-
É decretado o primeiro código florestal no Brasil, que embora tenha um caráter principalmente econômico, também tem um viés de preservação ambiental, ao idealizar as florestas protetoras, a fim de garantir a saúde de rios e lagos.
-
É fundada na cidade francesa de Fontainebleau, a UICN, União Internacional de conservação da natureza, primeira organização global com intuito ambiental, que representa uma união massiva de agentes governamentais e a sociedade civil.
-
Ocorre na capital inglesa um nevoeiro de grandes proporções, que espalhou quantidades nocivas de gases tóxicos no ar de Londres, e que de acordo com o jornal BBC, ocasionou a morte de mais de 12 mil pessoas, e pelas proporções do ocorrido, tornou o problema da poluição do ar mais evidente para a população e as autoridades, inclusive internacionais.
-
Publicado o livro Primavera Silenciosa de Rachel Carson, que apresenta críticas e efeitos adversos do uso dos agrotóxicos nas lavouras, elementos estes que foram projetados a princípio para serem armas químicas utilizadas na segunda guerra mundial.
-
Um marco importante para o país ocorre, é aprovada no congresso o novo código florestal. A lei n°4.771 de 65, que definiu as florestas do território nacional como bens de interesse comum a todos, além de definir áreas de preservação permanente, com destaque para a definição da a Amazônia legal.
-
Um período de alto grau de importância, por marcar o começo da diplomacia moderna para as questões ambientalistas, tema este , que foi a principal pauta da convenção de Estocolmo. Impulsionado em parte pela publicação do estudo "Limites do Crescimento", artigo na qual se simulou o esgotamento dos recursos do planeta, nas relações com a natureza.
A conferência ajudou a consolidar na agenda política internacional, a importância das discussões sobre o meio ambiente. -
Institui-se a política nacional do Meio Ambiente, através da lei N°6.938/81, que tinha por finalidade a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, a criação de áreas de proteção ambiental, avaliação de impactos ambientais, o licenciamento e a revisão de atividades poluidoras e o incentivo ao desenvolvimento e penalidade pelo não cumprimento das atividades.
-
A Comissão Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD) também conhecida como "Comissão de Brundtland" publicou o documento intitulado como "nosso futuro comum" , na qual foi definido o conceito de desenvolvimento sustentável.
-
Alteração na constituição de 1988, na qual é estabelecido de uma forma mais bem pautada as questões de conservação do meio ambiente, assim como relaciona o meio ambiente como direito fundamental; conservação da biodiversidade, a necessidade de estudos prévios de impacto ambiental antes da realização de atividades potencialmente degradantes ao meio, e a educação ambiental.
-
Neste ano ocorre no Rio de Janeiro, a "Cúpula da terra", tomando como foco as recomendações expressas no relatório "Brundtland". O resultado da conferência foi a "Agenda 21", que serviu de instrumento de planejamento para o desenvolvimento sustentável na sociedade, a qual se considera a localização geográfica e também concilia os métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
-
É organizada a "Cúpula da terra +5" para avaliar a implementação da agenda 21 e fazer recomendações para sua realização, Além de pautar uma maior distribuição de energia, poluição, uso e também ressaltar a importância da erradicação da pobreza como pré-requisito para o desenvolvimento sustentável. Um resultado do evento foi sua contribuição, para a aprovação do protocolo Kyoto em dezembro do mesmo ano
-
É realizada em Joanesburgo na África do Sul, a cúpula mundial sobre desenvolvimento sustentável, que foi uma forma da ONU de concretizar as metas e compromissos da agenda 21 pautados na rio 21.
-
Ocorre uma onde de calor no continente europeu, na qual de acordo com o jornal BBC, deixou aproximadamente 15 mil mortos, pelo continente, situação esta, onde foram enfrentadas temperaturas superiores a 40 graus celsius. Em 2004, foi publicado um artigo¹ científico explicitando a contribuição humana para o acontecimento. ¹(https://www.nature.com/articles/nature03089)
-
É sediada em Curitiba, a Conferência das partes "COP-8", que contou com a participação de mais de 200 nações, onde foram tratados assuntos focados na preservação da diversidade biológica,
• Diversidade biológica das ilhas (oceânicas);
• Diversidade biológica de terras áridas e sub-úmidas;
• Iniciativa Mundial sobre Taxonomia:
• Exame do programa de trabalho;
• Exame do guia da Iniciativa Mundial sobre Taxonomia;
• Acesso e repartição dos benefícios
• Educação e conscientização pública -
Foi realizada em Bali na Indonésia, a conferência do clima, no evento, foram pautados os temas de impactos vulnerabilidades e adaptações nos países em desenvolvimento. A conferência foi enfatizado para países em desenvolvimentos, pois na ocorrência de desastres provocados pelas mudanças climáticas, são os países menos desenvolvidos que estão sujeitos a maiores danos, devido a menor quantidade de recursos disponíveis, e consequentemente mais vulneráveis.
-
É sediada na Dinamarca, a conferência sobre mudanças climáticas, na qual a importância, estava em estabelecer metas de redução de gases de efeito estufa e aumento das temperaturas. O trunfo da convenção foi a assinatura do acordo firmado que ficou conhecido como "Acordo de Copenhague", apenas alguns países ficaram de fora das negociações.
-
É realizada novamente no Rio de Janeiro, 20 anos após a "Cúpula da terra" de 92, a Rio+20. O evento teve dois temas principais; o primeiro a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e o segundo foi a erradicação da pobreza. O resultado da conferência foi a elaboração do documento intitulado, "Future We Want", que contem formas práticas e claras para atingir os objetivos propostos.
-
Mais de 190 nações se reuniram em Paris, para a discussão focada em chegar em um acordo com os países do mundo para um esforço conjunto na redução de gases que provocam o efeito estufa para os próximos anos, pois os acordos firmados anteriormente possuem validade até 2020, desta forma o encontro foi uma forma de continuar as discussões e firmar novos acordos.
-
A agenda 2030, é um conjunto de ações, que tem como meta fortalecer a paz mundial e erradicar a pobreza, que é um grande desafio e um requerimento para se alcançar o desenvolvimento sustentável. Em suma estes são objetivos gerais que tem como propósito fundamental tornar o mundo um lugar melhor, que para ser melhor precisa considerar a saúde de todos os seres humanos e o ambiente a nossa volta.