77

Santo Rosário: a história de uma oração

By Mayane
  • Jun 20, 800

    Recitação dos 150 "Pai-Nossos"

    Recitação dos 150 "Pai-Nossos"
    No século IX, a recitação dos salmos era a oração oficial da Igreja, conhecida como Liturgia das Horas. Como a maioria do fiéis que desejavam participar desta prática de oração não sabiam ler, um monge teve a iniciativa de recitar 150 Pai-Nossos em substituição aos Salmos. Paralelamente à recitação dos Pai-Nossos, foram introduzindo a expressão bíblica da Saudação Angélica e a Exclamação de Isabel, como recitamos hoje na Ave-Maria.
  • Oct 10, 1214

    Aparição de Nossa Senhora a São Domingos

    Aparição de Nossa Senhora a São Domingos
    No século XIII, percebendo que alguns Salmos continham certas profecias sobre os mistérios da redenção, teólogos compuseram uma série de louvores e preces a Jesus com o título de “Saltérios de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. A Igreja Católica recebeu o Rosário em sua forma atual em 1214, quando a Virgem apareceu a Santo Domingose o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então, a essa devoção são atribuídos incontáveis milagres.
  • Mar 15, 1365

    Separação das Ave Marias em dezenas

    Separação das Ave Marias em dezenas
    Por volta do ano 1365, o monge Cartuxo Henrique de Halkar separou as 150 saudações angélicas em dezenas, intercalando entre cada dezena um Pai-Nosso.
  • Nov 18, 1470

    Ave Marias meditadas

    Ave Marias meditadas
    Por meio de um frade Dominicano – Alan de Rupe -, em 1470, que teve origem o Rosário com um pensamento recitado junto a cada Ave-Maria. Ainda no século XV, com o Renascimento, aconteceram grandes mudanças no pensamento, nas artes, na vida cristã e na liturgia da Igreja. Era um novo florescimento e um novo desafio para a Igreja.
  • Oct 12, 1500

    Contemplação dos Mistérios

    Contemplação dos Mistérios
    A partir de 1500, o Rosário passa por reformulações. Passa a citar um só pensamento entre cada dezena, relembrando os principais mistérios da redenção, a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios.
  • Aparição de Nossa Senhora em Lourdes

    Aparição de Nossa Senhora em Lourdes
    Em 11 de fevereiro de 1858, na vila francesa de Lourdes, às margens do rio Gave, Santa Maria apareceu a uma menina de 14 anos, chamada Bernadete. Bernadete passou a levar mais pessoas para rezar na gruta, e Nossa Senhora continuava a aparecer e a rezar o terço junto a elas. “Ela vinha toda vestida de branco, com um cinto azul, um Rosário entre seus dedos e uma rosa dourada em cada pé”. Nossa Senhora de Lourdes veio com o Rosário nas mãos em todas as aparições e falou da importância de rezá-lo.
  • Aparição de Nossa Senhora em Fátima

    Aparição de Nossa Senhora em Fátima
    Três crianças, Lúcia (10 anos), Francisco (9) e Jacinta (7), afirmaram ter visto Nossa Senhora no dia 13 de Maio de 1917, quando apascentavam um pequeno rebanho, próximo à cidade de Fátima, em Portugal. Depois de rezarem o Terço, viram uma luz brilhante em cima de uma pequena azinheira, uma "Senhora mais brilhante que o sol". "Nossa Senhora do Rosário" teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, trazendo um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.
  • Aparição de Nossa Senhora em Medjugorje

    Aparição de Nossa Senhora em Medjugorje
    Na Bósnia Herzegóvina, fica o vilarejo de, Medjugorje onde, desde 1981, Maria aparece diariamente a 6 jovens. Ela se apresenta como "Rainha da Paz" e faz a humanidade um grande apelo a conversão. No dia 24 de junho de 1981, elas viram Maria acenando para elas numa montanha. Fugiram. No dia seguinte, voltaram a vê-la. Dessa vez, menos assustados, elas se aproximaram e conversaram com ela. A partir desse dia, ela aparece diariamente para eles.
  • Inclusão dos Mistérios Luminosos

    Inclusão dos Mistérios Luminosos
    Em 16 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II acrescenta um novo bloco de 5 mistérios (mistérios luminosos), para completar as contemplações da vida de Cristo, totalizando em 20 mistérios.