Post partum 435 1

Maternidade - O lado sombrio

  • A romantização da maternidade

    A romantização da maternidade
    Muitas dificuldades encontradas na maternidade tem origem numa representação consagrada de perfeição, uma idealização que leva muitas mulheres ao sofrimento e à frustração por não possuírem os requisitos esperados pela sociedade. Culturalmente, a maternidade é vista de forma idealizadora, mas muitas vezes quando ela de fato é vivenciada, a maioria das mulheres provam sentimentos contraditórios e angústias que não encontram correspondência nas idealizações culturais.
  • Uma nova identidade

    Uma nova identidade
    A experiência da maternidade não é só encanto e serenidade, é a árdua construção de uma identidade nova na vida da mulher, na configuração da família, e no processo de se tornar íntimo de um estranho. A maternidade real é diferente da que é idealizada pela mídia, o que causa estranhamento daquela mulher que sempre teve a imagem do encantamento de ser mãe.
  • Principais mudanças

    Principais mudanças
    A nova rotina, o cansaço noturno e diário, ansiedade, preocupações, além das privações de sua nova vida, o lidar com um ser que lhe é estranho a principio, a pressão psicológica que a sociedade impõe, rodeada de opiniões sobre como ser ou não ser a mãe ideal podem levar a desconstrução daquilo que vinha sido implantado desde os tempos mais remotos. As mudanças no inicio da maternidade despertam um lado não observado pelas mulheres, o lado sombrio a maternidade.
  • A sociedade que martiriza

    A sociedade que martiriza
    Além da romantização que a mídia anuncia sobre como é maravilhoso ser mãe, a sociedade faz parte de um processo no minimo angustiante nos primeiros meses da vida de um recém nascido. Quando a mãe ainda está se adaptando a sua nova, família e amigos surgem como os verdadeiros professores, com questionamentos se tudo o que aquela mãe está fazendo é o correto, e impondo formas de como cuidar de seu filho, fazendo com que ela fique confusa se a forma que está fazendo é certo.
  • Uma esperança

    Uma esperança
    Ser mãe tem suas dificuldades, suas tristezas e preocupações, porém esses momentos tornam as mulheres mais fortes pra enfrentar as barreiras da vida. Na pagina "Hi mommy- O outro lado da maternidade", a autora Renata Carolline deixa uma frase de consolo para suas leitores sobre como é ser mãe "Essa fase vai passar, e nós vamos amar nossos filhos com um amor que torna algumas privações mais suportáveis, algumas dores menos velozes e algumas lagrimas menos solitárias"...."
  • Créditos

    Imagens retiradas da pagina "Maternidade real"; Soul mãe; Hi mommy e arquivo pessoal.