-
[Os primeiros vestígios do ensino a distância, segundo a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), são datados no ano de 1904, quando o Jornal do Brasil ofereceu em seus classificados um curso de datilografia por correspondência.] (https://uniandrade.br/blog/como-comecou-a-educacao-a-distancia-no-brasil/)
-
Criação do Programa Nacional de Teleducação (Prontel), que fortaleceu o Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa (Sinred). https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-70066-26-janeiro-1972-418579-publicacaooriginal-1-pe.html
-
Telecurso 1o grau Método de ensino supletivo que abrangia da 5ª à 8ª série do ensino fundamental. Criado em 1981 pela Fundação Roberto Marinho.
O Telecurso 1o grau foi produzido em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade de Brasília (UnB). Sua denominação passou a ser Telecurso 2000 e, desde 1998, conta com a parceria do MEC para o projeto Telessalas 2000, desenvolvido com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). https://www.educabrasil.com.br/telecurso-1o-grau/ -
Projeto de ensino a distância criado em 1984 com a parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Fundação Padre Anchieta para produção e distribuição de cursos de atualização de professores de 1o e 2o graus através de programas na TV Cultura. O Projeto Ipê capacitou mais de 400 mil alfabetizadores do Estado de São Paulo, de 1984 a 1992, e foi um dos precursores do TV Escola. https://www.educabrasil.com.br/projeto-ipe/?msclkid=107ec2d6cf1711ec90a93c4d77314acd
-
Começa o Verso e Reverso – Educando o Educador, curso por correspondência para a capacitação de professores de educação básica de jovens e adultos da Fundação Nacional para Educação de Jovens e Adultos (Educar), com apoio de programas televisivos veiculados pela extinta Rede Manchete. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16510-produto-01-estudo-analitico&Itemid=30192
-
0 Núcleo de Educação a Distância do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), a Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) e a Secretaria de Estado de Educação – com apoio da Tele-Universite du Quebec (Canadá) – criam o projeto de Licenciatura Plena em Educação Básica: 1º a 4º séries do 1º Grau, utilizando EAD.
O curso começa em 1995. https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96 -
ABED foi criada em 1995 por um grupo de educadores que tinham interesse em tecnologias de aprendizagem e em Educação a Distância e é considerada uma sociedade científica sem fins lucrativos e tem como missão: "Contribuir para o desenvolvimento do conceito, métodos e técnicas que promovam a educação aberta flexível e a distância" http://www.abed.org.br/site/pt/
-
Aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Regulamentada a EAD no Brasil.
http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/TREAD.pdf -
A Universidade Aberta do Brasil é lançada em pelo Governo Federal.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm -
Lançamento do sistema rede e-Tec Brasil pelo MEC. http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/e-tec#:~:text=Lan%C3%A7ado%20em%202007%2C%20o%20sistema,estados%2C%20Distrito%20Federal%20e%20munic%C3%ADpios.
-
A UAB (Universidade Aberta do Brasil) passa a oferecer os primeiros programas de pós-graduação stricto sensu a distância.
https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/plano-nacional-de-pos-graduacao -
O programa Tempo de Aprender (Portaria Nº 280) visa o aperfeiçoamento, o apoio e a valorização a professores e gestores escolares do último ano da pré-escola e do 1º e 2º ano do ensino fundamental.
A formação continuada on-line de professores alfabetizadores será realizada por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação - Avamec. PORTARIA Nº 280, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2020 - PORTARIA Nº 280, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2020 - DOU - Imprensa Nacional (in.gov.br)