Foto

Principais artefatos tecnológicos produzidos pelo homem que são ultilizados na educação

  • 105

    Papel

    Papel
    O papel foi inventado no ano 105 pelo chinês Cai Lun. Para produzi-lo, era feita uma massa com fibras de árvores e trapos de tecidos cozidos e esmagados. Em seguida, a espalhavam sobre um tipo de peneira (feita com bambu e um pano esticado) e deixavam secar ao sol. Por mais de 600 anos, somente os chineses sabiam como fabricá-lo.
  • Lápis

    Lápis
    Os primeiros lápis livres de chumbo datam do século XVI. Neste século foi descoberta, perto de Borrowdale, Cúmbria, Inglaterra, uma grande jazida de um material bastante puro e sólido, hoje reconhecido como o estado alotrópico mais comum do carbono, a grafite.
    A primeira produção de lápis em massa é atribuída a Friedrich Staedtler em 1622, em Nuremberg, na Alemanha[2].
  • Calculadora

    Calculadora
    La pascaline foi a primeira calculadora mecânica do mundo, planejada por Blaise Pascal em 1642.
    Originalmente, Pascal pretendia construir uma máquina que realizasse as quatro operações fundamentais, mas apenas conseguia fazer diretamente operações de adição e subtração. As operações de multiplicação e divisão podiam ser feitas por repetição.
  • Quadro Negro

    Quadro Negro
    Diz - se que foi um escoces, James Pillans, quem inventou o quadro- negro em 1801, para ensinar geografia . nao se pode imaginar o aprendizado da geografia sem os desenhos nos quadros.
  • Livro didático

    Livro didático
    No século XIX, o livro didático surgiu como um adicional à Bíblia, até então, o único livro aceito pelas comunidades e usado nas escolas. Somente por volta de 1847, os livros didáticos passaram a assumir um papel de grande importância na aprendizagem e na política educacional. Os primeiros livros didáticos, escritos sobretudo para os alunos das escolas de elite, procuram complementar os ensinamentos não disponíveis nos Livros Sagrados. (OLIVEIRA et al, 1997, p. 26).
  • Caneta Esferográfica

    Caneta Esferográfica
    O jornalista húngaro e naturalizado argentino László Bíró inventou a primeira caneta esferográfica, na década de 1930. Ele havia percebido que o tipo de tinta utilizado na impressão de jornais secava rapidamente, deixando o papel seco e livre de borrões. Imaginou então criar uma caneta utilizando o mesmo tipo de tinta.
  • Quadro Branco

    Quadro Branco
     história dos quadros brancos começou em meados do ano 1960. Até hoje ainda se mantém o mistério sobre quem realmente o inventou. Alguns pensam que teve origem na China, mas não há nenhuma maneira real de se ter a certeza.
    Os quadros brancos evoluíram dos quadros pretos (ou chalkboards, em inglês).  Embora os quadros pretos fossem populares, alguns professores e alunos eram alérgicos ao pó do giz, que ia parar ao ar quando se limpava o quadro
  • Computador

    Computador
    Em 1965 foi desenvolvida a primeira série de computadores pessoais,I2. Entretanto, segundo o Computer History Museum, o primeiro "computador pessoal" foi o Kenbak-1, lançado em 1971. Tinha 256 bytes de memória e foi anunciado na revista Scientific American por US$ 888; todavia, não possuía CPU e era, como outros sistemas desta época, projetado para uso educativo (ou seja, demonstrar como um "computador de verdade" funcionava).
  • Episcópio

    Episcópio
    A primeira versão do retroprojetor foi o episcópio, inventado no início do século 20. Nos anos 1980, professores começaram a utilizar tais equipamentos para projetar imagens em movimento usando telas LCD. O primeiro destes projetores era monocromático, mas versões a cores tornaram-se disponíveis no final da mesma década.