-
Copérnico causou uma revolução no conhecimento humano mostrando que o nosso planeta não é o centro do universo
-
Galileu descreve em seus livros que ele teria subido ao alto da Torre de Pisa e, para demonstrar experimentalmente sua afirmativa, abandonou várias esferas de pesos diferentes, que atingiram o chão quase ao mesmo tempo.
-
Aproximadamente em (700 a.C), entre os filósofos gregos surge a primeira tentativa de sistematizar uma psicologia.
-
Aristóteles (384-322 a.C), discípulo de Platão, dedicou-se ao estudo das mudanças, das transformações da natureza. Para ele, a natureza evolui gradativamente dos seres inanimados aos seres animados ou criaturas vivas.
-
Platão discípulo de Sócrates, demarcou um espaço no corpo para situar a razão, isto é, a cabeça, onde ficaria a alma humana.
-
É com Sócrates (469-399 a.C.) que a apreciação do psiquismo ganha maior interesse. A preocupação central desse pensador era distinguir a essência humana da essência dos demais animais.
-
No século XVII René Descartes (1596-1659) postulou que a alma (substância imaterial) era separada do corpo (substância material), e que quando o homem morre sua substância material (corpo), desprovido de alma, é apenas uma máquina. Essa separação entre alma e corpo tornou possível o estudo do corpo humano morto, impensável até o momento devido à natureza sagrada que era atribuída ao corpo (BOCK, FURTADO e TEIXEIRA, 2008).
-
É em meados do século 19 que os problemas e temas da
Psicologia, até então estudados exclusivamente pelos filósofos, passam a ser, também, investigados pela Fisiologia e pela Neurofisiologia em particular. Os avanços que atingiram também essa área levaram à formulação de teorias sobre o sistema nervoso central, demonstrando que o pensamento, as percepções e os sentimentos humanos eram
produtos desse sistema. (BOCK, FURTADO e TEIXEIRA, 2008). -
vem se desenvolvendo na história desde 1875, quando Wilhelm Wundt (1832-1926) criou o primeiro Laboratório de Experimentos em Psicofisiologia, em Leipzig, na Alemanha. Esse marco histórico significou o desligamento das idéias psicológicas de idéias abstratas e espiritualistas, que defendiam a existência de uma alma nos homens, a qual seria a sede da vida psíquica.
-
O ano de 1879 é considerado pelos historiadores o ano de nascimento da Psicologia moderna ou científica e Wundt, o fundador dessa nova ciência. O objeto de estudo dessa nova ciência era a consciência (WEINTEN, 2002).
-
1879 século XIX , Wundt faz a psicologia romper com a filosofia, delimitando seu campo de estudo; Define seus objetos de estudo: o comportamento, a consciência e a vida psíquica; Formula métodos de estudo desses objetos, obedecendo aos critérios de neutralidade. Os dados devem ser passíveis de comprovação e o conhecimento deve ser cumulativo para subsidiar novas pesquisas (BOCK, FURTADO e TEIXEIRA, 2008).
-
Professor alemão que montou na Universidade de Leipzig, o primeiro laboratório para pesquisas em Psicologia
-
Inclusão da disciplina de Psicologia nas escolas de formação de professoras normalistas.
-
Pública seu livro "The Principles of Psychology. Muito importante para a psicológia. Embora inclua diferentes abordagens e métodos, James (influenciado por contemporâneos como Wilhelm Wundt e Gustav Theodor Fechner) declarou que Princípios de Psicologia é uma obra derivada do método da introspecção. Assim, o autor utiliza diferentes experiências próprias para ilustrar conceitos psicológicos, como a atenção e a consciência.
-
Surgiu no início do século XX, outra importante contribuição para o crescimento da psicologia, o Behaviorismo, fundado por John Watson (1876- 1958). Essa teoria restringe o estudo da psicologia ao comportamento animal e humano observável, rejeitando o estudo da consciência e o método de introspecção. Watson defendia que a psicologia deveria abandonar o estudo de processos mentais, por ser algo privado ao indivíduo e tornar-se uma ciência do comportamento. Convém destacar que, para essa corrente.
-
século XIX, De acordo com Salvador et al (1999), a psicologia da educação surgiu a partir do século XIX, como uma resposta às necessidades de interligar os conhecimentos psicológicos sua teoria às práticas educativas, com o propósito de melhorar a educação e o ensino. Contudo, não se trata de uma aplicação mecânica de conhecimentos trazidos pela psicologia geral, mas sim da análise dos fenômenos educativos e da produção de novos conhecimentos.