Placas Gráficas

Timeline created by pedrorctavares
  • IBM Monochrome Display Adapter

    IBM Monochrome Display Adapter
    A monochrome Display Adapter foi a primeira placa de vídeo feita e era capaz de representar 80 colunas e 25 linhas no monitor, utilizando apenas a cor verde para as letras e o preto para o fundo de ecrã.
  • Intel iSBX 275 Video Graphics Controller Multimodule

    Intel iSBX 275 Video Graphics Controller Multimodule
    A Intel iSBX 275 Video Graphics Controller Multimodule foi disponibilizada para sistemas industriais baseados no padrão Multibus (feito de forma assíncrona para acomodar dispositivos com diferentes taxas de transferência) e era capaz de representar 8 cores numa resolução de 256 x 256.
  • ATI VGA Wonder

    ATI VGA Wonder
    A ATI VGA Wonder, por sua vez, já era capaz de reproduzir vídeo em 16bit e renderizar em formato 2D, usando uma resolução de 800x600.
  • 3dfx Voodoo

    3dfx Voodoo
    A Voodoo marcou o início da era 3D nos videojogos com 4MB de memória e 50Mhz de block speed, usando uma resolução de 640x480.
    Contudo, esta precisava de uma placa de vídeo separadamente para processar gráficos em formato 2D.
  • Nvidia Riva 128

    Nvidia Riva 128
    Com uma resolução de 960x720, a Riva 128 surgiu como natural competidor com a Voodoo e introduziu a Nvidia aos consumidores.
    Apesar de apresentar uma maior resolução, esta placa não tinha um suporte a drivers tão bom como a placa Voodoo.
  • 3dfx Voodoo 2

    3dfx Voodoo 2
    Com o aparecimento da Voodoo 2, a 3dfx cimentou-se como líder no mercado de placas gráficas 3D. Apesar de ainda não ter uma resolução tão grande como a sua concorrência (Nvidia Riva 128), a placa da 3dfx tinha uma característica inovadora, dando ao utilizador a possibilidade de instalar duas Voodoo 2 no computador, de forma a aumentar o desempenho do mesmo.
    Ainda assim, a Voodoo 2 precisava de uma placa de vídeo à parte para processar gráficos em formato 2D, tal como a primeira Voodoo.
  • Nvidia GeForce 256

    Nvidia GeForce 256
    A GeForce 256 foi uma enorme evolução para a Nvidia, visto que quase dobrou a velocidade em relação ao seu antecessor e permitiu à Nvidia ultrapassar a sua concorrência (3dfx).
    Esta possibilitou um salto considerável em desempenho em jogos poligonais e foi o primeiro acelerador gráfico compatível com o DirectX 7.
  • Nvidia GeForce 8800 GTX

    Nvidia GeForce 8800 GTX
    Passados 7 anos, a Nvidia voltou a ter uma enorme evolução, com o aparecimento da 8800 GTX. Esta placa gráfica tornou-se a primeira a suportar o componente DirectX 10 e tinha uma memória consideravelmente maior do que as gráficas anteriormente faladas.
    Esta placa tinha ainda mais duas portas SLI, de forma a dar a possibilidade ao utilizador de usar três 8800 GTX e usufrui de resoluções até 2560x1600.
  • ATI Radeon HD 5970

    ATI Radeon HD 5970
    A Radeon HD 5970 foi uma das últimas gráficas a ser criadas pela ATI antes desta ser adquirida pela AMD e suportava DirectX 11.
    Esta possuía dois processadores gráficos, de forma a aumentar o seu desempenho e atingia também resoluções até 2560x1600.
  • Nvidia GTX Titan

    Nvidia GTX Titan
    Como a descrição acima mostra, a GTX Titan apresentava já um desempenho à frente do seu tempo, com 6Gb de memória, 836MHz de clock speed e a introdução de water cooling. O seu único entrave seria mesmo o seu preço visto que custava praticamente o dobro das gráficas na altura apresentadas.
  • AMD Radeon RX 580

    AMD Radeon RX 580
    Até aos dias de hoje, esta placa gráfica continua bastante capaz de satisfazer as necessidades do utilizador. Fabricada pela AMD, a Radeon RX 580 apresentou um novo tipo de GPU (Polaris), que usam uma arquitetura Graphics Core Next 4.0 e são capazes de suportar o DirectX 12.
  • Nvidia GeForce RTX 2080 Ti

    Nvidia GeForce RTX 2080 Ti
    Com um ótimo desempenho em 4K, a RTX 2080Ti apresenta uma microarquitetura Turing, o que lhe permite implementar Ray Tracing (produção de reflexões, refrações e sombras), substituindo assim técnicas mais rudimentares das placas gráficas anteriormente produzidas.