-
Foi um médico, filósofo e psicólogo alemão. É considerado um dos fundadores da psicologia experimental.aos treze anos de idade mudou-se para a casa de uma tia em Heidelberg, começou o curso de medicina na Universidade de Tübingen, onde seu tio era professor de anatomia e fisiologia. Mas 1 ano depois mudou-se para a Universidade de Heidelberg, onde terminou o seu curso de medicina e começou sua brilhante carreira.
-
Conseguiu uma habilitação para a prática médica. Mas depois de um curto período trabalhando como assistente clínico em um hospital municipal, começou a ter dúvidas quanto a sua capacidade para a vida médica e com isso voltou para a vida académica. Dois anos depois habilitou-se como docente e proferiu seu primeiro curso de fisiologia experimental.
-
Freud, foi um médico neurologista e um imoortante psicólogo austríaco. Foi considerado o pai da psicanálise, que influiu sobre a psicologia social contemporânia. Aos 17 anos ingressou na Universidade de Viena no curso de Medicina.
-
Wundt tornou-se assistente de Helmholtz em Heidelberg, foi durante esse período que começou os seus primeiros estudos em psicologia, que foram posteriormente reunidos no seu primeiro livro propriamente psicológico
-
Wundt criou três tarefas para sua vida, a criação de:
(a) uma psicologia experimental;
(b) uma metafísica científica; e
(c) uma psicologia social. -
Wundt foi bastante ativo academicamente, como é possível notar das suas diversas produções. A primeira edição do livro-texto de Wundt Grundüge der Phisiologische Psychologie (Fundamentos da Psicologia Física)
-
Foi chamado para lecionar na Universidade de Leipzing.
-
Trabalhou no instituto de Anatomia concluindo o curso em 1881, assim, resolveu tornar-se um clínico especializado em neurologia.
-
Foi um psicólogo estadunidense, considerado o fundador do comportamentalismo.
-
Wundt recebeu um convite para assumir a cátedra de filosofia indutiva na Universidade de Zurique, onde permaneceu por um ano. Criou o 1º laboratório de psicologia experimental e é considerado um dos fundadores da moderna psicologia experimental. Foi na Alemanha na segunda metade do século XIX que a psicologia emergiu como uma disciplina específica. Atribui-se a Wundt o título de fundador da psicologia como ciência experimental.
-
O segundo objetivo de Wundt era a criação de uma metafísica ou filosofia científica.
-
Após entrar em contacto com Josef Breuer, um médico que tinha curado sintomas graves de histeria através do sono hipnótico, conheceu o "método catártico" e daí constituiu o ponto de partida da psicanálise.
-
Obteve o mestrado em neuropatologia, nesse mesmo ano ganhou uma bolsa para um período de especialização em Paris, quando voltou, publicou "Estudos sobre a Histeria", que marcou o inicio das suas investigações psicanalíticas.
-
Ingressou na Furman University e depois 1899 recebeu o grau de mestre, começou a ensinar psicologia na Universidade John Hopkins, em 1908.
-
Foi um psicólogo suíço e importante estudioso da pedagogia infantil. Revolucionou os conceitos de inteligência e desenvolvimento cognitivo. Desde criança, já mostrava interesse pela natureza. Na adolescência, escreveu artigos científicos e trabalhou gratuitamente para o Museu de História Natural.
-
Passou a estudar a natureza sexual dos traumas infantis começou a delinear a teoria do "Complexo do Édipo", que seria parte da estrutura mental dos homens, o amor físico pela mãe.
-
Wundt também escreveu dez volumes de Psicologia Social, até ao dia do seu falecimento
-
Era o filho do meio de uma família protestante, onde os valores tradicionais e religiosos, juntamente com o incentivo ao trabalho duro eram amplamente cultivados. Aos doze anos, Rogers e sua família mudam-se para uma fazenda, aí passou a se interessar por agricultura e ciências naturais.
-
Durante dez anos, Freud trabalhou sozinho no desenvolvimento da psicanálise, mais tarde a ele juntou-se Adler, Jung, Jones e Stekel, que, passado 3 anos, se reuniram no primeiro Congresso Internacional de Psicanálise, em Salzburg.
-
O primeiro sinal de aceitação da Psicanálise no meio académico. Um ano depois, por ocasião do segundo congresso internacional de psicanálise, o grupo fundou a Associação Psicanalítica Internacional, que consagrou os psicanalistas em vários países
-
Freud foi vítima de hostilidades, principalmente dos próprios cientistas, que, indignados com as novas ideias, tudo fizeram para desmoralizá-lo.
-
Deu uma palestra seminal na Universidade de Columbia intitulada Psicologia como o Behaviorista a vê, que essencialmente detalhou a posição behaviorista. Fundou, assim, o Behavorismo.
-
Tornou-se doutor em Biologia. Já despertava interesse pela mente humana. Nesse mesmo ano mudou-se para Zurique, onde passou a trabalhar em um laboratório de psicologia. Em seguida fez estágio em uma clínica psiquiátrica.
-
Em 1915, serviu como o presidente da Associação Americana de Psicologia (APA) , passado 4 anos publicou "Psychology From the Standpoint of a Behaviorist"
-
Em Paris, trabalhou com um psicólogo infantil responsável pelo desenvolvimento da avaliação da inteligência, que posteriormente serviriam de base para a criação dos testes de QI. Foi professor da escola e laboratório de pesquisa experimental.Descobriu através de avaliações, que as crianças da mesma faixa etária cometiam os mesmos erros, o que o levou a acreditar que o pensamento lógico se desenvolvia graduadamente. Estudou o desenvolvimento das habilidades cognitivas das crianças.
-
O Experimento do Pequeno Albert foi um controverso experimento conduzido por Watson e a sua aluna de doutorado, Rosalie Rayner na Universidade Johns Hopkins, para demonstrar funcionamento do condicionamento clássico em seres humanos.
-
doente, Freud passou pela primeira cirurgia para retirar um tumor no palato. Passou a ter dificuldades para falar, sentia dores e desconforto. Seus últimos anos de vida coincidiram com a expansão do nazismo na Europa.
-
Publicou “A Linguagem e o Pensamento da Criança”. Nesse mesmo ano casa-se com Valentine Châtenay, com quem teve três filhas, que foram importantes para o desenvolvimento de suas pesquisas. Um ano depois, publicou “O Juízo e o Raciocínio da Criança”
-
Logo após graduar-se, diante das expectativas de sua família, passou a frequentar o Seminário Teológico Unido, em Nova Iorque, onde recebeu uma liberal visão filosófica da religião.
-
Publicou Behaviorism
-
Publicou "Psychological Care of Infant and Child"
-
Elaborou a sua tese acerca da medição da personalidade nas crianças com a qual obteve o doutoramento pela Universidade de Colúmbia.
-
Recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” pela Universidade de Harvard. Lecionou em diversas universidades da Europa, entre elas a Universidade de Sorbonne, em Paris.
-
Rogers criou um centro independente de psicopedagogia, o Rochester Guidance Center e após 2 anos, entrou como professor efetivo de Psicologia na Universidade de Ohio, lecionou técnicas de tratamento e couseling.
-
1938- Foi obrigado a se refugiar em Londres, após um pagamento de resgate, onde passou os últimos dias de sua vida.
-
Rogers foi nomeado presidente da American Association for Applied Psychology, após ter dedicado algum tempo a atividades de assistência social.
-
Carl Rogers tornou-se professor de Psicologia na Universidade de Chicago e secretário executivo do Centro de Aconselhamento Terapêutico, quando elaborou e definiu ainda mais seu método de terapia centrada no cliente, a partir do legado de outros teórico. Formulou uma teoria da personalidade e conduzindo pesquisas sobre a psicoterapia, o que muito pouco era feito com relação à abordagem do momento, a Psicanálise.
-
Foi contemplado com a medalha de prata Nicholas Murray Butler da Universidade de Colúmbia. No ano seguinte foi contemplado com o grau de doutor honoris causa em Letras pelo Lawrence College.
-
Fundou o Centro Internacional para Epistemologia Genética. Escreveu cerca de 100 livros e mais de 500 artigos científicos. A metodologia educacional criada por Jean Piaget passou a servir de modelo para diversas escolas em grande parte do mundo.
-
Recebeu o prémio da APA pelas contribuições para a psicologia, um ano depois falece.
-
Piaget morreu em Genebra, em 17 de setembro de 1980.
-
Viajou aos Estados Unidos, América do Sul, Rússia, Japão, Austrália e Europa, sendo nomeado para Nobel da Paz, no mesmo ano faleceu.