-
A proposta do programa é buscar mesclar entretenimento e jornalismo. Gravado nos estúdios da Globo de São Paulo, tem direção de Serginho Groisman e Maurício Arruda e é exibido aos sábados, às 23h15.
-
Foi exibido pela primeira vez pela Rede Globo de Televisão em outubro de 2000, proporcionando múltiplos quadros, de longa duração ou não. O Festival Qualquer Nota foi exibido no primeiro programa que foi ao ar.
-
Surgiram novos quadros, como A Música Que Toca Seu Coração, que artistas interpretavam suas músicas preferidas, dentre outros. O Púpito tornou-se marca registrada do programa, onde participantes podiam protestarem sobre o que queriam.
-
Em uma das primeiras edições do Big Brother Brasil (atração da também emissora), o apresentador Serginho Groisman entrou ao vivo no telão da casa, onde interagia com os participantes do reality show, que puderam assistir ao show da cantora brasileira Sandra de Sá. No mesmo ano, dois meses depois, o apresentador entrou na casa e comandou o programa Altas Horas, que foi transmitido pela primeira vez ao vivo na televisão.
-
Desde então, o programa de auditório, cujos participantes são adolescentes, que integram através de caravanas de suas escolas e universidades (além das atrações), busca quadros novos e uma interatividade com artistas, música, e a cultura. Nesse ano, a programação contou com uma homenagem ao carnaval do ano, onde diversos artistas musicais participaram com marchinhas de carnaval e animaram o programa.
-
Serginho, junto com Camila Morgado, realizaram também a primeira série de entrevistas do projeto, conversaram com alguns artistas, com o direcionamento da pergunta principal: “Qual o significado do teatro para você?”
-
Em 2004, com o nome de “Serginho no Japão”, o apresentador lançou pela primeira vez uma série na atração, quase como um diário de viagem, com a dupla Sandy & Júnior no Japão, onde mostrava o dia-a-dia dos cantores, e também a cultura local. Dois anos depois, em 2006, Serginho viajou para Nova York e participou das comemorações do Brazilian Day. As matérias produzidas foram transmitidas em série também pelo programa.
-
O programa conta com a sexóloga Laura Müller, que tira dúvidas sobre sexo dos convidados e da platéia de forma bem humorada.
-
Estréia do quadro Contra Ou A Favor, em que mostrava duas personalidades com opiniões diferentes do mesmo tema. Serginho Groisman também promoveu a troca de vocalistas entre as bandas, Gabriel O Pensador e Charlie Brown Jr foram os primeiros a participar.
-
Com o sucesso do programa, e devido também a interação com o público, artistas falavam quando o programa ia e voltava do intervalo o slogan, sugerido desde o começo pelo diretor central de comunicação da Rede Globo, Luís Erlanger: “Altas Horas – Vida Inteligente Na Madrugada”. Percebendo o sucesso, e em busca de maior resolveram abrir espaço para o público também entrar falando a vinheta.
-
Devido ao depoimento de Felipe, garoto que participava da plateia e resolveu falar abertamente sobre o tema. A situação do adolescente chocou a plateia que estava presente no auditório, os telespectadores e o apresentador. Que, devido a isso, resolveu aderir uma campanha contra o bullying e ciberbullying. Um vídeo foi gravado e exibido ao decorrer dos programas da Globo.
-
Com o sucesso em anos consecutivos, a atração passou a ser exibida em HD. O programa também teve uma alteração no horário de sua exibição.
-
Entre 2014 e 2015, vários quadros foram estreados, como Repórter Altas Horas; Busão Altas Horas; Prazer te Conhecer, e Não é Foto, É Vídeo.
-
O programa é indicado a prêmios de Melhor Programa de Auditório, Programa de Auditório e Programa de Entrevistas. A banda própria da programação, que já estava atuando há mais de 10 anos, foi demitida. O propósito é de uma nova interação e conceito artístico para esse ano. Fontes de Pesquisa: http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/auditorio-e-variedades/altas-horas
http://gshow.globo.com/programas/altas-horas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Altas_Horas -
Ao longo da trajetória da atração, foram realizadas diversas edições especiais do programa, abordando temas abrangentes, como homenagem aos 40 anos das novelas; Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro; Edições Especiais de Aniversário; Especial de Ano Novo; homenagens a artistas; e um dos programas que marcaram foi uma homenagem aos anos 1990. O apresentador homenageou a cultura da época; e o Dia Internacional da Síndrome de Down.