os povos da mesopotamia

  • 2550 BCE

    acadicos

    Na política, os acadianos criaram um Estado centralizado e avançaram na arte militar. Desenvolveram a tática do deserto, com armamento leve, como o venábulo (lança), e grande mobilidade. Na religião, estabeleceram novos deuses e passaram a divinizar também o rei.
  • 1950 BCE

    sumérios

    sumérios
    Os sumérios eram excelentes arquitetos e construtores. Desenvolveram os zigurates, que eram enormes construções em formato de pirâmides. Os zigurates eram usados como locais de armazenagem de grãos e também como templos religiosos. Construíram várias cidades-estados importantes como, por exemplo: Nippur, Ur, Kish, Uruk, Lagash e Eridu.
  • 1900 BCE

    babilônia

    babilônia
    Além de promover a unificação dos territórios mesopotâmicos, o rei Hamurábi também foi imprescindível na elaboração do mais antigo código de leis escrito do mundo. O chamado Código de Hamurábi era conhecido por seus vários artigos que tratavam de crimes domésticos, comerciais, o direito de herança, falsas acusações e preservação das propriedades.
  • 1245 BCE

    assírios

    A violência militar assíria tinha legitimidade por meio da religião: a conquista de territórios e riquezas era a missão divina dos reis
  • 539 BCE

    Caldeus

    Nabucodonosor transformou a cidade da Babilônia em um grande centro cultural. Sob seu governo foram produzidas diversas obras urbanas desde ruas, jardins, muralhas, templos, palácios, dos quais se destacam os Jardins Suspensos da Babilônia e a Torre de Babel.