Bit

Primeira República

  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    Três fatores contribuiram para a Proclamaçõ das Repúblicas, elas sendo: o fator militar, que não teve seus militares sendo apoiados por D. Pedro II depois da vitória na Guerra do Paraguai, o fator servil, pois começaram a apoiar a República com a esperança que ela abrisse a escravidão novamente e o fator religioso, pois D. Pedro I e II começaram a optar por maçons para cuidar das paróquias em vez dos católicos.
  • Period: to

    Governo de Marechal Deodoro da Fonseca

    Implantou um sistema de governo que seperava o Estado da Igreja, como também convocou quem iria formar Assembleia Constituinte, depois elaborando Constituição Republicana do Brasil, em 1891. Nela, suas principais características foram a divisão dos três poderes, executivo, legislativo e judiciário e o voto universal masculino. Também foi implantado o governo de Encilhamento por Rui Barbosa, que favorecia viabliar a industrilização e a emissão de moedas para pagar a massa assalariada.
  • Period: to

    Governo de Marechal Floriano Peixoto

    Floriano Peixoto enfrentou uma forte oposição e várias revoltas, por isso ganhou o apelido de "Marechal de Ferro". Todas essas revoltas foram causadas por uma explicação de mandato que dizia estar na Constituição, que Floriano ignorou e continuiou a comandar o país. Outros, como intergrantes da Nação o apoiavam, pois ajudava aclasse média tomando medidas eficazes para diminuir o custo de vida.
  • Period: to

    Período da República do café-com-leite