Pais da Psicologia

Timeline created by Beas Fmn
  • 400

    Psicologia

    Psicologia
    A psicologia enquanto ciência não exata surgiu há cerca de 2500 anos na antiga Grécia.
  • Period: to

    Wilhem Wundt

    Foi crucial na afirmação da psicologia moderna tendo se dedicado à análise experimental da consciência, decompondo-a em elementos ou partes constituintes. O seu método de estudo era a introspeção. A sua corrente ficou conhecida como associacionismo. Fundou o primeiro laboratório de psicologia.
  • Period: to

    Sigmund Freud

    Neurologista austríaco que fundou a psicanálise sendo esta uma teoria do psiquismo e método de intervenção. Para Freud, estes métodos eram adequados ao estudo do inconsciente. Este valorizou a dimensão inata do ser humano valorizando em simultâneo as experiências vividas. O método psicanalítico aborda a mente e os transtornos psicológicos através da associação livre, dos atos falhados e das resistências.
  • Period: to

    John Watson

    Psicólogo que dedicou o seu estudo ao comportamento tendo a sua corrente como nome Behaviorismo. O seu método de estudo era experimental e considerava que a psicologia se deveria dedicar apenas ao comportamento e suportar-se no rigor da observação e do método experimental.
  • Period: to

    Jean Piaget

    O psicólogo suiço considera que o sujeito constrói o seu desenvolvimento cognitivo através das suas ações. Seguia uma abordagem interacionista através da assimilação, acomodação, adaptação e equilibração. Tem ainda como método de estudo a observação naturalista dividida em 4 estádios. Para ele, a inteligência pressupõe uma visão do ser humano que valoriza o seu papel ativo e autorregulador.
  • Period: to

    Carl Rogers

    Psicólogo e psicoterapeuta que enfatizava o livre-arbítrio, o crescimento pessoal e a procura de sentido pela própria existência (autenticidade, aceitação incondicional e empatia). Foi pioneiro na condução de estudos científicos e na pesquisa empírica. O humanismo rogeriano permitiu resgatar a consciência.