Hqdefault

Potências com expoentes Negativos e Fracionários

  • Period: 1000 BCE to 471 BCE

    História da Potência

    A utilização de potências começou em algumas tabelas babilônicas, com cálculos de acordo com seu sistema de numeração sexagesimal. Também foram encontrados cálculos com potências em papiros egípcios, entre eles, demonstrando cálculos do volume de uma pirâmide, usando um par de pernas como símbolo para o quadrado de um número.
  • Period: 470 BCE to 410 BCE

    Uso da palavra Potência

    A palavra “potência” foi utilizada pela primeira vez por Hipócrates de Quios, em um célebre livro em que reuniu, de modo lógico e organizado, a Geometria da época. Hipócrates designou o quadrado de um segmento pela palavra “dynamis”, que significa precisamente, potência.
  • 287 BCE

    Arquimedes de Siracusa

    Arquimedes de Siracusa
    Mas foi com Arquimedes de Siracusa, o maior matemático da Antiguidade e um dos maiores de todos os tempos, que as potenciações tiveram seus cálculos mais significativos. Em seu trabalho, O Contador de Grãos de Areia, Arquimedes criou um sistema de numeração especialmente destinado a exprimir números muito grandes, como o dos grãos de areia necessários a preencher uma esfera de raio igual à distância entre a Terra e o Sol.
  • Period: 1360 to 1483

    Expoente Racional e Irracional

    O bispo francês Nicole Oresme deixou manuscritos com notações utilizando potências com expoentes racionais e irracionais e regras sistematizadas para operar com potências.
  • Period: 1484 to

    Expoente Zero

    Ainda na França, em 1484, o médico Nicolas Chuquet utilizou potências com expoente zero.
  • Period: 1490 to

    Expoente Fracionários

    O numerador da potência corresponde ao expoente do número que está na base. O denominador da potência corresponde ao grau da raiz.