Maxresdefault

Primeira Guerra

  • Motivos da Guerra

    Motivos da Guerra
    -Países descontentes com as divisões dos territórios (Ásia e África).
    -Corrida armamentista.
    -A França perdeu a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha.
    -Assassinato de Francisco Ferdinando
    -Príncipe do império austro-húngaro.
  • Tríplice Aliança

    Formada pela Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha.
  • Tríplice Entente

    Participação da França, Rússia e Reino Unido.
  • Assassinato do Príncipe

    Assassinato do Príncipe
    No dia 28 de junho de 1914, em Sarajevo, Bósnia, morreu herdeiro do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando e sua esposa.
  • Trincheiras e a Terra de Ninguém

    Trincheiras e a Terra de Ninguém
    Recebe o nome de trincheira a construção subterrânea com fins militares destinada à defesa e ataque furtivo, de profundidade suficiente para abrigar um soldado em pé. Com o aumento gradual do poder de destruição do aparato bélico, a trincheira passou a ser um importante meio estratégico.
  • Aviões na Primeira Guerra

    Aviões na Primeira Guerra
    Os aviões no início da guerra forram usados principalmente para reconhecimento aéreo, já que eram feitos de um material não resistente e não tinham muita potência também. Mas com o desenrolar da guerra eles foram evoluindo e substituíram os dirigíveis, que eram utilizados para bombardear cidades, pois eram alvos bem menores.
  • Armas Químicas

    Armas Químicas
    Com a ascensão da indústria química no século 19, foi inevitável que na Primeira Guerra Mundial, se usasse o gás venenoso como uma arma de combate. Em 1915, os alemães, seguido dos franceses e ingleses, fez largo uso do gás de cloro e de mostarda a partir de 1916. Assim, os soldados conheceram mais um abominável instrumento de morte. O pavor dos atingidos pela nuvem mortífera foi total. Desde então, nada provocou no homem contemporâneo tamanha fobia do que vir a morrer inalando gás venenoso.
  • Dirigíveis

    Dirigíveis
    Os dirigíveis foram usados em sua maioria pelos alemães, para bombardear o território inimigo, principalmente o Reino Unido, já que era difícil de alcançá-los pelo mar. No total foram feitas 51 operações aéreas contra a Inglaterra, causando a morte de 58 soldados e 500 civis.
    Com o tempo os dirigíveis substituídos pelos aviões no momento em que as armas anti-aéreas tiveram o seu alcance foi expandido, pois com isso os dirigíveis passaram a ser alvos enormes.
  • O Primeiro Tanque Em Ação

    O Primeiro Tanque Em Ação
    Na manhã do dia 15 de setembro de 1916, os alemães aguardavam os costumeiros ataques das tropas inglesas de infantaria. Para surpresa geral, no lugar de combatentes, surgiram à distância o que alguns soldados acreditaram tratar-se de tratores. (Flers, na França)
  • EUA na Guerra

    EUA na Guerra
    Após ter alguns de seus navios mercantes naufragados por submarinos alemães, os Estados Unidos
    declararam guerra contra a Alemanha, entrando assim na tríplice Entente. Recrutando diversos soldados utilizando uma ótima estratégia, a propaganda.
  • Tratado de Versalhes

    Tratado de Versalhes
    Em junho de 1919, é assinado o Tratado de Versalhes, que impôs as condições de paz – as
    mais duras para a Alemanha. O país perdeu todas as suas colônias, foi desarmado, teve parte de seu
    território ocupado militarmente e ainda precisou pagar uma pesada indenização pelos custos da guerra.