-
-
Segundo os dados atuais, a escrita teria sido inventada de forma independente em três regiões. Ela surge pela primeira vez entre os sumérios, a cerca de 3.000 a.C. (5.000 ap.) na Mesopotâmia.
-
É um termo alternativo para Anno Domini, latim para "no ano do (Nosso) Senhor", também traduzido como a Era Cristã
-
-
-
Foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.
-
René Descartes publica "As Paixões da Alma", afirmando que corpo e alma são entidades distintas.
-
O abade Faria investiga a hipnose em seu livro "Da causa do sono lúcido".
-
-
-
-
Foi um médico, filósofo e psicólogo alemão. É considerado um dos fundadores da psicologia experimental junto com Ernst Heinrich Weber (1795-1878) e Gustav Theodor Fechner (1801-1889).
-
O livro de Soren Kierkegaard, "O desespero humano (Doença até a morte)", marca o início do existencialismo.
-
Foi um fisiologista russo conhecido principalmente pelo seu trabalho no condicionamento clássico.
-
Foi o primeiro autor na psicologia a desenvolver testes de inteligência. Foi aluno de Wilhelm Wundt.
Iniciou no século XIX as primeiras investigações sobre a memória; aplicou nestes estudos sílabas "non sense" para avaliar a capacidade e o tempo de armazenamento, assim como a facilidade de recuperação do material armazenado.
Enunciou princípios sobre o armazenamento da memória e demonstrou que as memórias têm diferentes tempos de duração. -
Mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista e psiquiatra criador da psicanálise. Freud nasceu em uma família judaica, em Freiberg in Mähren, na época pertencente ao Império Austríaco (atualmente, a localidade é denominada Příbor, e pertence à República Tcheca).
-
Charles Darwin publica "A origem das espécies, propondo que todas as nossas características são hereditárias.
-
O neurocirurgião Pierre Paul Broca descobre que os lados esquerdo e direito do cérebro desempenham funções distintas.
-
Foi um psicólogo americano. Iniciou seus estudos de Psicologia na Universidade de Harvard, Estados Unidos, onde foi discípulo de William James. Um dos aspectos da psicologia que particularmente o fascinava, era o estudo do aprendizado dos animais.
-
Foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo e inconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria, psicologia, ciência da religião, literatura e áreas afins.
-
Foi um psicólogo estadunidense, considerado o fundador do comportamentalismo (ou simplesmente behaviorismo).
-
Wilhelm Wundt funda o primeiro laboratório de psicologia experimental em Leipzig, Alemanha.
-
Hermann Ebbinghaus descreve seus experimentos aprendendo sílabas sem sentido no livro "Memória".
-
-
William James, o "pai da psicologia", publica "Os princípios da psicologia".
-
Alfred Binet abre o primeiro laboratório de psicodiagnóstico.
-
Pensador importante em sua área e época, foi pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Veio a ser descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte, que ocorreu em 1934, por tuberculose, aos 37 anos.
-
Foi um psicanalista francês.
-
Comumente conhecido como B. F. Skinner, foi um psicólogo behaviorista, inventor e filósofo americano. Ele foi o professor de psicologia Edgar Pierce em Universidade de Harvard de 1958 até sua aposentadoria, em 1974.
-
Com estudos que não só foram base para a existência da inteligência artificial, mas de quase todos os aparelhos eletrônicos já feitos. Criou seu famoso teste, o “Teste de Turing”, usado até hoje para descobrir o nível de inteligência de um programa de inteligência artificial. Esse teste não foi criado para analisar a capacidade de um computador de pensar por si mesmo, já que as máquinas são completamente incapazes disso, mas sim de identificar o quão bem ele pode imitar o cérebro humano.
-
Foi um filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo, crítico literário e professor da cátedra História dos Sistemas do Pensamento, no célebre Collège de France, de 1970 até 1984. Suas teorias abordam a relação entre poder e conhecimento e como eles são usados como uma forma de controle social por meio de instituições sociais.
-
É um linguista, filósofo, sociólogo, cientista cognitivo, comentarista e ativista político norte-americano, reverenciado em âmbito acadêmico como "o pai da linguística moderna", também é uma das mais renomadas figuras no campo da filosofia analítica
-
-
-
Foi um conflito militar global, envolvendo a maioria das nações do mundo, organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra. Foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando a mais de 70 milhões de mortes.
-
Psicólogo e linguista canadense naturalizado norte-americano. É professor da Universidade Harvard. Pinker escreve sobre a linguagem e as ciências cognitivas em vários níveis. Ele é mais bem conhecido pela sua pesquisa da aquisição da fala e pelo seu trabalho sobre as noções de desenvolvimento inato da linguagem iniciadas por Noam Chomsky. No entanto, ao contrário de Chomsky, Pinker considera a linguagem uma adaptação evolutiva.
-