Tinta nankin chinesa 100ml

Nanquim

  • Sep 25, 1368

    Origem do Nanquim

    Origem do Nanquim
    A tinta NANQUIM é um material muito usado para a escrita, o desenho e a pintura. Documentos antigos, de cerca de 2 mil a. C., comprovam que os chineses já conheciam e utilizavam nanquim em seus manuscritos. É originária da região da cidade Nanjing capital da província de Jiangsu. O nome significa Capital do Sul (Nan=Sul, Jing=Capital). Essa cidade já foi a capital da China: do século III ao VI, de 1368 a 1421 e de 1928 a 1937. Fonte:http://nanquim.com.br/sobre-a-tinta-nanquim/
  • Nov 4, 1368

    Sobre a tinta

    Sobre a tinta
    Por muitos anos a tinta nanquim foi obtida a partir da tinta preta liberada pelos moluscos marinhos da família dos octópodes (polvo e lula). Hoje as tintas são fabricadas a partir de uma mistura entre cânfora, gelatina e um pó escuro conhecido como pó de sapato (fuligem ou negro de fumo) muito usado na pigmentação de graxa para sapatos, pneus, artefatos leves de borracha, tintas para impressão, entre outros. É uma das variedades mais puras de carvão.
  • Alta toxicidade

    Alta toxicidade
    Várias tintas usadas antigamente possuíam em sua composição pigmentos a base de metais pesados. Por causa de sua alta toxicidade, vários artistas sofreram intoxicações fatais pelo uso prolongado. Essa realidade começou a ser mudada em 1856, quando William Henry Perkin iniciou estudos que desenvolveram produtos sintéticos de corantes para as tintas.
  • Negro de Fumo

    Negro de Fumo
    A partir da descoberta de Perkin, novos produtos foram criados. A cor preta, que até então era obtida do carvão, passou a ser produzida sinteticamente a partir de 1870 através da combustão parcial de compostos orgânicos como o acetileno e o metano. Assim surgiu o Negro de Fumo, que é constituído por nanoesferas de estruturas coloidais de carbono e usados em vários segmentos da indústria, desde a imobiliária até a têxtil.
  • Tipos de Nanquim - Líquido

    Tipos de Nanquim - Líquido
    Nanquim líquido – usado principalmente com pincéis, bico de pena ou canetas recarregáveis. São encontrado em pote de diversos tamanhos.
  • Tipos de Nanquim - Sólido

    Tipos de Nanquim - Sólido
    Usadas inicialmente com pincéis de madeira ou bambu, hoje são encontrada facilmente nas lojas especializadas sobre várias formas:
    • Nanquim sólido – usado em desenhos artísticos.
  • Tipos de Canetas - Bicos de Pena

    Tipos de Canetas - Bicos de Pena
    Bico de pena – com base em madeira, sua ponta são feita de metal de diferentes tamanhos e formatos. Quando se faz a emersão do bico em um pote, uma pequena quantidade de tinta fica armazenada. Ao se aplicar pressão sobre uma superfície, a tinta escorre para a ponta. A força aplicada nessa pressão é que determina a largura da espessura da linha.
  • Tipos de Canetas - Técnica

    Tipos de Canetas - Técnica
    Caneta Técnica – Vem com um compartimento de tinta, que pode ser facilmente recarregável. Muito usada para desenhos de engenharia e arquitetura. A largura de seu traço varia de acordo com a sua numeração. Perdeu sua força com o uso de programas de desenho técnico para computador, como o Autocad. A desvantagem está no fato da rápida secagem do nanquim, que obriga constante desmontagem da caneta para se lavar e evitar o entupimento.
  • Tipos de Caneta - Descartável

    Tipos de Caneta - Descartável
    Caneta Descartável – Vem com um filtro e não pode ser recarregada. É vendida com numeração variada, sendo a 0,1 a mais fina, e a medida que a numeração cresce, aumenta a espessura do traço, chegando até a 0,8. De fácil acesso, é encontrada em lojas especializadas em materiais artísticos e em algumas papelarias. Prática no manuseio, não há o perigo de pingar tinta no trabalho. Ideal para quem deseja dar um traço uniforme ao desenho. Para quem deseja variações de espessuras de traço, é necessá
  • Tipos de Caneta - Bambu e Pincéis

    Tipos de Caneta - Bambu e Pincéis
    Outros matérias são usados para se desenhar com a tinta nanquim, como pincéis e bambus. A imaginação e experimentação valem para se descobrir texturas e novos efeitos como, por exemplo, o uso de pano ou uma escova de dente.