-
Visita dos Idealizadores na área do projeto, e Início das Atividades do Grupo de Pesquisa do Projeto Renascentes.
-
Abertura Oficial dos Trabalhos, e primeira reunião de Planejamento.
-
Reunião do Projeto Renascentes, com representantes da Prefeitura Municipal de Jacareí.
-
Primeira visita dos alunos no campo. Apresentação e explicação das expectativas e proposições que aguardam as atividades do projeto.
-
Reunião dos diversos colaboradores do projeto, incluindo a Prefeitura Municipal de Jacareí e a Heineken Brasil, para o plantio do restante das mudas.
-
Visita de campo para a avaliação do plantio de mudas que foi executado em uma das sub-bacias. Verificou-se taxa de mortalidade de aproximadamente 25% das mudas plantadas.
-
Instalação dos marcos das parcelas permanentes para levantamento fitossociológico e florístico; e abertura de um poço para verificar afloramento de água através da piezometria.
-
Cercamento da área da bacia de estudo, para delimitara a mesma e impedir invasão de gado.
-
Instalação de pluviômetro na área da bacia, para verificar o regime de chuvas na área, e geração de dados que complementam o projeto Pingo d'água.
-
Houve a instalação de dois piezômetros e o replantio de algumas mudas que haviam morrido.
-
Continuação da instalação dos piezômetros nos poços e determinação da demarcação dos instersectos para realização de testes de condutividade hidráulica.
-
Além da leitura dos piezômetros e do pluviômetro, houve início dos testes de permeabilidade do solo com o penetrômetro.
-
Além das leituras rotineiras, iniciou-se o teste de condutividade hidráulica com anéis concêntricos em 03 pontos diferentes da bacia.
-
Realizados em dois períodos (manhã e tarde), dois alunos estagiários foram ao campo para realizar cerca de cinco testes de condutividade hidráulica na bacia 2 no setor B.
-
Houve a leitura dos sete piezômetros instalados para posterior comparação entre os dados durante o ano.
-
Objetivando analisar a vazão dos corpos hídricos da micro-bacia, instalou-se o primeiro vertedouro de chapa de ferro em forma de V, na bacia 1, localizada próxima ao piezômetro nº 2. A primeira vazão medida e calculada foi de 1m³/min.
-
Segundo vertedouro instalado, entre as sub-bacias "2" e "3", localizada perto do piezômetro nº4.
-
Na tentativa de realizar o último teste do setor selecionado, o teste terá de ser refeito, por conta da interferência do gado, que bebeu a água dos anéis concêntricos.
-
Devido as precipitações acumuladas foi necessário fazer a troca da garrafa do pluviômetro, para que seja possível realizar as próximas medições nesse início de temporada de chuvas.
-
Retomada das atividades após o recesso de férias.
-
Primeira visita realizada ao campo após o retorno das férias. Verificou-se a queda do pluviômetro, dessa forma, houve perda de todos os dados do período de férias. Entretanto, no mesmo dia houve instalação do mesmo.
-
Além das verificações usuais, realizou-se o replantio de cerca de 10 mudas na área de plantio.
-
Realizou-se a troca do pluviômetro do óleo do mesmo por biodiesel, para analisar o futuro comportamento deste.
-
Realizou-se o levantamento de dados de pluviometria e piezometria.
-
Realizou-se o levantamento dos dados de pluviometria e piezometria.
-
Realizou-se o levantamento de dados de pluviometria e piezometria.
-
Último levantamento de dados realizados.