-
Pinturas rupestres feitas com a intenção de representar o caminho dos locais onde havia caça no período da arte rupestre
-
Uma placa de barro cozido com inscrições em caracteres cuneiformes (escrita suméria) onde foi representado o lado setentrional da região mesopotâmica, considerada o primeiro para da história feito pelos Sumérios.
-
Anaximandro de Mileto representava o mundo como um círculo achatado onde estavam Europa, Ásia e África circundadas por um oceano. Foi ele quem primeiro sugeriu que a terra, por estar à igual distância dos demais astros, flutuava no espaço sem nenhum tipo de suporte ou apoio.
-
Usando-se da trigonometria, Eratóstenes mediu a circunferência da terra chegando bem perto dos 40.076 km reais (segundo ele eram 45.000 km).
-
Os romanos criaram o astrolábio, ou dioptra – como era chamado pelos gregos, um instrumento usado para se determinar a localização de pontos na terra por meio da observação dos fenômenos celestes. Hiparco foi o primeiro a falar sobre a astrolábio, junto com o sistema das coordenadas.
-
Hiparco, astrônomo grego, foi quem criou o sistema de coordenadas geográficas de latitude e longitude utilizando-se da matemática e da observação dos astros celestes.
-
A bússola teve grande importância para o desenvolvimento das civilizações no século XVI, na Era dos Descobrimentos com as grandes navegações, mas sua história começa no século I, na China, quando foi inventada.