-
Criação do Philosophical Transactions, na Inglaterra. Um dos predecessores do periódico na história.
-
Criação do Journal des Sçavans, na França. Um dos predecessores do periódico na história.
-
Criação do Instituto Internacional de Bibliografia (IIB), em 1895, a partir das ideias de Paul Otlet e Henri de La Fontaine.
-
Transformação do IIB em Instituto Internacional de Documentação (IID), em 1931.
-
Publicação do Traité de Documentation: le Livre sur le Livre: Théorie et Pratique, por Paul Otlet, em 1935.
-
Fundação do American Documentation Institute (ADI), em 1937, que mais tarde, virou American Society for Information Science (ASIS) e hoje chamado American Society for Information Science Technology (ASIST).
-
Transformação do IID em Federação Internacional de Documentação (FID), em 1938.
-
A “explosão da informação”, decorrente do avanço científico e tecnológico na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o aumento de periódicos científicos, a necessidade de registro e transmissão da informação e o surgimento de novas tecnologias, sobretudo o computador e a World Wide Web (1991), contribuíram fortemente para o nascimento da área.
-
Criação do Vniti, Vserossiisky Institut Nauchnoi i Tekhnicheskoi Informatsii, na União Soviética, em 1948.
-
Apesar de existirem contribuições anteriores para a Ciência da Informação, a mesma surge, efetivamente, nos anos 1960, em decorrência dos estudos a respeito da recuperação da informação.
-
Há indicações de que o primeiro conceito de CI surgiu a partir de Taylor, em reuniões do mesmo com docentes e bibliotecários nos EUA em 1961 e 1962. Essa mesma ideia foi reformulada e aprimorada mais tarde por Borko.
-
De 1962 até 1969: surgimento da Ciência da Informação, com as primeiras discussões a respeito da origem, denominação, conceitos e definições.
-
“Ciência da Informação é aquela disciplina que investiga as propriedades e o
comportamento informacional, as forças que governam os fluxos de informação, e os significados do processamento da informação, para uma acessibilidade e usabilidade ótima. Ela está preocupada com o corpo de conhecimentos relacionados à origem, coleção, organização, armazenamento, recuperação, interpretação, transmissão, transformação, e utilização da informação." -
De 1970 a 1989: busca de princípios, metodologia e teorias próprias, com delimitação do terreno epistemológico, sob transformações das novas tecnologias;
-
No Brasil, a Ciência da Informação foi introduzida na década de setenta com o curso de Mestrado em Ciência da Informação, pelo Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD), hoje Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e com a criação do periódico Ciência da Informação, em 1972.
-
“A ciência que investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças que governam o fluxo da informação e os meios de processamento da informação para acessibilidade e usabilidade ótimas. Os processos incluem a geração, disseminação, coleta, organização, armazenamento, recuperação, interpretação e uso da informação."
-
De 1990 em diante: consolidação da denominação e de princípios, métodos e teorias; discussão da natureza e relações interdisciplinares.
-
“[...] É um campo dedicado às questões científicas e à prática profissional voltadas para os problemas da efetiva comunicação do conhecimento e de seus registros entre os seres humanos, no contexto social, institucional ou individual do uso e das necessidades de informação. No tratamento destas questões são consideradas de particular interesse as vantagens das modernas tecnologias informacionais.”
-
“Se ocupa com a geração, coleta, organização, interpretação, armazenamento, recuperação, disseminação, transformação e uso da informação, com ênfase particular, na aplicação de tecnologias modernas nestas áreas. Como uma disciplina, procura criar e estruturar um corpo de conhecimentos científico, tecnológico e de sistemas, relacionado à transferência de informação.”