Rev russa

Revolução Russa- Gabriel e Leonardo

  • Rússia Czarista

    Rússia Czarista
    Economia: A industrialização era tardia, levando dificuldades econômicas.
    Política: Monarquia absolutista.
    Social: grande parte da sociedade vivia no campo, 80% era rural.
    O fim da Rússia Czarista levou ao início da Revolução Russa, com um Governo Provisório.
  • Governo Provisório

    Governo Provisório
    Bolcheviques, liderados por Lênin, defendiam a ideia revolucionária da luta armada para chegar ao poder, para ter direitos iguais para todos. Camponeses, militares, entre outros.
    Mencheviques , liderados por Plekhanov, defendiam a ideia evolucionista de se chegar ao poder através de eleições, porém maior parte do poder teria de ficar com a burguesia e o parlamento.
  • Saída da guerra

    Saída da guerra
    Saída da guerra para estabelecer a economia do país.
  • Guerra Civil Russa

    BOLCHEVIQUES X MENCHEVIQUES
    = =
    VERMELHO BRANCO

    A guerra foi extremamente sangrenta, massacrou ambas as partes por três anos e acabou sendo vencida pelo Exército Vermelho. Os bolcheviques tomaram novamente o poder.Seu fim foi em 1921.
  • NEP

    NEP
    O governo de Vladmir Lênin anunciou a Nova Política Econômica, também conhecida pela sigla NEP. Em suma, esse novo plano recuava com as ações centralizadoras do comunismo de guerra e permitia que algumas práticas do sistema capitalista ainda fossem empregadas.
  • Period: to

    União Soviética

    União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou simplesmente União Soviética, ou URSS foi um Estado socialista localizado na Eurásia que existiu entre 1922 e 1991. Surgiu durante o governo de Lenin.
  • Stalinismo

    Stalinismo
    Stalinismo foi um regime totalitário de governo liderado por Josef Stálin, líder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), entre 1924 e 1953.
  • Stalin e Trotsky

    Diferentes pensamentos sobre como comandar o país.
  • Terror na Russia

    Sob o aspecto político, Stálin exerceu forte controle sobre as atividades do Partido Comunista. Os setores intelectuais e políticos da época só tinham espaço na medida em que concordavam com as ideologias stalinistas. Dessa forma, o stalinismo se firmou com traços claramente ditatoriais que contrariavam as ideais libertárias e igualitárias do socialismo.