-
Foram os primeiros filósofos gregos (séc. VI – V a.C) que antecederam Sócrates e se dedicaram a investigar a natureza e o universo, buscando explicações racionais para sua origem e funcionamento, em contraste com as explicações mitológicas. Eles são conhecidos como filósofos da natureza ou físicos por se concentrarem no estudo do cosmos e de seus fenômenos.
-
Um período que a filosofia se desenvolveu na Grécia Antiga nos séculos. V – IV a.C, essa época caracterizado pelo florescimento da cultura, filosofia e democracia em Atenas, além do desenvolvimento das artes e da literatura.
-
O periodo aconteceu entre os séculos. IV a.C. – II d.C, esse período a filosofia se voltou para a ética prática e a felicidade individual, com escolas como estoicismo, epicurismo e ceticismo, em um contexto de transformações políticas após Alexandre, o Grande
-
Esse período ocorreu entre os séc II e VI d.c, essa época foi marcada pela tentativa de unir a religião com a filosofia especialmente o platonismo e neoplatonismo e ela surgiu com uma forma de defender e sistematizar o cristianismo buscando fundamentos racionais para a fé.
-
esse período ocorreu nos séc IX - XVI, a filosofia medieval escolástica foi um movimento intelectual que predominou na Europa, essa filosofia buscou harmonizar a fé religiosa com o pensamento racional, utilizando a razão para fundamentar e explicar as verdades da fé.
-
O período ocorreu entre os séc XV - XVI são movimentos que marcaram a transição da idade média para a idade moderna na Europa. Essa filosofia valorizava o ser humano e suas capacidades, enquanto o Renascimento foi um movimento cultural mais amplo, que englobou artes, ciências e filosofia, inspirando-se na Antiguidade Clássica.
-
Foi um período que ocorreu no início da Idade Moderna no séc XVI, essa época foi uma corrente de pensamento que defendeu a razão como a principal fonte de conhecimento.
-
esse período ocorreu ao mesmo tempo da Filosofia Moderna Racionalismo entre os séc XVII - XVIII, defende que a fonte principal do conhecimento humano é a experiência sensorial. Em outras palavras, o conhecimento não é inato, mas sim adquirido através das nossas interações com o mundo externo, utilizando os sentidos.
-
Esse período ocorreu entre os séc XVII - XVIII, essa filosófica e política que busca explicar a origem da sociedade e do Estado a partir de um pacto ou contrato social entre os indivíduos. Essa teoria postula que, em algum momento, os seres humanos teriam vivido em um estado de natureza, sem leis ou estruturas sociais, e teriam decidido, por meio de um acordo mútuo, abandonar esse estado para formar a sociedade civil.
-
movimento filosófico europeu dos séculos XVII e XVIII que valorizava a razão e o conhecimento como ferramentas para promover o progresso e a justiça social, opondo-se à Idade das Trevas da Idade Média e ao poder absoluto dos reis.