-
-
-
-
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
De acordo com a descrição no site da própria instituição "O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro nasceu, em 1838, da aspiração de uma entidade que refletisse a nação brasileira que, não muito antes, conquistara a sua Independência."
Atualmente o IHGB conta com uma biblioteca, um arquivo, uma mapoeca, um museu, entre outras instalações. -
-
-
-
11 e 18 de fevereiro de 1922. Realização da Semana da Arte Moderna, divulgando ideias e interesses de Mário de Andrade sobre temas como a diversidade cultural e a cultura das camadas populares.
-
• 24 de outubro de 1930 Revolução de 1930
• 1937-1945 Estado Novo
• 29 de outubro de 1945 -
Implementação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN)
-
Conclusão do projeto de lei federal que organizaria e protegeria o patrimônio no Brasil.
*Dia da data impreciso." -
Promulgação da Lei nº 378, que cria o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Imagem: Arquitetura representativa do período Belle Époque, no Centro Histórico de Manaus, prédio no qual hoje funciona a sede do Iphan no Amazonas. http://portal.iphan.gov.br/galeria/detalhes/78/
-
30 de novembro de 1937: Promulgação do Dec.-Lei 25, que define o que é o patrimônio histórico e artístico brasileiro e estabelece os meios para protegê-los.
-
Finalização do anteprojeto do Serviço do Patrimônio Artístico Nacional (SPAN).
Dia da data impreciso. -
-
Criação da Comissão Nacional de Folclore.
-
Criação da Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, ligada ao Ministério de Educação e Cultura.
-
-
Criação, por Aloísio Magalhães, do Centro Nacional de Referência Cultural (CNRC) no SPHAN, que visava abarcar prioritariamente bens culturais não contemplados pelo SPHAN.
-
Transformação da Campanha em Instituto Nacional do Folclore.
*Dia e mês na data imprecisos." -
Criação da Fundação Nacional Pró-Memória, visando aplicar a política de preservação da então Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
-
-
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico Descrição no site do IPHAN "Pelo valor etnográfico, foi tombada a Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), onde os escravos criaram, entre os séculos XVII e XVIII, o Quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi. No local, os quilombolas foram exterminados e lá ainda se conservam as últimas pedras das trincheiras."
-
IPHAN tomba o Terreiro da Casa Branca (importante local de atividade do candomblé da Bahia).
-
Constituição amplia as noções do que é patrimônio, reconhecendo a existência de bens materiais de natureza imaterial.
-
Instituição do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) pela Lei no 8.313, para captar e canalizar recursos e incentivar a preservação dos bens culturais.
-
Transformação do Instituto Nacional de Folclore em Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), vinculado à Fundação Nacional de Artes (Funarte). Dia e mês na data imprecisos.
-
Realização do seminário Patrimônio Imaterial: estratégias e formas de proteção, em Fortaleza (Ceará), onde se debateu sobre instrumentos legais e administrativos de preservação dos bens culturais de natureza imaterial.
-
Criação de Comissão e Grupo de Trabalho para construir uma proposta de regulamentação do Registro do patrimônio cultural imaterial.
-
Desenvolvimento da metodologia Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), que tem o objetivo de construir conhecimentos para basear a produção de políticas patrimoniais, baseados em uma perspectiva ampla e consoante com a definição de patrimônio cultural dada pela Constituição Federal de 1988. Dia da data impreciso.
-
DECRETO Nº 3.551, DE 4 DE AGOSTO DE 2000. Promulgação do Decreto 3.551. Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro, cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial e dá outras providências.
-
"O saber envolvido na fabricação artesanal de panelas de barro foi o primeiro bem cultural registrado, pelo Iphan, como Patrimônio Imaterial em 2002." http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/51/
-
Dia e mês da data imprecisos.
-
Criação do Departamento do Patrimônio Imaterial e Documentação de Bens Culturais no IPHAN, pelo Decreto nº 4.811, de 19 de agosto de 2003.
-
Criação do Departamento do Patrimônio Imaterial (DPI) no IPHAN, pelo Decreto nº 5.040, de 6 de abril de 2004. O DPI substitui o anterior Departamento de Patrimônio Imaterial e Documentação de Bens Culturais.