-
As plantas evoluíram e surgiram espécies altas que constituíram as primeiras florestas. Essa espécie é denominada de Gimnosperma: plantas também vasculares e com sementes "nuas", já que essas sementes não se encontram dentro dos frutos. Além disso possuem flores e frutos. O surgimento das sementes foi essencial para a evolução das plantas vasculares, que tem como objetivo proteger o embrião e garantir a dispersão da planta.
-
As alterações atmosféricas em decorrência da liberação de oxigênio pelos organismos autotróficos, causam a evolução das plantas gerando as briófitas.
-
Então, as Briófitas surgem e começam a se colonizar. Uma das principais características que ajudam na sua colonização no ambiente terrestre foram formação de organismos pluricelulares foi a formação de tecido epidérmico e de estruturas que garantiram proteção contra a perda de água e condições atmosféricas adversas. Briófitas são plantas avasculares porque não possuem os vasos condutores de seiva, pequenas e se encontram em lugares úmidos, gametófito dominante e embrião pluricelular.
-
A partir dos primeiros grupos vegetais que colonizaram o ambiente terrestre, surge as plantas Vasculares que diferente das outras plantas possuem vasos condutores (xilema e floema), mas não possuem sementes como as briófitas.Além disso possuem o esporófito dominante.
-
Algas Verdes começam a se "colonizar" no ambiente terrestre.
Essas algas possuem: Clorofila a e b armazenada em plastos
Parede celular constituído por celulose
Hemicelulose e substâncias pécticas.