-
O Império Russo foi governado por czares. O regime político era a monarquia absolutista e todo o poder era concentrado nas mãos do czar.
80% da população vivia no campo, que eram explorados, portanto, promoviam revoltas. -
Em 1848 o Manifesto Comunista, obra de Marx e Engels, foi publicado na Europa. Nele estão contias as ideias fundamentais do socialismo científico.
-
Em 1903, durante um Congresso do Partido Operário Social-Democrata Russo, ficou claro que havia divergências internas entre os membros. Então o grupo se dividiu em dois, Bolcheviques e Mencheviques.
-
Operários em greve e suas famílias caminhavam em direção a sede do governo czarista, com um abaixo- assinado para ser entregue ao czar. Eles pediam por melhores condições de trabalho.
-
A Rússia entrou na guerra ao lado da Tríplice Entente e lançou soldados contra os alemães. Em 1917 uma onda de protestos se alastrou pelo país, que deixa a guerra.
-
Os bolcheviques , liderados por Lênin e Trotsky, ocuparam os prédios públicos da cidade e assumiram o poder. O governo da Russia passou às mãos dos bolcheviques, sob liderança de Lênin.
-
Lênin adotou várias medidas de grande repercussão social, mas provocaram a reação de mencheviques, monarquistas e liberais. O que provocou uma Guerra Civil na Rússia (Exército Branco X Exército Vermelho).
-
Em dezembro de 1922, um grande congresso reunindo os diferentes povos que habitavam o território russo fundou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Formou-se um governo composto de representantes das várias repúblicas.
-
No campo, Stalin obrigou milhões de camponeses a entregar suas terras para o Estado. 98% dos camponeses trabalhavam nas fazenda estatais, ganhavam muito pouco, o que provocou uma crise de fome no país.
Porém, o resultado da política industrial e educacional foi um crescimento significativo.
Depois ele implantou uma ditadura, conhecida como stalinismo.