330d8089 570f 4a7f bd26 816edf1ad5b7

Políticas de Saúde no Brasil

  • Epidemia de Febre Amarela no Rio de Janeiro e São Paulo

    Epidemia de Febre Amarela no Rio de Janeiro e São Paulo

    Epidemias e doenças atingindo toda a
    população. A população pobre tinha atendimento filantrópico
    nos hospitais de caridade mantidos pela igreja. Ao passar do
    tempo, as epidemias ficaram mais graves. Logo, foi criado um
    Instituto para criação de vacinas e então realizando a vacina
    obrigatória.
  • Revolta da Vacina

    Revolta da Vacina

    O povo realizou protesto contra com a vacina obrigatória no Rio
    de Janeiro. E, terminaram as obras de saneamento em Santos-SP, feito para não atingir a cidade com epidemias.
  • Greve operária no Rio de Janeiro e São Paulo.

    Greve operária no Rio de Janeiro e São Paulo.

    A greve geral de 1917 no Brasil faz parte de um processo de politização dos trabalhadores brasileiros. Esta politização se deu em parte graças às ideias e princípios organizacionais aportados no país junto com trabalhadores europeus italianos e espanhóis que imigraram para o Brasil buscando melhores condições de vida a partir da segunda metade do século XIX.
  • Gripe espanhola mata milhares no Brasil.

    Gripe espanhola mata milhares no Brasil.

    Algumas pessoas acham que é castigo dos céus e que pecadores morrerão. Também criticam o Governo e Saúde Pública por não agirem corretamente.
  • Grevistas fazem acordo e voltam a trabalhar nas indústrias.

    Grevistas fazem acordo e voltam a trabalhar nas indústrias.

    Depois de árduas negociações, os operários conquistaram o aumento de 20% de salário, direito de associação e a não demissão dos envolvidos na greve. No dia 16 de julho, um comício realizado no Largo da Concórdia, decreta o fim da primeira greve geral do Brasil.
  • Primeira Lei da Previdência foi criada

    Primeira Lei da Previdência foi criada

    Primeira lei da Previdência, de 1923, permitia aposentadoria aos 50 anos. A Lei Eloy Chaves obrigou cada companhia ferroviária do país a criar uma caixa de aposentadorias e pensões (CAP), departamento incumbido de recolher a contribuição do patrão e a dos funcionários e pagar o benefício aos aposentados e pensionistas.
  • Getúlio Vargas, “pai dos pobres”, tomou posse da presidência, centralizando e uniformizando as estruturas antigas.

    Getúlio Vargas, “pai dos pobres”, tomou posse da presidência, centralizando e uniformizando as estruturas antigas.

    Em 1930, após Getúlio Vargas tomar o poder e dar início ao processo de centralização política e estruturação do Estado nacional, surge, juntamente com outros ministérios então criados, o Ministério da Educação e Saúde Pública (MESP) – que passou a ser Ministério da Educação e Saúde (MES) em 1937. O objetivo era o de reforçar a capacidade de intervenção e coordenação governamental das ações de saúde em todo o território nacional.
  • Os recursos dos IAPS foram sempre aplicados pelo governo no financiamento da industrialização do país

    Os recursos dos IAPS foram sempre aplicados pelo governo no financiamento da industrialização do país

    Assim como os planos de saúde de hoje, os IAPs (Institutos de Aposentadorias e Pensões) de algumas categorias eram melhores que os de outras. Os institutos “superiores”, como o dos funcionários públicos, tinham convênio com os melhores hospitais. Os “inferiores” limitavam tempo de internação, como o dos marítimos, ou cobravam uma taxa extra cada vez que o beneficiário utilizava um serviço, como os dos operários da indústria.
  • Após ataques, ocorreu o Estado de Sítio, cancelamento das eleições presidencial e fechamento do congresso.

    Após ataques, ocorreu o Estado de Sítio, cancelamento das eleições presidencial e fechamento do congresso.

    Foi criado o Ministério do Trabalho. SESP, a:vidades do serviço especial de Saúde Pública no interior do país, faz parte da saúde pública ajudando a combater as epidemias e percorrendo o Brasil inteiro prestando assistência.
  • Getúlio Vargas é deposto.

    Getúlio Vargas é deposto.

    Houve inauguração de novas áreas no hospital com aparelhos modernos e médicos especialistas para cada necessidade.
  • Ministério da Saúde é criado após a volta de Getúlio Vargas ao poder

    Ministério da Saúde é criado após a volta de Getúlio Vargas ao poder

    o Ministério da Saúde ganhou existência em 1953, Em julho daquele ano o então Ministério da Educação e Saúde foi desmembrado em dois, com a proposta de centralizar as políticas do setor e estruturar melhor as respostas aos muitos problemas sanitários nacionais.
  • Unificação de todo o sistema previdenciário, IAPS e outros órgãos em sistema único, o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) que juntou todas as contribuições.

    Unificação de todo o sistema previdenciário, IAPS e outros órgãos em sistema único, o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) que juntou todas as contribuições.

    Em 1966, todas as IAPs foram unificadas em um só instituto, o INPS. O Instituto Nacional de Previdência Social é o embrião do INSS que conhecemos hoje. Essa unificação se deu pelo Decreto nº 72 , que sucedeu a LOPS (Lei Orgânica de Previdência Social), este promulgado em 1960.
  • Construção de hospitais particulares ampliando leitos hospitalares e atendimento à trabalhadores inscritos na previdência social. Trabalhadores rurais passam a ter assistência médica e aposentadoria.

    Construção de hospitais particulares ampliando leitos hospitalares e atendimento à trabalhadores inscritos na previdência social. Trabalhadores rurais passam a ter assistência médica e aposentadoria.

    Em 1968 o governo anuncia linhas de financiamento a fundo perdido para a construção de hospitais particulares para aumentar o número de leitos e atender os trabalhadores inscritos na Previdência Social. Neste mesmo período o governo aumentou o atendimento para trabalhadores rurais através do FUNRURAL (fundo dos trabalhadores rurais), mas que poucos anos mais tarde seria extinto, permanecendo apenas a sigla
  • O Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) presta assistência à saúde de seus associados

    O Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) presta assistência à saúde de seus associados

    O Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social presta assistência à saúde de seus associados, justificando a construção de grandes unidades de atendimento, assim como da contratação de serviços privados nos grandes centros urbanos (maioria de seus beneficiários). A assistência à saúde desenvolvida beneficiava apenas os trabalhadores da com “carteira assinada”.
  • A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, reunida em Alma-Ata

    A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, reunida em Alma-Ata

    Mostrando a necessidade de ação urgente
    de todos os governos, de todos os que trabalham nos campos da
    saúde e do desenvolvimento e da comunidade mundial para
    promover a saúde de todos os povos do mundo.
  • O Ministério da Saúde decide lançar o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) como resposta aos problemas de saúde e às necessidades da população feminina.

    O Ministério da Saúde decide lançar o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) como resposta aos problemas de saúde e às necessidades da população feminina.

    O documento "Assistência Integral à Saúde da Mulher: bases de ação programática" serviu de apoio para o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), que foi elaborado pelo Ministério da Saúde em 1983 e publicado em 1984.
  • Realização da VIII Conferência Nacional de Saúde

    Realização da VIII Conferência Nacional de Saúde

    Com intensa participação social, deu-se logo após o fim da ditadura
    militar iniciada em 1964. Uma concepção ampliada de saúde e o
    princípio da saúde como direito universal e como dever do
    Estado
  • Constituição Federal é criada

    Constituição Federal é criada

    A Constituição Federal define Art.
    196 a 200 "Saúde é direito de todos e dever do Estado".
  • A Lei Orgânica da Saúde é sancionada

    A Lei Orgânica da Saúde é sancionada

    Regulando as ações e serviços de saúde em todo o território nacional e estabelece, entre outras coisas, os princípios, as diretrizes e os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Criação do Programa Saúde da Família (PSF).

    Criação do Programa Saúde da Família (PSF).

    Em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF) foi criado como estratégia de reorientação dos serviços de atenção à saúde. As antigas práticas mais voltadas para a doença e valorização do hospital são substituídas por novos princípios, com o foco na promoção da saúde e na participação da comunidade.
  • Emenda Constitucional nº 29 é aprovada

    Emenda Constitucional nº 29 é aprovada

    Estabelecendo a vinculação de recursos nas três esferas de governo para um processo de financiamento mais estável do SUS, de reforçar o papel do controle e fiscalização dos Conselhos de
    Saúde e de prever sanções para o caso de descumprimento dos
    limites mínimos de aplicação em saúde.
  • Criação do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU)

    Criação do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU)

    Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, denominados Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e acionados por telefonia de discagem rápida (número 192), conhecidos como SAMU 192, foram normatizados no Brasil a partir de 2004 pelo decreto presidencial do governo Lula, nº º 5.055, de 27 de abril de 2004.
  • O Governo Federal cria o Programa Farmácia Popular do Brasil

    O Governo Federal cria o Programa Farmácia Popular do Brasil

    Surge como uma inovação para a política pública de assistência farmacêutica através da adoção do copagamento como estratégia de ampliação do acesso a medicamentos.
  • Pacto da Vida é estabelecido

    Pacto da Vida é estabelecido

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. A definição de prioridades deve ser estabelecida por meio de metas nacionais, estaduais, regionais ou municipais.