a mudança mais notável é a expansão da conscientização do indivíduo para lidar com suas questões.
    Explicou também que o facilitador é quem ajuda esse grupo a tomar um impulso sem saber onde isso se dará à medida que o grupo acontece, se tornando um membro também desse grupo.
    Diferente de um líder que sabe para onde esse grupo irá se dirigir e irá orientar para essa direção.
  • Um jeito de ser

    Um jeito de ser
    Publicada a Obra de referência da fase coletiva ou inter-humana, de Carl Rogers. Enfatiza a importância de o individuo entrar em contato com a sua experiência individual: é importante para o sujeito que ele se familiarize com o que esteja se passando em seu interior. "Porém esta não seria uma tarefa fácil."
  • Sobre Poder Pessoal

    Sobre Poder Pessoal
    Trabalhando prioritariamente com grupos com ênfase na experiência da liberdade, colocada em foco no início de sua obra e na fala não diretiva. Esta experiência de liberdade passa nesta fase a ser entendida como responsável e irrevogável. Para Rogers, quando o individuo está aberto é capaz de aprender com as experiências dos outros, se vendo nessas próprias experiências. Estas experiências que são compartilhadas nos torna mais capazes de conviver uns com os outros."
  • Morre Carl Rogers

    Morre Carl Rogers
    Carl Rogers faleceu em San Diego, Califórnia, Estados Unidos, no dia 4 de fevereiro de 1987.