-
O Paleolítico é um período da Pré-História que se estendeu, aproximadamente, de 2,5 milhões de anos atrás até 12 mil anos atrás. Nele os grupos de hominídeos e humanos viviam de maneira nômade e eram apenas caçadores e coletores. Nessa época registrou-se também a realização das pinturas rupestres.
-
O Paleolítico Inferior se inicia no momento em que ocorre o desenvolvimento nos hominídeos conhecidos como homo Habilis e homo Erectus, ancestrais do homo Sapiens, sobre a capacidade de fabricarem utensílios e ferramentas para usarem em seu dia a dia. Teve duração entre 3 milhões a 250 mil anos passados.
-
No Paleolítico Médio, ocorreram significativas mudanças na vida dos primeiros grupos humanos, principalmente após a descoberta do fogo e o seu controle. O fogo foi utilizado para iluminar o interior das cavernas, espantar animais silvestres e assar a carne dos animais caçados. As relações sociais solidificaram-se, pois os grupos reuniam-se em torno da fogueira.
-
O período Neolítico foi caracterizado por inúmeras transformações ocorridas entre os hominídeos, como a sedentarizarão e a produção agrícola. Alguns historiadores reconhecem a importância dessas mudanças e denominaram esse período como Revolução Neolítica. A produção artística foi intensa, e a economia se desenvolveu por meio da agricultura, do comércio e do artesanato.
-
De curta duração, este período vai de 6, 5 mil anos atrás até o surgimento da escrita. A Idade dos Metais corresponde ao último período da Pré-História, em 6 mil a.C., quando os primeiros humanos descobriram os metais e começaram a utilizá-los no seu cotidiano, produzindo objetos e fabricando armas.
-
A Idade dos Metais corresponde ao último período da Pré-História, ocorrido em 6 mil a.C., e é caracterizada pelo uso do cobre, do ferro e do bronze na fabricação de artefatos usados pelos hominídeos nas guerras e na produção agrícola.
-
A caça continuava uma prática corriqueira, e os hominídeos conseguiam construir armadilhas e capturar animais de grande porte, como o mamute.
As mudanças climáticas desse período motivaram transformações na vida dos hominídeos. A glaciação fez com que esses grupos ficassem mais tempo nas cavernas. A luz do fogo iluminava o seu interior e aquecia do frio. Foi nesse momento que a pintura rupestre tornou-se prática corriqueira.