Evolução dos Números Decimal: personagens dessa história

By Ariely
  • 1090

    Jonh Sevile

    John de Seville (1090 – 1150) foi um matemático espanhol nascido cerca do ano de 1090 e morreu em 1150. No trato das frações decimais, segundo Cajori (2007 apud Jucá, 2008, p. 34) ele acrescentava 2n zeros ao número, em seguida, encontrava a raiz quadrada, e considerava este resultado como o numerador de uma fração cujo denominador é 1 seguido de n zeros.
  • 1540

    François Viète

    François Viète
    François Viète (1540 - 1603) nascido em Fontenay, em 1540, foi o responsável pela introdução da primeira notação algébrica sistematizada, foi ele também quem adotou as vogais para as incógnitas, consoantes para os números conhecidos. Nas suas computações, Vieté seguiu sua regra e usou as frações decimais.
    Ocasionalmente, ele usava uma barra vertical para separar as partes inteira e fracionária.
  • 1548

    Simon Stevin

    Simon Stevin
    Simon Stevin (1548 – 1620) deve a sua popularização ao uso do sistema decimal de frações, o que veio a viabilizar o uso divisionário das moedas, pesos e medidas em geral. Segundo Jucá (2008) foi o primeiro a explicar o sistema com frações decimais de forma mais completa, pois ele queria ensinar como efetuar as computações com mais facilidade por meio de inteiros sem frações.
  • Livro: La Theinde (o décimo)

    Em 1585 Stevin publica o livro La Theinde (o décimo). No qual, segundo Cajori (2007, apud Jucá, 2008, p. 35) descreveu de forma expressiva as vantagens das frações decimais assim como também da divisão decimal nos sistemas de peso e medida.
  • Livro: La Theinde (o décimo)

    Livro: La Theinde (o décimo)
    Nesse livro, segundo Jucá (2008), eram explicadas as frações decimais, a notação para representações decimais, regras para as operações aritméticas e suas justificativas.
    Na imagem, a unidade é seguida do símbolo (0), o décimo é seguido do (1), o centésimo do (2) e assim por diante.
  • Como se lia o número

    Como se lia o número
    Stevin não se utilizava das nomenclaturas décimos, centésimos, dentre outros, ele usava a notação primo, segundo e assim por diante. Como exemplo o número 8,937 lia-se 8 comunzos, 9 primeira 3 segunda 7 terceira.
  • Joost Bürgi

    Joost Bürgi
    Joost Bürgi (1552 - 1632) foi um suíço relojoeiro, fabricante de instrumentos de astronomia e um matemático.
    Após dez anos do trabalho La Theinde de Simon Stevin, o suíço Jobst Bürgi simplificou a notação eliminando a menção da ordem das frações decimais consecutivas, colocando no alto das unidades simples o signo "0".
  • John Napier

    John Napier
    John Napier (1550 - 1617) foi teólogo e matemático escocês. Seus principais interesses estavam concentrados nos assuntos relacionados à computação e à trigonometria, especialmente em estudos relacionados à simplificação de cálculos. Em sua obra "Descriptio" as frações aparecem como hoje, com um ponto separando a parte inteira da fracionária e em "O
    Rhadologia" , descreve os cálculos com o uso de barras e propõe, então, o uso de um ponto ou de uma vírgula como separatriz decimal.
  • Vírgula ou ponto?

    A partir da obra Napier "Construction" de 1619 que o ponto decimal se tornou padrão na Inglaterra, mas muitos países europeus usam a vírgula decimal. Ainda hoje, apesar do abrangente uso da notação decimal, como afirma Jucá (2008) não há uma forma universalmente aceita para a separatriz decimal.