Revolução francesa

Linha do tempo Revolucionária

  • Convocação dos Estados Gerais

    Convocação dos Estados Gerais
    Já em clima de instabilidade por causa das condições econômicas (causadas principalmente pelo auxílio que a França deu à Guerra de Independência dos Estados Unidos), o Rei Luís XVI convoca a Assembleia dos Estados Gerais que, nada mais era que uma reunião entre os 3 estados (clero, nobres e povo) para aconselhar o rei. A última vez que um rei tinha convocado os Estados Gerais foi no ano de 1614. Dá pra perceber que Luís XVI estava com medão e não tinha ideia do que fazer pra acalmar a França.
  • Assembleia Nacional Constituinte

    Assembleia Nacional Constituinte
    O terceiro estado (povo) revoltoso se proclama Assembleia Nacional que, dias depois, vai se chamar Assembleia Nacional Constituinte. Aqui ocorrerão todas as decisões políticas da revolução, inclusive a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (mas esquecem das mulheres...). A Assembleia Nacional Constituinte teve duração até 1791, quando é iniciada outra fase da Revolução.
  • Queda da Bastilha

    Queda da Bastilha
    A queda da Bastilha, que era uma prisão estatal símbolo da autoridade da monarquia absolutista francesa, foi um marco no início da revolução.
    Os revolucionários da época a destruíram para pegar os armamentos que lá haviam. Nada melhor que derrubar um símbolo forte para marcar uma revolução, não é mesmo?