revolução francesa

By vlj
  • Reação aristocrática e convocação dos estados gerais.

    A França estava passando por uma grave crise econômica, causada pelas más colheitas. Então o ministério das finanças propôs a assembleia dos notáveis uma reforma fiscal, que dizia que todos os proprietários(nobres e plebeus) passassem a pagar impostos sobre a terra. Mas a assembleia recusou, apenas os estados gerais tinha o direito de decidir.
  • Reunião dos estados gerais

    Os deputados do primeiro, segundo e terceiro estado forma convocados a se apresentarem no palácio de Versalhes, perto de Paris. Tiveram discussões sobre o sistema de voto o clero e a nobreza exigia voto por ordem, e o terceiro estado exigia o voto por cabeça. Continuou o voto por ordem.
  • Movimento revolucionário

    A França vivia o chamado “grande medo”. Os camponeses atacavam, armados, castelos, igrejas e propriedades rurais, tentando destruir todos os símbolos de poder e opressão.
  • Assembleia nacional constituinte

    A assembleia se proclamou como a assembleia nacional constituinte.
  • Revolta ou revolução?

    A formação da assembleia nacional constituinte atormentou a população. Com a preocupação de assegurar reformas efetivas e de impedir a nobreza de retomar o poder, a população invadiu as ruas de Paris. Então no dia 14 uma multidão invadiu a fortaleza da bastilha ( símbolo do absolutismo) libertando os poucos presos que se encontravam lá. A noticia se espalhou, e acabou chegando aos campos.
  • O rei conspira contra a revolução

    No ano de 1791 a assembleia legislativa assumiu o poder da França, uma nação que se encontrava dividida entre os revolucionários e os contrarrevolucionários. Apoiado pelos contrarrevolucionários o rei Luís XVI aliou-se ( em segredo) a reis absolutistas estrangeiros. Os reis europeus temiam que a revolução francesa influenciassem seus territórios.
  • Prisão de Luís XVI

    Acusado de traição o rei foi deposto em uma manifestação popular. Os revolucionários nomearam uma assembleia, conhecida como convenção que derrubou a monarquia e estabeleceu a república da França.
  • Fim dos privilégios

    A assembleia nacional decreta o fim de todos os privilégios, incluindo a supressão das isenções de impostos e o fim dos direitos feudais.
  • Primeira constituição francesa e declaração de direitos

    Em 1790 foi aprovada a constituição civil do clero, e com isso a igreja passou a ser administrada pelo estado e teve suas propriedades confiscadas. Em 1791 a assembleia constituinte apresentou a primeira constituição francesa.
  • O rei conspira contra a revolução

    No ano de 1791 a assembleia legislativa assumiu o poder da França, uma nação que se encontrava dividida entre os revolucionários e os contrarrevolucionários. Apoiado pelos contrarrevolucionários o rei Luís XVI aliou-se ( em segredo) a reis absolutistas estrangeiros. Os reis europeus temiam que a revolução francesa influenciassem seus territórios. Por isso aceitaram um acordo com Luís XVI: invadiriam a França e o rei colocaria no poder.
  • Morte do rei

    Os membros da convenção julgaram e condenaram o rei Luís XVI a guilhotina além de tomarem medidas para combater os nobres ( que haviam fugido da França) e vencer os contrarrevolucionários.
  • Jacobinos chegam ao poder

    A república jacobina fez uma nova constituição que estabelecia o sufrágio universal masculino, o direito de greve e o direito da subsistência ( ninguém deveria viver em estado de miséria) e também instituiu-se a escola primária pública, obrigatória e gratuita.
  • O regime do terror

    Os jacobinos haviam tomado controle de um país a beira de um colapso: a França se encontrava em guerra contra potências estrangeiras, reunidas com o propósito de derrubar o novo regime. E também estavam enfrentando revoltas populares e uma crise financeira e social. Então Robespierre substituiu o governo provisório por um revolucionário. Para manter-se no poder matava todos os inimigos, todos contrários a revolução. Muitos foram guilhotinados incluindo a rainha Maria Antonieta.
  • A reação Termidoriana e o Diretório

    A convenção derrubou Robespierre, ordenando sua execução na guilhotina. Isso foi chamado de “reação Termidoriana”, que trouxe a alta burguesia ao poder. A revolução mudou de rumo, colocando em primeiro lugar os interesses da burguesia. Isso aconteceu graças a aliança de um regime autoritário com um exército francês ( que naquele momento era prestigiado pelas suas vitórias nas guerras). Este governo recebeu o nome de diretório.
  • A vitória da burguesia

    Livre da intervenção do governo nos assuntos econômicos a burguesia transformou a França feudal em um estado capitalista, voltado para os interesses da burguesia. A estabilidade política só chegou com o golpe de 18brumário, que derrubou o diretório e insistiu o sistema do consulado. O poder foi entregue a 3 cônsules: Napoleão Bonaparte, Sieyès e Roger Ducos. Esta foi a solução que a burguesia encontrou para acabar com o processo revolucionário,iniciando um novo capitulo na história da França.