-
Montou um laboratório de estudo da fadiga.
-
Pioneiro na Administração Científica destinada a estabelecer critérios para a ação laboral e aumentar a produtividade.
-
Publicou Psychology and Industrial Efficiency, obra que focalizava, sobretudo, as técnicas de seleção de pessoal e de ajuste funcional.
-
Estudaram maneiras de facilitar o trabalho evitando os esforços desnecessários fazendo com que aumentasse a produtividade.
-
Psicólogo inserido no exército para fazer um grande teste de inteligência. Porém foi além e propôs testes de aptidão para colocar a pessoa certa no lugar certo.
-
Testes começaram a ser aplicados no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
-
Chicago/EUA um grupo de Harvard fez um experimento para saber se a iluminação do local afetava na produtividade dos trabalhadores. A experiência foi além concluiu que não importava as condições físicas, mas as condições humanas, as motivações, relacionamentos entre produção e diretoria.
-
Chegou a conclusão que eram mais importantes as relações humanas e os sentimentos.
-
Teoria X e Y - afirmou que os estímulos de administração dependem das visões que os gestores têm do comportamento das pessoas na esfera da produção.
-
As questões mais humanistas passaram a dominar POT. A atenção voltava-se as satisfações, ou não, dos indivíduos com suas atividades dentro das instituições.
-
Trouxe novos desafios, aprimoramento das telecomunicações, maior competitividade, relação entre as pessoas e trabalho se tornou mais complexa.
-
Psicólogo integrado às equipes de planejamento estratégico das corporações, estabelecer uma relação dinâmica de reciprocidade nas empresas.